8 DICAS PARA AUMENTAR A PRESENÇA ONLINE DA SUA MARCA
Já parou para pensar que para ter sucesso no seu website e se tornar uma referência no mercado, é preciso cuidar da presença online da sua marca? Para entender melhor qual o sentido disso, vamos utilizar uma comparação do seu próprio dia a dia. Ao pensar em adquirir uma nova geladeira ou mesa, qual loja […]
Publicado por carratu
Já parou para pensar que para ter sucesso no seu website e se tornar uma referência no mercado, é preciso cuidar da presença online da sua marca?
Para entender melhor qual o sentido disso, vamos utilizar uma comparação do seu próprio dia a dia.
Ao pensar em adquirir uma nova geladeira ou mesa, qual loja você escolheria? As maiores e mais engajadas com o público ou lojas sem nenhuma presença online?
Temos certeza de que seria a primeira opção, afinal, a presença online da sua marca não é apenas para vender, como também para estabelecer um vínculo de confiança.
Isso porque, quando o cliente em potencial encontra uma marca com presença digital, que tem engajamento e conteúdo de valor, ele tende a se interessar mais.
No entanto, como aumentar a presença online da sua marca? É exatamente isso que falaremos hoje em 8 dicas. Confira a seguir!
O que é presença online?
A presença online é a ação de conseguir fazer com que sua marca seja encontrada, pelo maior número de pessoas no digital.
Perceba que, para ter presença online não basta apenas ter um website, é preciso fazer com que as pessoas cheguem até ele através de inúmeros canais de comunicação.
Por isso, a presença online da sua marca está muito relacionada ao ranqueamento do Google, pesquisas orgânicas, redes sociais e até mesmo a publicidade.
Se o seu objetivo principal é para que o time de vendas possa aumentar a receita, então anote aí como a presença digital também funciona para:
- Alcançar cada vez mais pessoas
- Adquirir mais conhecimento sobre sua persona
- Descobrir como citam sua marca
- Analisar feedbacks de clientes
- Gerar novas oportunidades de vendas
- Se tornar autoridade no mercado
- Se destacar da concorrência
Veja este exemplo de presença digital no canal do Google meu Negócio que a Carratu tem. É um canal focado para quem busca o nome da agência no Google antes de ir para o nosso website.
Temos nota 5.0 (nota máxima) das 73 pessoas (muitos deles clientes) que registraram a sua percepção da marca e como ela atua no mercado.
8 dicas para conquistar a presença online
A seguir, confira 8 dicas para aumentar a presença online da sua marca, colocando-as em prática suas vendas se tornarão um sucesso!
1. Encontre sua persona
É muito comum que os gestores de uma marca confundam o público-alvo com a persona, no entanto há uma grande diferença entre eles.
Em primeiro lugar, o público-alvo se relaciona mais com o público que os gestores gostariam de atingir, além de ser baseado em hipóteses.
No entanto, nem sempre o público que você tem o desejo de atingir será de fato seu cliente, por isso é preciso encontrar sua persona.
A persona é um perfil do seu cliente ideal, que é desenvolvida com base em dados, pesquisas e muita análise.
Com isso, será possível traçar estratégias mais eficientes para aumentar a presença da sua marca, além de aumentar a taxa de conversão e reduzir custos.
2. Tenha um planejamento
Nada funciona sem planejamento, já parou para pensar nisso? Ninguém realiza uma viagem ou compra uma casa sem se planejar.
Em suas estratégias de marketing digital para aumentar a presença da sua marca, o planejamento também não pode ficar de fora.
Por isso, defina uma estratégia, que faça sentido para o seu negócio e elabore metas a serem cumpridas.
Além disso, é muito importante definir quais KPIs seguir, eles são indicadores de desempenho e são muito importantes para a análise de dados.
Pois, para entender se seu planejamento está funcionando é preciso acompanhar métricas e dados reais!
DICA: quanto mais dados forem coletados sobre a persona, melhor será a eficiência e planejamento das estratégias e o Inbound é uma ótima metodologia para isso.
3. Produza conteúdo de qualidade
Atualmente, os clientes não pensam apenas nos produtos na hora de finalizar uma compra, mas sim em como ele será útil e eficiente.
Dessa forma, para aumentar a presença online da sua marca é preciso começar a produzir conteúdo de qualidade.
E quando falamos de qualidade, é sobre desenvolver materiais que respondam às principais dúvidas da sua persona.
Isso porque, uma pessoa antes de realizar uma compra, ou de descobrir de qual produto precisa, sempre realiza uma busca na internet.
Também é importante destacar que o conteúdo deve acompanhar toda a jornada de compra do cliente, desde a fase de descoberta, reconhecimento, consideração e solução.
Outro ponto importante, é que esse conteúdo pode ser produzido de diversas formas, como textos, vídeos, e-mail marketing, infográficos e outros.
4. Aplique as técnicas de SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para os buscadores, que podem aumentar, de maneira orgânica, a presença online da sua marca.
É fundamental se preocupar com isso, pois, quando seu lead realiza uma busca na internet, ele irá valorizar os primeiros resultados.
Além disso, a maior parte dos usuários não passa para a segunda página dos buscadores, então o mais importante é estar entre os primeiros.
No entanto, isso não será possível sem as técnicas de SEO, por isso é importante estudar e entender como elas funcionam para aumentar a presença online da sua marca.
É importante destacar que os blog posts abrangem uma série de técnicas, que são pontuadas pelo sistema de pesquisa, por isso vale a pena investir nessa ideia.
5. Invista em anúncios escaláveis
Mesmo com a busca orgânica, não é necessário descartar a possibilidade de utilizar anúncios patrocinados, essencialmente em estratégias escaláveis.
Neste tipo de investimento, você pode começar com pouco dinheiro e conforme notar os resultados, pode ir aumentando o investimento.
Você pode fazer isso utilizando o Google Adwords, nele há várias opções de investimento.
Um ponto importante, é que seu anúncio também precisa se técnicas de SEO, que incluem a busca de palavras-chave e legibilidade.
Assim como, também é preciso pensar nas short tails, que são palavras curtas, com muitas buscas e concorrência. Exemplo: software contabilidade
E nas long tails, que são termos mais específicos, longos, com menos concorrência e alta taxa de conversão. Exemplo: software gratuito de gestão de contabilidade para pequenas empresas
6. Crie um site responsivo
Não faz sentido trabalhar para aumentar a presença da sua marca se quando os leads chegam eles não conseguem acessar sua página.
Isso é o que acontece muitas vezes, pois vários sites são adaptados apenas a um modelo, no entanto hoje em dia há vários aparelhos móveis.
Por isso, é importante pensar em um site responsivo, que significa que ele pode se adaptar a diversos dispositivos e telas, sem perder sua qualidade de visualização.
Dessa forma, sua marca não perderá mais vendas porque um usuário não consegue acessar sua página no celular ou tablet.
Além disso, o algoritmo do Google passou a privilegiar sites responsivos, ou seja, essa também é uma maneira de investir em SEO.
7. Esteja presente nas redes sociais
De forma alguma poderíamos falar sobre aumentar a presença online da sua marca, sem citar as redes sociais.
Isso porque, hoje em dia, a maioria dos usuários possui acesso à internet e estão ativos nas redes sociais.
De acordo com um estudo da Hootsuit, há cerca de 4,20 bilhões de pessoas nas redes sociais em 2021.
Dessa forma, é possível ver que essa é uma ideia que não pode ser descartada, grandes marcas como a Magalu e Natura, estão presentes nas redes sociais.
Além disso, é preciso ter posicionamento e apresentar a marca da maneira que a persona gostaria de encontrar e engajar.
8. Monitore sua presença online
Por fim, para aumentar a presença online da sua marca, é preciso monitorar os resultados das suas técnicas.
Pois, ao colocar tudo em prática, é hora de analisar o que tem funcionado e o que não tem, assim sua marca não perderá tempo com estratégias que não fazem sentido para seu negócio.
Para isso é possível utilizar uma ferramenta, como a SEMRush, que traz todos os dados necessários para acompanhar o progresso.
Por outro lado, há também as agências de marketing digital, que podem te auxiliar desde o primeiro passo nessa jornada e apresentar relatórios de acompanhamento de métricas.
Gostou de conhecer as 8 maneiras inteligentes de aumentar a presença online da sua marca? Compartilhe esse conhecimento com seus amigos e através das suas redes sociais.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.