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planejamento estratégico de marketing
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Como avaliar seu planejamento estratégico de marketing digital?

Toda marca bem-sucedida coloca o planejamento estratégico de marketing como prioridade. Certamente, Coca Cola, Apple ou Havaianas não teriam chegado ao lugar de destaque que hoje possuem, se tivessem negligenciado esse fator.

A falta de um plano bem-elaborado costuma gerar grandes problemas para um negócio. Para ficar nos principais, podemos citar:

  • Ações descoordenadas e, muitas vezes, equivocadas: Sem um planejamento estratégico de marketing, não é feito o necessário estudo para definir objetivos e público-alvo, dificultando a definição de estratégias e ações mais indicadas para sua persona;
  • Falta de agilidade na tomada de decisões: sem saber qual o caminho a seguir, o tempo de tomada de decisão para ações ou estratégias, bem como correção de imprevistos é mais lenta;
  • Dificuldade em medir resultados: é praticamente impossível medir a real eficiência das ações adotadas, se não foi determinado o budget, quais os resultados esperados ou delineadas as etapas do plano;
  • Desperdício de verba: o ROI, métrica que calcula o retorno sobre o investimento, é considerado durante a elaboração do planejamento. Além disso, também pode haver investimento em ações inapropriadas para o público e metas da empresa.
Roi de mídia paga

É fácil perceber que você tem duas escolhas: desconsiderar um plano e, como consequência, perder dinheiro e não atingir os resultados desejados ou elaborar um planejamento estratégico de marketing digital bem elaborado e ter como recompensa aumento aumentar de sua carteira de clientes, maior autoridade em seu segmento de atuação e os melhores retornos financeiros.

Se você escolheu a segunda opção, leia este post até o final e descubra como planejar o sucesso de seu negócio.

Marketing Digital: essencial para qualquer negócio

Não tem como fugir: cada vez mais, os consumidores estão online e seus concorrentes também. 

E essa é uma excelente notícia porque há muitos benefícios de ter uma estratégia digital bem estruturada. Veja só:

  1. Com o marketing digital é possível atingir um público enorme, com mais rapidez e economia;
  2. As empresas com presença online têm a possibilidade de atingir o mercado global;
  3. É possível interagir com os leads, criando um relacionamento e entendendo o que ele precisa;
  4.  A agilidade em atingir a persona, bem como obter resposta é imensamente maior, quando comparada às ações de marketing tradicionais.

Apesar de termos listados apenas alguns itens da lista de vantagens oferecidas pelo marketing digital, é fácil perceber que adiar uma estratégia digital e/ou desenvolver ações isoladas sem um bom planejamento estratégico de marketing digital pode significar grandes perdas para sua empresa.

Quando um cliente que precisa de produtos ou serviços ou, ainda, deseja saber mais sobre uma empresa, é na internet que faz sua busca. E, se não encontrar nada nessa pesquisa, partirão para a concorrência.

Ter presença na web significa que sua empresa está aberta para negócios todos os dias da semana, em qualquer horário.

Passo a passo para criar um planejamento estratégico de marketing digital

Não importa se sua empresa ainda não possui um planejamento estratégico de marketing digital ou se possui um modelo que precisa ser revisado para aumentar sua capacidade de gerar resultados.

O passo a passo que vamos apresentar ajudará a entender a maturidade digital de seu negócio e ter uma estratégia campeã – que precisar estar de acordo com a missão, visão, valores e objetivos da empresa, representando o seu posicionamento.

1 – Pesquise sua empresa e a concorrência

A primeira etapa é conhecer todos os fatores, internos e externos, que influenciam o mercado de atuação. Saber qual a situação de seu serviço/produto diante da concorrência, conhecendo os pontos fortes e fracos de sua empresa, também é essencial para que o plano tenha resultados no curto e longo prazo.

Essa é a melhor maneira de identificar seus diferenciais, consolidando sua marca por meio da construção de uma imagem forte, que demonstre autoridade no segmento – um retorno proporcionado pelo marketing digital. E, muita atenção: não basta construir uma imagem positiva e forte, é preciso mantê-la assim – destruir a imagem é muito, muito mais rápido e fácil do que o processo inverso.

2 – Defina os objetivos do planejamento estratégico de marketing

Seus objetivos devem ser claros. Identifique o que você pretende realizar, ou o que você espera de seus esforços em marketing, a curto, médio e longo prazos. Neste item, cabe a importante reflexão sobre os fatores que poderão influenciar seu mercado: clientes, fornecedores, concorrentes; situação política, econômica, jurídica, etc.

Depois do objetivo ser definido, divulgue-o para todo seu time e use os recursos possíveis (treinamentos, reuniões periódicas, etc) para conquistar a adesão de todos!

3 – Crie sua persona

Podemos dizer que persona é a personificação de seu cliente ideal. Para compor as personas você pode usar pesquisas com seus clientes, buscando identificar padrões comportamentais para criar personagens semifictícios.

Enquanto o público-alvo foca na generalização, as personas são representações detalhadas – temos um conteúdo bem completo que vai te ajudar a criar a persona ideal para sua organização.

vendarketing persona

4 – Identifique palavras-chave de qualidade

Compostas por uma ou mais palavras, são os principais instrumentos de busca, representando a forma como um usuário escreve suas dúvidas nos sites de busca, visando obter respostas à dúvida e/ou solucionar problemas.

Utilizando as palavras-chaves mais relevantes para seu negócio, será possível direcionar tráfego para seu site, gerando vendas e ganhando reconhecimento de sua marca.

Na verdade, elas representam uma das partes mais importantes do planejamento estratégico de marketing digital, inclusive, ajudando a definir a forma como sua empresa ficará conhecida. Por sua importância, conhecer as ferramentas que ajudam a definir palavras-chave será essencial.

Outra dica é conhecer quais as palavras adotadas pela concorrência, enxergando quais as palavras chave que eles usam no Google para serem localizados

5 – Estabeleça uma jornada de compras

Conhecer todas as etapas que seu público-alvo percorre antes de tornarem um cliente ajudará a produzir conteúdos coerentes com cada momento do lead, aumentando as chances dele chegar ao final do funil de compras e fechar a compra.

Existem pequenas variações na quantidade de etapas dessa jornada, mas de modo geral, ela pode ser dividida em:

  • Topo de Funil – Descoberta: aqui, o lead está ansioso por encontrar informações para suas necessidades ou solucionar um problema, mas menos propenso a comprar. Ele visita vários sites e, por isso, os conteúdos devem oferecer uma solução suave, mas ainda não deve dizer que o produto ou serviço é a resposta para as dificuldades que o prospect enfrenta;
  • Meio de Funil – Consideração: momento em que o lead já sabe que sua empresa tem um produto (ou serviço) que ele está precisando, porém, ainda tem dúvidas se o seu é mesmo a melhor opção. Chegou a hora de dar mais detalhes para que possa ver seus diferenciais em relação a outros itens concorrentes,
  • Fundo de Funil – Decisão: seu potencial cliente agora possui mais dados sobre o que precisa (seus e da concorrência), incluindo preço e demais condições comerciais. É um bom momento de apresentar cases de sucesso, depoimentos, pesquisas e outros conteúdos que comprovem porque ele deve comprar em sua empresa.

6 – Defina as ações a serem colocadas em prática

Com todas essas informações, chegou o momento de definir metas, definindo quais ações serão tomadas, prevendo investimento e quais os resultados esperados – todas as ações do planejamento estratégico de marketing digital devem estar diretamente associadas aos objetivos traçados, considerando os itens anteriormente citados e o budget traçado.

7 – Crie um cronograma

Nesta etapa é preciso definir quando cada ação será executada. Além de garantir que todas as atividades sejam colocadas em prática, ele também ajudará a avaliar o processo.

Na hora de apontar quando serão executadas, determine também quem será o responsável. Existem ferramentas modernas, muitas delas gratuitas, que podem ajudar nesse controle.

8 – Monitore as ações do planejamento estratégico

O monitoramento constante é essencial para saber se o planejamento está trazendo o retorno desejado, propiciando ajustes. Estabeleça quais os KPIs – indicadores-chave de desempenho – são os mais indicados para seu negócio e analise periodicamente.

Basicamente, podemos dividir esses indicadores em três. KPI Primário, responsável por mensurar os resultados que geram retorno financeiro para a empresa. Exemplo: taxa de conversão, custo de aquisição por lead, tráfego, receita por compra, receita total.

O KPI secundário mostra se a estratégia está dentro do esperado verificando números como custo por lead em cada estágio do funil e origem do tráfego, assinantes da newsletter e blog, origem do tráfego, preço médio por transação.

Finalmente, temos KPIs práticos, fornecendo dados como pageviews, palavras-chave mais pesquisadas conforme o segmento de mercado, melhores landing page, entre outros.

Especialistas ajudam no planejamento estratégico de marketing

As etapas mencionadas no tópico anterior são trabalhosas, exigindo conhecimento e disciplina.

O blog de sua empresa, por exemplo, precisa ser alimentado periodicamente com conteúdos relevantes para seu público. Também é preciso nutrir seus leads com informações para que eles não esqueçam que você tem produtos e serviços de qualidade.

Além disso, é preciso acompanhar resultados, aperfeiçoar ações, gerar relatórios, fazer com que vendas e marketing atuam em parceria, entre muitas outras tarefas.

A solução para que o planejamento seja seguido e gere valor ao seu negócio, pode ser a contratação de uma consultoria especializada, como a de Bira Carratu – perfeita para empresas que estão buscando iniciar ou potencializar suas estratégias de marketing.

Com nossos profissionais especializados, elaboramos seu planejamento estratégico de marketing digital, inclusive, fazendo com que Marketing e Vendas se relacionem melhor – através de definição de métricas para os dois departamentos, bem como o acompanhamento desses resultados. É o que chamamos de funil de Vendarketing, desenvolvido pela própria Carratu. 

Conte com uma consultora especializada para elaborar o planejamento estratégico de marketing digital ideal para alavancar seu negócio. Acesse agora mesmo o RX do Marketing da Carratu e ganhe uma análise gratuita de como está sua estratégia digital e o que pode ser aprimorado:

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