7 DICAS PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

O Instagram é a rede social do momento, está frequentemente presente no nosso dia a dia. Seja para usuários pessoais ou empresariais, não podemos negar o sucesso da plataforma. Se você chegou até aqui, provavelmente quer ganhar seguidores no Instagram, ganhar likes e aumentar seu engajamento, correto?

É possível, sim, melhorar o seu engajamento e nem é tão complicado, viu? Siga as minhas instruções e você poderá ganhar seguidores reais!

O Instagram é a rede social que mais cresce!

Grande parte do mercado empresarial já aderiu e está presente no Instagram. Segundo uma pesquisa da Content Trends de 2019, o Instagram tem cerca de 400 milhões de usuários ativos todos os dias e futuramente terá bilhões de usuários. É a rede social que mais cresce e a segunda mais utilizada por empresas brasileiras, perdendo apenas para o Facebook. Em breve, essa realidade mudará, levando em consideração que entre 2018 e 2019 o Instagram cresceu 3,1 % o seu número de usuários, enquanto o Facebook perdeu 5,4 % dos seus usuários. É só questão de tempo para o Instagram ultrapassar o Facebook.

O seu engajamento caiu?

Engajamento no instagram
Seguidores e curtidas grátis?

Já entendemos o quanto essa rede social é relevante, agora vamos falar sobre um problema que viemos enfrentando ultimamente: A queda do engajamento! Um dos motivos são as novas atualizações que agora fazem parte da plataforma, adicionadas recentemente. Sem divulgar muitos detalhes a empresa agora seleciona de maneira mais criteriosa para quem será mostrado o seu conteúdo.

É conhecimento popular que quando você posta algo na plataforma, o seu post é mostrado apenas para 10% dos seus seguidores, se caso tiver um bom desempenho e engajamento do seu público, o Instagram mostra sua publicação para os outros 90%. Se quiser que seu post seja visto por mais pessoas, terá que pagar e investir em Instagram Ads. Infelizmente, gastar dinheiro com redes sociais é uma realidade que não compreende a maior parte dos internautas.

Quais as consequências disso para nós? Em geral, todos percebemos a queda no número de likes, comentários e engajamento. Como métrica de vaidade, a situação traz à tona um sentimento de frustração, principalmente para quem trabalha com redes sociais. Como estratégia de vendas, as empresas estão perdendo dinheiro e oportunidades de prospecção de topo no funil de vendas.

Você tem um perfil empresarial ou um perfil pessoal?

Como o Instagram se tornou uma rede social tão comercial quanto pessoal, é muito comum encontrarmos muitas empresas na plataforma. Não importa se você está aqui para melhorar seu perfil empresarial ou pessoal. Afinal, as dicas que eu vou dar a seguir, servem para ambos os tipos de perfis. Contudo, garanto que depois dessa leitura você irá melhorar a qualidade do conteúdo que entrega aos seus seguidores.

Chega de enrolação e vamos nessa!

Pensando em todas as questões que nos impedem de ter um perfil no Instagram, trago sete dicas que farão você driblar o novo algoritmo da plataforma para conseguir aumentar o seu alcance, atingir mais pessoas, aumentar o número de likes das suas publicações e sua taxa de prospecção. Conforme as dicas forem sendo aplicadas, a diferença será notada instantaneamente. Então siga as instruções a abaixo e melhore o seu perfil!

7 Dicas para melhorar o seu alcance no Instagram

Não edite sua legenda no período de 24 horas

É muito comum errar durante a criação de uma publicação. As pessoas postam o seu conteúdo no feed e logo após percebem um erro na legenda, é mais recorrente do que aparenta. Se isso acontecer com você, não apague a publicação ou edite sua legenda num prazo de 24 horas, pois isso reduz significativamente o seu alcance.

Use até cinco hashtags

Usar hashtags é imprescindível! No Instagram existe a opção de seguir hashtags, onde todos que seguem uma hashtag x recebe no seu feed os post que estão assinados com a mesma. Bom, muitos caem no mito de que quanto maior o número de hashtags tiver na sua publicação, maior vai ser o alcance. E isso é um erro grave, o próprio Instagram considera como spam o seu post e reduz bastante o alcance de uma publicação com várias hashtags.

Detalhe, é preciso levar em consideração que as hashtags escritas em comentários não aparecem mais nos resultados de pesquisa, devido a atualização recente, sendo assim elas são inúteis não perca tempo comentando hashtags no seu post.

Não use hashtags com um número alto de seguidores

O raciocínio deste passo é obvio, mas nem todo mundo percebe. Uma hashtag com um numero alto de seguidores, em teoria, abrange um público maior, porém o número de pessoas que postam usando a hashtag também é alto. Evite as hashtags mais usadas.

Como consequência a sua publicação se perde em meio a tantas outras. Quando for escolher uma hashtag, escolha uma com um número médio de seguidores. Assim a sua publicação não irá se perder num feed com inúmeros posts.

Responda seus comentários em até 60 minutos

É importante que vocês responda seus comentários em até uma hora. Caso o contrário, a visibilidade do seu post cai gradualmente. Quanto mais rápido os comentários forem respondidos, mais o engajamento aumenta. O Instagram considera interações nas postagens um quesito importante para aumentar seu alcance. Fique atento as suas notificações.

Faça comentários com 4 palavras ou mais

Interações nas publicações são um dos novos critérios usados pelo Instagram. As interações que você faz no seu feed influenciam diretamente no seu engajamento. Curta e comente publicações para aumentar o seu alcance. Atente para os comentários que você fará.

Comentários com menos de quatro palavras ou só com emojis são considerados como spam ou bots pela plataforma. Então não saia comentando todas as publicações do feed achando que irá aumentar seu alcance. Primordialmente preze pela humanização do seu perfil, faça comentários reais e agregadores.

Abuse do Instagram Stories

O Stories é atualmente a ferramenta que mais produz engajamento no Instagram. Poste todos os dias nos Stories, mantenha uma frequência. Mostre o seu dia-a-dia, da forma mais humanizada possível. As pessoas se identificam com coisas que estejam dentro da realidade delas. Se você for uma empresa, leve em consideração suas personas para criar conteúdo, mas se for um perfil pessoal não tenha vergonha de mostra quem você realmente é.

Explore as funcionalidades do Stories

Tire proveito do máximo de funções dos Stories, enquetes, perguntas e o mais novo “Teste”. Inegavelmente essas funções estimulam cliques e são eles que podem mudar o rumo do seu perfil. Assim, quanto mais cliques e interações você estimular e produzir, mais o seu perfil se tornará relevante. Portanto, as suas publicações irão aparecer para um maior número de pessoas no feed e seu engajamento será melhor.

É isso!

Certifique-se de aplicar todas essas mudanças que sugeri para garantir que suas publicações tenham um melhor desempenho. Certamente que essas dicas não são milagrosas, o engajamento é algo a ser construído. Conforme você for aplicando as dicas, as mudanças irão surgindo. Assim o seu perfil irá crescer gradativamente, ganhará seguidores e curtidas no Instagram. Lembre de sempre tomar cuidado com as suas informações de login, a senha do Instagram, tenha cuidado para não ser vítima de hackers!

Em breve você terá um perfil de sucesso no Instagram!

Eai, gostou das dicas? Que tal acompanhar mais conteúdos do Blog #Ducarratu? E agora que você já sabe como aumentar o engajamento do seu Instagram, pode se aventurar no mundo do marketing de conteúdo e aprender a ganhar dinheiro no meio digital!

 

 

 

Comentários
Por Yorran Jordy

Siga-nos

Quer nos conhecer?

Newsletter

Materiais Gratuitos