Todos os seus clientes começaram por aqui! O topo do funil de vendas é o pontapé inicial em todo relacionamento entre marca e consumidor e é por isso que essa etapa é a mais larga e onde também existe um maior número de leads. Cativar é a palavra de ordem nesse momento, para que você consiga guiar o seu cliente ao longo do funil.

Como escolher o conteúdo mais adequado para esse momento da jornada do consumidor? Antes de mais nada, é fundamental conhecer o perfil do seu consumidor ideal — ou das suas personas, caso você já as tenha identificado. São diversas as possibilidades e ter em mente os interesses e também as dores dos seus potenciais consumidores ajuda a direcionar a produção do seu conteúdo.

Pensando em tudo isso, desenvolvemos este texto com o objetivo de apresentá-lo algumas das possibilidades de conteúdos que podem ser trabalhados no topo do funil de vendas. Quer saber mais? Acompanhe a leitura até o fim e tire as suas principais dúvidas!

Entenda o que é o topo do funil de vendas

O topo do funil de vendas é o momento do primeiro contato entre sua marca e um potencial cliente. Ele ainda está descobrindo os seus produtos e os seus serviços e, por isso, é fundamental causar uma ótima primeira impressão!

Trabalhar bem o seu topo de funil é fundamental para atrair novos visitantes e promover o crescimento da sua base. O grande objetivo dessa etapa é mostrar às suas personas que você é capaz de oferecer o que eles estavam procurando! Conheça a seguir algumas das principais estratégias que podem ser úteis nesse momento.

Educar

O topo do funil de vendas é o momento ideal para começar a educar o seu potencial cliente sobre algo. O que ele quer saber? O que ele busca no Google? Quais são as suas principais dores e dificuldades? É fundamental que tenha essas respostas e possa respondê-las em conteúdo disponível no Google. Como veremos a seguir, conteúdos como e-books e tutoriais com um tom mais educativo, podem ser uma aposta certeira nessa etapa.

Descobrir

Essa estratégia visa despertar a curiosidade no seu lead. Conteúdos instigantes são essenciais para o seu sucesso, de forma a fazer com que o leitor busque mais informações sobre sua empresa, seus produtos e/ou sobre os serviços que você oferece. Entenda o topo do funil como uma porta de entrada e desenvolva conteúdos capazes de “prender” o seu consumidor com mais e mais informação.

Conheça os principais formatos de conteúdo

É possível trabalhar uma variedade de tipos de conteúdo para clientes no topo do funil de vendas. Esse é o momento ideal para fazer a sua base crescer e gerar leads relevantes ao seu negócio. Lembre-se que eles precisam ser cuidados e acompanhados ao longo das demais etapas do funil depois desse contato inicial.

Posts em redes sociais, em blogs, conteúdo para download e vídeos transmitidos ao vivo: a seguir, veremos alguns dos principais conteúdos nos quais você pode apostar. Em comum, eles precisam ter a objetividade, a relevância e uma relativa simplicidade, essenciais para esse momento da jornada do seu consumidor.

Posts em redes sociais

As publicações nas redes sociais oferecem uma boa chance de a sua marca desenvolver o relacionamento com seus consumidores. Além disso, essa também é uma estratégia vantajosa para gerar tráfego para seu site, blog ou e-commerce.

A escolha da rede social, assim como o conteúdo a ser trabalhado nela, precisam ser extremamente relevantes ao seu público, de forma a incentivar o compartilhamento das publicações e as interações com a marca. Para ser bem-sucedido na produção desse tipo de conteúdo para o topo do funil de vendas, é interessante entender sobre o desenvolvimento das personas do seu negócio.

Lembre-se que um canal de comunicação aberto é um canal que deve ser mantido e alimentado adequadamente. É muito frustrante para seu cliente encontrá-lo em uma rede social e não receber respostas às suas solicitações ou se deparar com ela desativada.

Blog posts

A produção de conteúdo para blogs é ótima para ajudar no ranqueamento da sua marca nos sites de busca, especialmente se os textos estiverem adequados às principais regras de SEO. Nessa etapa do funil, o cliente ainda está conhecendo a sua marca e, por isso, é inclusive bastante comum que esse primeiro contato aconteça após uma pesquisa no Google, por exemplo.

Para os textos voltados ao topo do seu funil de vendas, é interessante desenvolver textos objetivos, diretos e até mesmo curtos. Lembre-se: os conteúdos não precisam ser densos, mas devem ser atrativos e interessantes o suficiente para fazer com que seu lead busque novas leituras no seu blog.

Webinar

Os webinars são um tipo de conteúdo extremamente relevante a clientes que ainda estão conhecendo a sua marca e, ao mesmo tempo, não demandam um grande investimento da sua parte. Lembre-se apenas de contar com ajuda profissional para garantir a qualidade audiovisual do material.

Esse formato é especialmente interessante para transmissões ao vivo e uma boa estratégia é contar com nomes importantes do nicho em que você atua. Essa pode ser uma boa oportunidade para criar leads por meio de uma base de cadastro para liberar o acesso à palestra, por exemplo.

E-books introdutórios

A produção de e-books pode ser um pouco mais complexa, uma vez que existe a demanda da produção do texto, da diagramação e também da garantia de que todas as informações estejam adequadas. Ainda assim, esse é um tipo de conteúdo econômico e ideal para a captação de novos leads.

Por se tratar de um conteúdo mais extenso, as pessoas devem disponibilizar os seus e-mails para o download do material. Lembre-se, porém, que ainda que seja um conteúdo maior, a produção de e-books para o topo do funil de vendas deve seguir um raciocínio semelhante ao dos blog posts, por isso foque em conteúdos introdutórios e objetivos.

O funil de vendas é um conceito que descreve o acompanhamento do seu cliente por meio de todo o processo de compra. Essa metodologia é fundamental para o fechamento de novos negócios e para o crescimento da sua marca.

Como vimos, o amplo conhecimento sobre suas personas, assim como a entrega de conteúdos relevantes, são fundamentais para que todo o funil seja percorrido da melhor maneira possível. Com relação à primeira fase, o relacionamento com o cliente é ainda mais imprescindível. Por isso, os conteúdos precisam ser muito bem pensados e trazer a objetividade que essa fase exige.

E aí, gostou de saber mais sobre esse tema? Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais para que mais pessoas também possam conhecer os principais conteúdos a serem trabalhados no topo do funil de vendas. Até a próxima!

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