COMO USAR O INSTAGRAM PARA O SEU NEGÓCIO?

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Muitas pessoas se perguntam como usar o Instagram para o seu negócio, afinal se relacionar com o público para atrair, converter e vender não parecer ser algo muito fácil. Escrevemos este texto para esclarecer os dois lados da moeda e fazer você tirar o máximo de proveito desta incrível rede social.

O Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos todo mês, mais de 500 milhões das contas estão em atividade diariamente e o mesmo número usa o Instagram Stories todos os dias.

Com um público mais engajado e menos concorrência do que redes sociais como Twitter e Facebook, é uma oportunidade incrível para as empresas divulgarem seus produtos e serviços para seu público, sem precisar investir grandes valores em publicidade paga.

Não importa se você está chegando agora a essa rede ou se já a utiliza para divulgar sua empresa, neste post vamos mostrar como usar o Instagram para negócios de forma útil e eficaz. Conheça as etapas a seguir.

Crie um perfil comercial no Instagram

O primeiro passo para sua empresa usar o Instagram, obviamente, é criar uma conta comercial, onde será possível acompanhar em tempo real o desempenho de suas publicações, inclusive descobrindo como os seguidores estão interagindo com o seu conteúdo.

Após baixar o aplicativo, configure o perfil comercial adicionando informações relevantes. Você tem 150 caracteres para resumir tudo o que sua empresa representa e oferece, por isso use a criatividade e tenha objetividade.

A ferramenta também oferece perfis com publicidade paga, onde é possível acrescentar o telefone à sua biografia e obter dados que não estão disponíveis no perfil gratuito. Nossa dica: experimente a versão gratuita antes de optar pela versão paga!

Caso você já possua uma conta pessoal e queira convertê-la em comercial, vá em configurações e altere o perfil. Outra dica é vincular sua conta do Instagram ao perfil no Facebook, seguindo as instruções da plataforma.

Crie uma estratégia eficaz para o Instagram

Agora que sua empresa faz parte dos 25 milhões de organizações em todo o mundo que têm uma conta no Instagram, chegou o momento de criar uma estratégia vencedora para usar essa rede social.

Para isso, siga as etapas seguintes.

  1. Defina seu público-alvo

Antes de começar a produzir conteúdo, você precisa definir as pessoas com quem deseja se comunicar, e geralmente indicamos a leitura deste artigo.

Para começar, considere as informações da própria rede social: a maioria dos usuários tem até 35 anos, sendo praticamente iguais os números de homens e de mulheres.

Mas vá além. Faça um levantamento do perfil de seus clientes e veja quem são os seus seguidores em outras redes sociais. Descubra o que eles estão postando, quem eles seguem, o que compartilham, etc.

Em seguida, pesquise seus concorrentes e verifique de que modo seus prospects interagem com eles, quais conteúdos publicados despertaram maior interesse em seu público.

Conhecer seu público, humanizando-o, será essencial para produzir conteúdos relevantes e que despertem a atenção e conquistem seguidores.

  1. Tenha metas e objetivos claros

Saber como usar o Instagram passa necessariamente pela definição do que você espera do uso dessa rede social.

Você poder optar pelo uso da ferramenta para divulgar seus produtos ou serviços, para vender mais ou como forma de reforçar sua autoridade em determinado assunto. O importante é que toda sua estratégia esteja alinhada com os objetivos traçados.

  1. Escolha as métricas de desempenho certas

O número de curtidas ou de seguidores – as chamadas métricas de vaidade – são formas de saber como o público está vendo seu Instagram, mas não são as únicas. O ideal é criar métricas que acompanhem os quatro estágios do funil de vendas:

  • Atenção: medir taxa de crescimento de seguidores, reconhecimento da marca, etc.;
  • Conversão: verificar o número de curtidas (relacionadas ao engajamento) e compartilhamento das postagens (responsável por mostrar a taxa de ampliação);
  • Oportunidade: saber a taxa de cliques e de rejeição – se forem anúncios pagos, incluir o custo por clique;
  • Venda: métricas que se baseiam nas ações dos clientes, como deixar um depoimento, por exemplo.
  1. Elabore um planejamento de postagem

Nada pior do que entrar em uma conta e só encontrar publicações antigas. Eventos que já ocorreram, promoções que não valem mais ou felicitações pelo ano novo … ocorrido há 2 anos!

Por isso, faça um planejamento semanal e, quando pegar o jeito, pode começar a fazer um plano quinzenal, mensal. Coloque a data, o horário e o conteúdo que deverá ser postado e garanta que a publicação aconteça conforme o planejado.

Não existe uma definição de melhor horário para postagens, assim a saída é fazer testes e avaliar qual a hora ideal para obter maior engajamento com suas publicações.

A avaliação, aliás, vale não apenas para o horário, mas dia da semana e tipo de conteúdo publicado – voltaremos a falar sobre essa avaliação em tópico específico para medir resultados.

Tenha um perfil vencedor no Instagram

No início deste post mostramos como criar um perfil comercial. Agora chegou o momento de mostrar como usar o Instagram criando um perfil vencedor.

Vale a pena investir tempo e criatividade para informar aos visitantes o que sua empresa faz, transmitindo a personalidade da marca na biografia. Use o tom de voz que combina com o negócio (casual, atrevido, sério); utilize emoji; use quebras de linha para facilitar a leitura e adote hashtags que façam sentido para seu negócio.

Apesar de disponibilizar até 30 hashtags, fique entre três e cinco. Tenha uma principal (#nome da marca) e vá utilizando outras conforme for necessário – datas promocionais, eventos, etc.

E, atenção para o único link clicável, localizado logo abaixo do nome. Atualize-o com frequência e não use-o apenas como link para a home do seu site. Você pode alternar, levando o usuário para outras páginas importantes de seu negócio: eventos, promoções, etc.

Ao colocar o nome da empresa, inclua o nome total da marca e, também, variações (como uma abreviação). Optar pelo mesmo nome em todas as redes sociais, facilitará a localização de sua marca no Instagram.

Atente para a foto do perfil, normalmente a logomarca de sua empresa, usada em toda comunicação visual. Use imagem com pelo menos 320 pixels quadrados e certifique-se de que ela está totalmente visível e sem cortes.

O perfil comercial do Insta oferece recursos que as contas pessoais não têm. Aproveite-as:

  • Dados de contato: endereço de e-mail, número de telefone, endereço físico;
  • Categoria: logo abaixo do nome, indica o que sua empresa oferece;
  • Botões de ação: Vá em “editar perfil – opções de contato – adicionar botão de ação” e crie botões que permitem seus seguidores clicarem para fazer reservas, comprar, etc.

Compartilhe conteúdo de qualidade

O primeiro ponto sobre como usar o Instagram corretamente diz respeito a explorar muito bem as imagens (aliás, elas precisam ter sempre qualidade impecável), adicionando legendas curtas e hashtags. Vídeos também são permitidos, desde que tenham duração de até 1 minuto.

Não pense apenas comercialmente, mas ofereça conteúdos que inspirem e possam entreter.

Dependendo do tipo de negócio que você tem, leve seu público para os bastidores de sua empresa. As pessoas têm uma curiosidade natural sobre a forma como são elaborados os produtos e esse comportamento ganhou destaque nos últimos tempos, com a pandemia da Covid-19 e o medo de contaminação – um vídeo mostrando como sua organização adota todos os cuidados de higiene poderá fazer a diferença no momento do consumidor optar por seus serviços.

Que tal escolher uma instituição beneficente e fazer uma campanha para arrecadar doações para ela? Esse tipo de ação costuma gerar grande engajamento do público.

Use gifs, faça enquetes, divulgue o depoimento de um cliente (com a permissão dele, claro), poste um conteúdo misterioso – como a parte de um novo produto. Até mesmo a foto da nova decoração pode ser bem recebida por seu público.

Explore o Instagram Stories que, apesar de só aparecer por 24 horas, é perfeito para contar histórias de sua marca, mostrar as novidades, entre outras opções.

Teste e avalie o retorno e, em pouco tempo, você saberá quais os conteúdos mais indicados para sua marca.

Envolva e amplie seu público

Esta é uma etapa trabalhosa, mas não desanime. Há meios de ampliar o número de seguidores no Instagram.

Descubra comunidades onde seu público-alvo costuma estar presente e participe delas também, deixando comentários e contribuições. Use as hashtags corretas para seus consumidores chegarem até você, responda aos comentários de modo rápido e de forma personalizada – afinal, o Instagram é uma rede social e elas pressupõem interação.

Aproveite sua conta em outros canais sociais e divulgue o Instagram. Se houver possibilidade, trabalhe com influenciadores digitais e use anúncios no próprio Instagram para alavancar o alcance de suas publicações.

Aos poucos, com o conteúdo e estratégia certos, a tendência é que você amplie o número de seguidores.

Avalie, faça ajustes em sua estratégia de como usar o Instagram para o seu negócio

Não tem jeito: para saber se sua estratégia digital está correta e identificar como usar o Instagram para obter a eficiência desejada, é preciso medir os resultados.

Essa avaliação mostrará o que está dando resultados positivos, o que pode ser melhorado e o que, definitivamente, precisa ser excluído das ações voltadas a essa rede social.

Sem essa análise você corre riscos de cair na estagnação ou, pior, perder os seguidores conquistados.

Uma forma de avaliação possível são os testes A/B:

  • Escolha o item a ser testado (pode ser uma imagem, hashtags, legenda, etc);
  • Crie uma variação para o conteúdo em teste – uma imagem com imagem da natureza e outra de pessoas, por exemplo;
  • Após postagem, acompanhe e analise o resultado de cada uma delas;
  • Escolha a variação vencedora e compartilhe a experiência com toda equipe, criando um registro histórico;
  • Repita o processo periodicamente.

Contudo, nada é mais eficaz, prático e rápido do que utilizar uma ferramenta de gerenciamento específica para redes sociais. É o caso da mLabs, plataforma que conecta todas as redes sociais de uma empresa, simplificando a gestão e fornecendo dados completos sobre o desempenho de cada uma delas.

Ela também facilita a elaboração do planejamento de conteúdo, o agendamento das postagens e as respostas às mensagens recebidas via Instagram. Existem muitas outras vantagens oferecidas por esse recurso, por isso sugerimos a leitura de artigo sobre o mLabs.

Você já sabe como usar o Instagram para alavancar o resultado de seu negócio. Agora, aproveite para experimentar o mLabs durante 30 dias gratuitamente, através do cupom exclusivo da Carratu. É só acessar, preencher e testar!

Sobre o Autor

Ubirajara Carratu
Ubirajara Carratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google Ads. Tudo o que for desafiador, se torna mais apaixonante.

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