PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: COMO VOCÊ OTIMIZA SEU TIME?

Um grande desafio para a Gestão de Projetos de uma agência é saber como estimular e incentivar o time de produção de conteúdo. Sabemos que muitas vezes não é fácil entender as melhores escolhas que devem ser feitas na seleção de conteúdo para seu time. Existem muitos pontos que precisam ser levados em consideração.

Escolher conteúdos que façam o seu produtor de conteúdo se sentir motivado a escrever é fundamental. Assim como se preocupar na produção de conteúdos que atendam às dores dos possíveis clientes.

Pensando nesse desafio e em como podemos te ajudar com ele, nós da Carratu viemos aqui conversar com você e te mostrar múltiplas formas para que seu time seja otimizado. Vamos lá?

Primeiro de tudo, conheça seu time de produção de conteúdo

Existem muitos caminhos pelos quais você pode seguir na otimização do seu time de produção, é verdade. Porém, o primeiro e principal deles é conhecer quem compõe a equipe. Por sua vez, esse conhecer não é apenas saber o nome, idade e função. É preciso entender os gostos de escrita e em qual tipo de conteúdo é o forte de cada produtor da sua agência.

Antes de tudo, seus produtores devem ser curiosos e saber escrever sobre qualquer assunto. Não estamos negando esse fator. Entretanto, sabemos que quanto mais afinidade no tema o seu produtor tenha, melhor será o conteúdo escrito por ele.

Por isso, é importante perguntar e conversar com seu time para saber quais são as afinidades de cada um. Dessa forma, os conteúdos são melhor distribuídos entre todos os produtores. Assim, há melhor otimização do potencial de cada um e, ao final, todos saem ganhando. Você, pelar maior qualidade nas produções; e eles, por se sentirem valorizados e mais motivados.

Não existem regras para a produção de conteúdo, mas é extremamente importante entender que pequenos passos e atitudes fazem a total diferença. Fazer com que a equipe se sinta importante, sobretudo escutada, é a chave para o sucesso.

Se preocupe em como os prazos estão sendo definidos

Após a fase inicial de entender seus produtores, é preciso entender qual é o tempo de entrega de cada um. A produção de conteúdo não é uma tarefa fácil. Portanto, ter prazos bem definidos e conversados, faz com que os trabalhos sejam entregues em período hábil.

Para a montagem dos prazos, não existe regra. Uma recomendação é compreender como cada conteúdo vai ser desenvolvido. O entendimento do qual nós falamos surge com base em reuniões com todo o time de produção de conteúdo.

Assim, aspectos relacionados a quanto de pesquisa o conteúdo demanda, a extensão dele e o quanto de produções cada produtor tem em mãos, devem ser levados em consideração. Esses momentos de debate e conversa são importantes para que todo o processo de construção de textos seja colocado em pauta e o alinhamento aconteça.

Dessa forma, os projetos evitam de atrasar e há o maior controle do que está sendo feito na área de produção de conteúdo da sua agência.

A terceirização pode ser um caminho viável

Muitas vezes, com a chegada de novos clientes, a demanda para a produção de conteúdo aumenta. Portanto, a terceirização dessa função pode vir a ser um aliado para potencializar os projetos da sua agência.

Não há uma única receita no mundo digital. Você tanto pode terceirizar completamente a sua produção de conteúdo, assim como alinhar a terceirizar dentro do processo da sua agência.

Por enquanto, a Carratu gostaria de mostrar que é possível alinhar produtores terceirizados com o seu time interno. Essa é uma forma mista de produção de conteúdo que auxilia bastante nos processos da sua agência.

Com ela, sua equipe consegue trabalhar em parceria com produtores de fora da empresa. As atividades podem ser melhor divididas entre as duas partes, o que dinamiza os projetos.

Dessa forma, há aumento na produção e qualidade dos textos. Já que o seu time interno pode conseguir se dedicar melhor nos conteúdos. Outro benefício é que você pagará para os produtores externos apenas pelos textos que eles escreverem, ficando por conta da equipe interna o controle e divisão das pautas.

Um ponto importante é que é necessário se preocupar que esses produtores externos tenham conhecimentos aptos para os conteúdos que eles vão criar. Assim, existe uma melhor garantia da qualidade.

E esse último ponto também é outro benefício. Com produtores especializados em X assuntos, as entregas da agência ficam mais fáceis de serem bem sucedidas para aquele cliente que trabalha com assuntos mais técnicos/científicos.

Você se interessou sobre esse assunto? O site Resultados Digital tem um conteúdo muito bom sobre Terceirização no Marketing Digital.

Conteúdo em parceria com o cliente também é possível

Essa é uma alternativa para a terceirização. Aqui, não seria preciso pagar por produtores, mas firmar uma parceira com o cliente, na qual o seu time de produção de conteúdo e a equipe da empresa dele trabalham em conjunto para a produção de conteúdo.

Nesse modelo em questão, sua equipe interna se preocuparia em produzir conteúdos de topo e meio de funil. Enquanto o time do cliente contribuiria com conteúdos mais especializados e técnicos para o fundo de funil.

Porém, um alerta deve ser feito. Ao firmar essa parceria, a sua equipe de produção precisa se preocupar com a formatação dos textos, adaptando o conteúdo para as técnicas de SEO.

Então, preparado?

Como falamos, não existem modelos fixos sobre o que deve ou não ser feito. Mas seguir pelo caminho do planejamento, alinhamento de metas e organização de projetos é sempre o melhor.

Ao conversar com seu time de produção de conteúdo, entendendo como funciona o ambiente de trabalho e procurando trabalhar prazos melhores, mudanças significativas podem acontecer.

Agora é com você! Como você otimiza o seu time hoje em dia e o que pode ser melhorado? Diz nos comentários para gente quais próximos passos você quer seguir a partir do que falamos aqui nesse texto.

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Por Marcelha Pereira

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