SEO MARKETING: NÃO DEIXE DE USAR NAS SUAS ESTRATÉGIAS

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Muitos gerentes de marketing me perguntam o que é SEO Marketing (Search Engine Optimization) e como aplica-lo em suas estratégias.

Nada melhor do que um artigo para poder te explicar o que significa e quais as técnicas de SEO para poderem ser corretamente aplicadas.

Mas antes eu gostaria de fazer uma ressalva. Você irá achar inúmeros textos na internet falando sobre SEO, mas poucos foram escritos por alguém tão apaixonado por SEO como eu!

O que é SEO MARKETING?

SEO é ao trabalho de entender como os algoritmos de busca, como o Google por exemplo, e otimizar seu posicionamento nas respostas apresentadas, com os primeiros resultados quando algo é perguntado pelo seu público algo (persona).

SERP

Em outras palavras:

O SEO Marketing visa melhorar a classificação de um site na seção orgânica (não paga) dos resultados da pesquisa.

Por que devo usar?

Todos querem aparecer nas páginas de resultados do Google, não é mesmo?

Isso fortalece a sua presença digital e entrega conteúdos que ajudam o seu possível cliente a entender como o seu negócio funciona e ter ideias de como aplicar o seu serviço ou produto da melhor forma possível.

Com isso o seu negócio começará a ser achado ou como dizemos, ter um tráfego orgânico de acesso ao seu site através de milhões de pessoas que pesquisam as palavras-chave referente ao que você oferece ao mercado.

Veja este exemplo da análise do Google Analytics, onde os números de visita no último mês do nosso blog passaram a casa dos 15 mil. Tudo isso gerado por trafego orgânico.

SEO MARKETING

Com isso o seu público alvo ou persona ao achar a melhor resposta sobre o assunto pesquisado, irá clicar e entrar no seu site/blog para conhecer mais sobre o que você está explicando. Mas lembre-se o seu site deve estar preparado para receber estes visitantes com estratégias de captura de leads como no Inbound Marketing.

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Como os mecanismos de pesquisa funcionam

Agora que respondemos à pergunta “o que é SEO?” e “Por que usá-lo”, vamos aprender como os mecanismos de pesquisa como o Google realmente funcionam.

Quando você pesquisa algo no Google (ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa), um algoritmo funciona em tempo real para fornecer o que esse mecanismo de pesquisa considera o “melhor” resultado.

Especificamente, o algoritmo do Google varre seu índice de ” centenas de bilhões ” de páginas para encontrar um conjunto de resultados que melhor atendam à sua pesquisa.

Como o Google determina o “melhor” resultado?

Mesmo que o Google não torne público o funcionamento interno de seu algoritmo, com base em patentes e declarações arquivadas do Google, sabemos que sites e páginas da Web são classificados com base em:

Relevância

Se você pesquisar “receitas de biscoitos com pepitas de chocolate”, não deseja ver páginas da web sobre pneus de caminhões.

É por isso que o Google procura, em primeiro lugar, páginas que estejam intimamente relacionadas à sua palavra-chave .

No entanto, o Google não classifica simplesmente “as páginas mais relevantes no topo”. Isso ocorre porque existem milhares (ou até milhões) de páginas relevantes para cada termo de pesquisa.

Por exemplo, a palavra-chave “quem faz a diferença no nordeste” gera 25.4000.000 de resultados no Google:

SERP

Portanto, para colocar os resultados em uma ordem que borbulha da melhor maneira possível, eles se baseiam em três outros elementos de seu algoritmo:

Autoridade

A autoridade é a maneira que o Google achou para determinar se o conteúdo é preciso e confiável.

A questão é: como o Google sabe se uma página é tem autoridade para aparecer nas suas buscas?

Eles analisam o número de outras páginas vinculadas a essa página:

backlink

*Os links de outras páginas são conhecidos como “backlinks”.

Utilidade

O conteúdo pode ser relevante e autoritário. Mas, se não for útil, o Google não deseja posicionar esse conteúdo na parte superior dos resultados da pesquisa.

De fato, o Google disse publicamente que há uma distinção entre “conteúdo de maior qualidade” e conteúdo “útil”.

Por exemplo, digamos que você pesquise “times de futebol”.

O primeiro resultado em que você clica (“Resposta A”) é escrito pelo principal especialista do mundo em times de futebol E como a página tem muito conteúdo de qualidade, muitas pessoas vincularam a ela.

No entanto, o conteúdo é completamente desorganizado. E é cheio de jargões que a maioria das pessoas não entende.

Compare isso com outro resultado (“Resposta B”).

Foi escrito por alguém relativamente novo no universo de times de futebol. E o site deles não tem tantos links apontando para ele.

No entanto, seu conteúdo é organizado em seções distintas. E está escrito de uma maneira que qualquer um pode entender:

Bem, essa página vai ter uma classificação alta na “escala de utilidade”. Embora a Resposta B não tenha tanta confiança ou autoridade quanto a Resposta A, ele ainda terá um bom desempenho no Google.

(De fato, pode até ser mais alto que o resultado A)

O Google mede a utilidade em grande parte com base nos “Sinais de experiência do usuário”.

Em outras palavras: como os usuários interagem com os resultados da pesquisa. Se o Google perceber que as pessoas realmente gostam de um resultado de pesquisa específico, ele receberá um aumento significativo na classificação:

SEO

Minha dica de SEO Marketing para classificações mais altas ou com um bom posicionamento pode parecer um pouco vaga para quem está sendo apresentado as regras do Google, mas é isso mesmo.

Crie um site que as pessoas adoram! Os mecanismos de pesquisa são projetados para medir sinais diferentes na Web, para que eles possam encontrar sites que as pessoas mais gostam. Jogue direto nas mãos deles, tornando esses sinais reais e não artificiais.

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Sobre o autor

Ubirajara Carratu
Ubirajara Carratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google Ads. Tudo o que for desafiador, se torna mais apaixonante.

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