TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE GERAÇÃO DE OPORTUNIDADE

A geração de oportunidades é um ponto-chave para qualquer profissional de marketing.

Um dos fatores mais importantes é entender quais aspectos devem ser trabalhados para conseguir alcançar o sucesso do engajamento de clientes até a conversão.

Além disso, é fundamental saber quais técnicas e ferramentas aplicar para que a geração de leads em oportunidades alcance resultados mais expressivos.

Uma avaliação adequada dos desafios de geração de leads ajudará você a entender como aplicar mais competitividade, preencher o funil de vendas e adquirir clientes em potencial com mais eficiência. Com isso em mente, vamos dar uma olhada mais de perto em quais aspectos você deve trabalhar.

1. A importância da Persona na Geração de Oportunidades

As personas tornam possível que a equipe entenda a mentalidade e o comportamento de compra padrão dos clientes potenciais.

A partir daí, é possível criar estratégias personalizadas de acordo com cada perfil de cliente.

O método de criação de personas é uma ferramenta indispensável para configurar sua estratégia de geração de leads e, assim, oferecer conteúdo totalmente adaptado às suas metas e às suas necessidades.

Em outras palavras: a definição das personas é um passo essencial na atração de leads de qualidade!

2. Produção de conteúdo e atração de leads

O marketing de conteúdo atrai e fornece conhecimento ao público interessado sobre o seu negócio e sobre as soluções que ele tem a oferecer ao público.

Um conteúdo rico e adequado à persona correta é aliado do esforços de venda, não só porque cria engajamento, mas porque atrai leads relevantes com conhecimento prévio sobre seus produtos e serviços.

3. Utilização de landing pages, pop-ups e CTAs

Pop-ups

Existem várias técnicas e ferramentas que podem te ajudar a resolver seu problema de pouca geração de oportunidades. Uma dessas ferramentas são os pop-ups. Mas, atenção! É preciso saber como e quando utilizar os pop-ups para que eles te ajudem a atrais os visitantes de uma página. Isto porque os pop-ups podem incomodar e muito. Tenha em mente que os pop-ups devem ser relevantes e atrativos.

Os visitantes devem encontrar informações sobre o que exibir nos pop-ups e o que eles vêem no seu site. Além de converter distração em atração, certifique-se de que ele forneça ao usuário algo que ele não vai querer perder e sempre deixe a opção de sair dos pop-ups de forma clara.

Landing pages

Uma landing page é onde todos os seus esforços de conversão se concretizam. Este é o lugar onde os clientes clicam, as pessoas compram e você gera receita. Por isso, capriche!

Antes mesmo de começar a montar sua landing page, você precisa determinar o seu objetivo.

Depois de ter seu objetivo definido, pense em qual é a sua mensagem. Como sua oferta resolve o problema de alguém? Faça o planejamento, estruture e coloque em prática a produção de conteúdo.

Não se esqueça de colocar em prática sua pesquisa de palavras-chave. O que as pessoas digitam quando estão procurando soluções para o problema que seu produto pode resolver?

Depois de ter definido sua meta, mensagem e palavras-chave, você pode começar a colocar sua landing page para funcionar. Estruture bem também o conteúdo que você deseja mostrar para sua persona. Lembre-se: o conteúdo deve ser objetivo e atrativo e deve conter uma CTA (Call to Action) focada em conversão.

Aliás, a CTA é muito importante na definição da sua estratégia para a geração de oportunidades. Veja como maximizar sua estratégia de call to action:

Call to Action

Não há cor, tamanho, imagem ou texto corretos que melhorem as conversões. Isso é um mito! O que faz a diferença é um conjunto de estratégias que devem ser testadas e avaliadas com frequência juntamente com um conteúdo atrativo e focado na necessidade da sua persona.

E não há um truque que garanta que suas conversões e geração de oportunidades aumentem imediatamente.

Este é um processo que leva tempo. Quanto mais você testar, mais eficácia você vai encontrar.

4. Definindo as métricas de geração de leads

A métrica MQL para SQL é a porcentagem de leads qualificados de marketing que são convertidos em oportunidades qualificadas de vendas.

É uma das melhores maneiras de determinar a qualidade do lead e um excelente indicador de como sua equipe de marketing está trabalhando para manter a triagem dos leads.

Para trabalhar com essa taxa, é importante estar estruturar bem as taxas de MQL e SQL. Entenda a diferença:

Definindo um MQL – Marketing Qualified Lead

Os MQLs são leads que estão no estágio de consideração. Eles estão interessados ​​no que você tem a oferecer, mas eles precisam de mais tempo para decidir se vão fazer uma compra ou não. Eles provavelmente completaram pelo menos uma conversão.

Quando um lead está nesse estágio, você precisa definir o perfil de comprador e atribuir ao lead uma persona. Isso garantirá que você trabalhe apenas com leads correspondem ao seu público-alvo.

Ao definir a persona, isso te ajudará a decidir que tipo de conteúdo provavelmente será eficaz para nutrir o funil de vendas até a conversão. Em todos os casos, você deve evitar conteúdo que descreva seus produtos e seus benefícios. Não corra o risco de pressionar uma venda antes do tempo.

Definindo um SQL  – Sales Qualified Lead

Os leads qualificados de vendas (SQLs) estão se aproximando do estágio de decisão na jornada do comprador. Ao lidar com SQLs, você deve alinhar as vendas com o marketing.

Você deve ser capaz de apresentar todas as informações necessárias do seu lead para que ele tome uma decisão, incluindo opções de preços e personalização.

Conhecer o seu funil de vendas e realizar análises completas dos concorrentes é uma boa estratégia para começar a aproveitar ao máximo a inteligência de vendas do inbound marketing.

Como calcular a taxa de conversão MQL para SQL:

Número de leads qualificados de vendas DIVIDIDO por número de leads qualificados de marketing

     =

Taxa de conversão MQL para SQL 

Aplicando as estratégias para atrair geração de oportunidades

Para o maior sucesso, sua estratégia de geração de oportunidades deve ser completa. Seu perfil ideal de cliente, mensagens, conteúdo e esforços de comunicação não podem ser apenas um aspecto do seu trabalho; eles precisam ser infundidos em todas as facetas do seu negócio.

É fundamental trabalhar com estratégias que defina as personas, estabelecer uma produção de conteúdo atraente e regular, utilizar pop-ups, landing pages e CTAs e estabelecer parâmetros para a qualificação dos leads.

No entanto, isso ainda é apenas metade do processo: também é fundamental que você desenvolva comunicação e colaboração, como também estabeleça um alinhamento entre vendas e marketing. Só assim é possível aumentar as taxas de geração de oportunidades.

geração de oportunidade

 

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Por Marcelo Rocha

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