GERENCIAMENTO DE REDES SOCIAIS: SAIBA COMO FAZER

O gerenciamento de redes sociais é confundido por muitos como simplesmente estar presente nas redes sociais, postando algo todos os dias para ser visto e quem sabe ser lembrado.

Mas quando você começa a estudar as redes sociais, percebe que só estar presente não é uma razão clara para executar esta tarefa de publicação diária.

Então muitos profissionais de marketing digital e proprietários de empresas que me perguntam, como gerenciar uma rede social de forma eficiente e que traga resultados concretos.

Bem, esta e outras perguntas eu vou tentar esclarecer usando um pouco da nossa experiência aqui na Carratu Digital e me apoiando na ferramenta de uma grande parceiro nosso, a mLabs.

O que são as redes sociais?

Redes sociais são no mundo digital, sites e aplicativos que tem como objetivo conectar pessoas ou empresas e compartilhar informações entre elas.

Dentre elas, as mais conhecidas no Brasil são:

E tantas outras. Só para vocês terem uma ideia, atualmente mais de 3,5 bilhões de usuários estão conectados as redes sociais, o que significa 50% da população do mundo.

Por que é importante a sua empresa estar nas redes sociais?

Ter uma presença digital é algo muito importante e fazer o gerenciamento de redes sociais ajuda a sua marca se posicionar e utilizar os meios digitais para se mostrar relevante, confiável e incentivadora diante de visitantes que podem vir a serem consumidores.

Por onde devo começar?

Todos devem começar por um planejamento. Mas calma, quando essa palavra aparece, muito ficam aflitos, dizendo que não precisa, pois já sabem o que devem fazer.

Sim um planejamento é muito importante, até para quem tem muita experiência no seu segmento, afinal ao se planejar, inúmeras oportunidades aparecerão através dele.

Geralmente um planejamento contempla:

  • Público alvo ou Buyer Persona;
  • Criar um perfil com o mesmo nome em todas as redes sociais;
  • Definir quais redes sociais sua empresa irá atuar;
  • Jornada de compra do cliente (pauta de conteúdos topo, meio e fundo de funil)
  • Quais os formatos de conteúdos serão explorados (vídeos, fotos, carrossel…)
  • Palavras chaves ou Hashtags para cada rede social;
  • Quem são as 3 redes sociais de referência para o trabalho que será realizado;
  • Quem são as 3 redes sociais que representam concorrência para o seu negócio;
  • Jornada de compra do cliente (pauta de conteúdos topo, meio e fundo de funil);
  • Periodicidade das publicações;
  • KPI’s para entender se o planejamento está realizando a entrega esperada ou não.

E depois do planejamento o que devo fazer?

Bem, ai é escolher uma boa plataforma tecnológica para dar vazão e controle de tudo o que você irá aplicar na sua comunicação.

Atualmente no mercado mundial temos muitas empresas que se propõe a fazer este gerenciamento de redes sociais, mas como eu sempre falo aqui na Carratu Digital, pagar a conta em real é melhor do que em dólar, né?

No nosso dia-a-dia, aqui na agência nós utilizamos a mLabs, uma ferramenta 100% brasileira e que não fica nada a desejar para as demais.

O que é o mLabs?

O mLabs é uma plataforma que conecta todas as redes sociais da sua empresa em um único lugar, oferecendo assim uma gestão mais fácil e simplificada.

Além do gerenciamento de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube, Whatsapp e Pinterest, você agora também pode gerenciar o Google Meu Negócio (importantíssimo para a presença digital).

E ainda ter através de um clique os relatórios de todas estas redes integradas como Gogole Analytics, importante ferramenta de análise de trafego dos canais que uma empresa usa no meio digital.

E como se não bastasse, além de todos estes recursos, você ainda pode agendar postagens nas redes sociais e aprovar pautas diretamente pela plataforma do mLabs com a sua agência de marketing digital.

E tudo isso por um valor mensal de apenas R$ 9,90 por mês se você optar pelo plano anual que é R$118,80. Parece até mentira, mas não é!

Como começar o gerenciamento de redes sociais no mLabs

Antes de apresentar a mLabs, quero dizer que através da nossa parceria oferecemos um cupom de 30 dias de teste que estará no final deste texto.

É fundamental lembrar que para ter sucesso na gestão das redes sociais, o planejamento nesta etapa já deve ter sido criado e para ser colocado em prática.

Você verá que ao cadastrar as redes sociais aparecerá perguntas que a resposta estará no seu planejamento, por isso fique ligado neste detalhe.

Conecte as redes sociais

O primeiro passo aqui é conectar suas redes sociais que você irá trabalhar no planejamento. Para isso é necessário que você tenha todos os usuário e senhas em mãos, e que também esteja com o celular que poderá receber os códigos de acesso de cada rede no momento da conexão.

Faça a sua pauta mensal e controle no mLabs

Cada vez mais os profissionais se perguntam como podem fazer para aumentar o número de seguidores?

Aqui na Carratu Digital nós temos uma resposta padrão. Você precisa ter um conteúdo que faça sentido, ou ainda que possa ajudar as dores identificadas no planejamento para quem te visita.

É claro que muitos pensam em comprar seguidores, mas por favor não faça isso, pois a sua estratégia de engajamento será seriamente comprometida.

O recurso Workflow que você acha facilmente no menu da ferramenta, serve para organizar a sua pauta que provavelmente já foi discutida ou com o seu time ou ainda com a sua agência. No caso, se houver uma agência, o ideal é eles usarem este recurso, mas como estou escrevendo para empreendedores que estão buscando soluções InHouse, você mesmo pode fazer a pauta com o seu time aqui.

Agende uma postagem

Para mim o recurso mais utilizado no dia a dia aqui na agência na plataforma do mLabs é o agendamento de postagens.

Ele é muito simples mas muito importante para quem quer adiantar toda a sua pauta de conteúdo.

Por exemplo, executamos a pauta de nossos clientes com 30 dias de antecedência e podemos fazer intervenções pontuais, mas que não interferem no sentido do que será trabalhado naquele mês.

E quem irá criar meus posts?

Como este artigo é destinado a empresários que estão buscando fazer a sua rede social por conta própria ou ainda departamentos de marketing que buscam realizar este trabalho inHouse, aqui a mLabs tem um diferencial poderoso.

Existem duas ferramentas que podem ajudar você a criar suas postagens, o mLabs Studio e o Canva, que são os dois botões que ficam ao lado do campo da postagem, na opção de agendar um post.

Veja como é fácil utiliza-los com os vídeos que foram produzidos pela própria mLabs.

Video de como postar usando o mLabs Studio

Vídeo de como postar usando o Canva

Posso responder as mensagens pelo mLabs?

Este é outro ponto muito importante, pois a rede social é basicamente relacionamento né?

E quando falamos de relacionamento, muitas pessoas acabam se esquecendo que o tal do engajamento é curtir, compartilhar, comentar e mandar mensagem direta.

E o mais importante, é a rede social responder as demandas! Por isso se você quiser fazer o seu S.A.C. no mLabs é possível sim. Clique na sessão inbox e responda a todas as conversas, além de categorizar e definir o que foi resolvido ou não.

E como posso acompanhar os resultados das publicações?

Esta etapa é muito importante, pois quando você definiu no planejamento as suas KPi’s, elas serão avaliadas e entendidas como sucesso ou não aqui.

Por isso na plataforma, você pode ter acesso completo a todas as métricas conquistadas através do trabalho das publicações, S.A.C. e Benchmarking das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu.

Eu diria que nesta sessão você pode ter insights junto ao seu time ou com colaboradores de como potencializar seus melhores conteúdos e não repetir conteúdos que não tiveram tanto engajamento.

É fundamental o acompanhamento periódico destas métricas, seja diário, semanal ou até mesmo quinzenal.

Posso gerar relatórios dos resultados do mês?

A resposta para esta pergunta é sim, deve gerar.

Os relatórios são documentos importantes que definirão claramente as conquistas ou não de suas metas naquele período analisado e na mLabs você pode personalizar o seu relatório.

Também são muito importantes para criar estratégias de marketing nas redes sociais que podem . trazer mais resultados em relação a adaptação do planejamento estratégico focado no perfil do seu público.

Em suma, com os relatórios das redes sociais você consegue entender como o público percebe a sua marca e quais são os tipos de conteúdo de maior interesse.

gerenciamento de redes sciais

Redes sociais é atração, numa estratégia de Marketing Digital

Vale ficar uma ressalva aqui. Como nós somos uma agência de Inbound Marketing, sempre que podemos explicamos a nossos clientes que as redes sociais cumprem com uma etapa da estratégia, a de atrair a atenção de novos potenciais clientes.

Mas nós entendemos que existem outras etapas depois da atração, como a conversão (geralmente feitas através de Landing Pages), a oportunidade (feita pela nutrição de um fluxo de emails) e a venda (através de uma equipe de inside sales).

Se você quiser baixar o nosso template de funil de vendas, clique aqui.

Espero que este texto tenha te ajudado e não deixe de conferir outros materiais do nosso blog para a sua estratégia de marketing evoluir e não ficar só nas redes sociais.

 

Sobre o autor

Ubirajara Carratu
Ubirajara Carratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google Ads. Tudo o que for desafiador, se torna mais apaixonante.

Comentários

Quer nos conhecer?

Saia na frente

Podcast #DuCarratu