AUMENTE AS VISITAS NO SITE COM SUAS REDES SOCIAIS
Ter um site é o primeiro passo para inserir o seu negócio no meio digital, mas não é bastante, administrar e gerar visitas no site são partes fundamentais para tornar o seu negócio um sucesso. Então, se você não possui um site você está ficando para trás na corrida comercial que é o meio digital, […]
Publicado por Yorran Jordy
Ter um site é o primeiro passo para inserir o seu negócio no meio digital, mas não é bastante, administrar e gerar visitas no site são partes fundamentais para tornar o seu negócio um sucesso.
Então, se você não possui um site você está ficando para trás na corrida comercial que é o meio digital, confira as melhores ferramentas para criar um site clicando aqui!
O seu negócio já possui um site? Parabéns! Você já tem meio caminho andando! O seu site tem muitas visitas? Não? Então eu trago para você uma solução para aumentar o tráfego e as visitas do seu site!
Tráfegos e Visitas são a mesma coisa? Não!
Primeiro você tem que entender a diferença entre tráfego e visitas, são métricas semelhantes mas não iguais. Tráfego é a quantidade de informações trocadas entre um servidor e os dispositivos que acessam o seu site, sejam smartphones, computadores ou qualquer outro dispositivo que acesse um site.
O Tráfego é relativo ao conteúdo transmitido do servidor aos dispositivos dos usuários que acessam seu site. Exemplo, digamos que você tenha em uma página do seu site um vídeo de 23MB. Sendo assim, a cada vez que um usuário acessar essa página, o servidor terá de transmitir (trafegar) 23MB para cada um dos usuários.
Agora vamos entender o que são visitas no site: Visitas são os acessos de usuários ao seu site. É importante saber que visita e visitante são dados diferentes, um único usuário (visitante) pode ter visitado seu site 10 vezes. As visitas são equivalentes às sessões e vale salientar que uma sessão é o tempo que o visitante passa no seu site.
Quando um visitante entra no seu site e acessa 5 páginas diferentes ele gera 5 acessos sendo um só visitante, entende? é meio complexo, vou dar um exemplo para você entender melhor:
Digamos que um mesmo usuário tenha acessado seu site e no período de uma hora ele tenha navegado por 3 páginas diferentes, formulários, colunas e homepage. Isso tudo será considerado uma única sessão com 3 acessos de página gerados por um único visitante!
Ficou claro agora? Então vamos para a próxima etapa! Como aumentar as visitas do seu site.
Eu sou Social Media, ou seja, gestor de redes sociais da Carratu Digital e a solução que eu trago pra você aumentar as visitas no seu site é utilizando as redes sociais!
As redes sociais estão presentes em todos os processos do meio digital, principalmente quando falamos de vendas, leads e visitantes.
Afinal é nas redes sociais que o seu público alvo existe e se relaciona entre si e com as marcas comerciais, por isso é importante ter a sua persona bem definida para saber como atraí-la para o seu site!
As redes sociais compreende a parte de atração, ou seja, o ponta pé inicial para abordar o seu possível visitante e leva-lo até o seu site. E para isso existem diferentes formas de trabalhar as suas redes sociais para atrair o máximo de pessoas e assim aumentar o número de visitas do seu site!
Agora que você já entende o universo que engloba o número de visitas em um site vamos começar a preparar e trabalhar as suas redes sociais para atrair o máximo de visitantes para o seu site! Siga as instruções a seguir:
Defina e Pesquise sobre a sua persona!
Ter uma persona bem definida é primordial para qualquer tipo de negócio no meio digital. Outro ponto importante é descobrir aonde está a sua persona na rede social. Por exemplo, aqui na Carratu uma das nossas personas é o Sergio Cavalcante, veja a descrição dele:
” Empreendedor nato, graduado em Administração, nascido em meio à explosão de tecnologia dos últimos anos. Ele tem 30 anos de idade e trabalha em sua própria empresa, uma Startup de Tecnologia que atualmente fatura 300 mil/mês e precisa encontrar os melhores meios para escalar, sem perder a qualidade do serviço, atendimento e cultura.”
Quais redes sociais o Sergio usa? com certeza ele usa Instagram, Linkedin e talvez, não com muita frequência, o Pinterest. Então seu eu quero encontrar pessoas como o Sergio a minha empresa tem que estar presente nessas redes sociais.
Estando presente nestas redes agora você tem que achar o Sergio, procure por coisas do interesse dele. Por exemplo, veja as coisas que ele gosta de fazer no seu dia a dia para saber onde achá-lo:
” Ele tem um estilo de vida bem corrido, faz cursos, lê blogs e participa de mentorias para se aperfeiçoar, mas não deixa de realizar esportes com o intuito de se manter sempre saudável para isso não afetar a sua rotina de trabalho e produção.”
Quando você souber o que a sua persona gosta de fazer, você já tem um direcionamento de onde achá-la! O Sergio gosta de esportes, então procure por páginas de esportes no Instagram, cheque os seguidores e procure por homens de meia idade e pronto! Você achou a sua persona na rede social.
Bom, isso é um exemplo norteador, se você quer um filtragem ainda mais assertiva, uma pesquisa mais rebuscada é necessária. Basta seguir o mesmo padrão de pesquise que indiquei, porém com todos os gostos e peculiaridades da sua persona.
Como abordar sua Persona para aumentar as visitas no site
A melhor forma de se conectar com alguém é falando o que ela quer ouvir! Com as personas não é diferente. Produza conteúdo nas redes sociais voltados para sua persona. Converse com ela, usando a forma de linguagem dela e as coisas que ela gosta de ver e ouvir!
Esse é um ponto importante onde as redes sociais trabalham em conjunto com o seu site. Produza conteúdo no seu site voltado para a sua persona e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e assim você mata dois coelhos numa tacada só!
Uma boa estratégia de marketing que une o inbound, o outbound e as redes sociais é a nova estratégia: Unbound marketing! Você pode ler mais sobre ela clicando aqui! Principalmente se você quer de fato usar suas redes sociais no seu potencial máximo para atrair visitas no site.
Se for para fazer algo, que faça direito!
Descubra como criar conteúdo para atrair visitas no site
Você já definiu a sua persona, já conhece seus gostos e dores! O próximo passo é produzir conteúdo apropriado para que ela consuma. Mas não é qualquer tipo de conteúdo, falo de um conteúdo que leve pessoas da sua rede social para o seu site!
Primeiro, a qualidade da imagem é muito importante, então tenha um designer a sua disposição se realmente quiser que essa estratégia funcione. O conteúdo da imagem deve ser relacionado ao seu site. Sempre deixando uma dúvida ou o conteúdo incompleto que gere curiosidade em quem está lendo. Assim a probabilidade de uma pessoa está viu sua imagem na rede social vá para o seu site e aumentar o numero de visitas é grande.
Então deixe sempre o link do seu site disponível e em lugar claro! O Ideal é que esteja na bio das sua redes sociais. Veja na imagem a baixo:
Apenas produzir conteúdo direcionado não é o suficiente
Seja ativo nas redes sociais, participe de discussões que envolve direta ou indiretamente a sua empresa. Pois além de encontrar a sua persona você precisa fidelizá-la! E o jeito mais prático de fazer isso é se comunicando com ela. Não só através de postagens mas também interagindo, comentando e curtindo fotos da persona.
Se a sua persona está presente no Instagram, clique aqui e tenha acesso a dicas para melhorar o engajamento no Instagram dos seus seguidores e consequentemente trazê-los para o seu site aumentando assim as suas visitas no site.
Este é um processo que requer muito trabalho, então esteja disposto para criar um frequência de postagens e comunicação entre sua empresa e a persona.
Planeje seu esquema de postagens
Produzir conteúdo rico diariamente para atrair mais visitas para o site pode ser bem trabalhoso, porém, não é necessário fazer novas postagens todos os dias. O importante é fazer um planejamento de conteúdo e estabelecer a frequência de seus posts.
Comece fazendo testes, com duas postagens na semana. Meça os horários em que as pessoas mais frequentam o seu site e vá adaptando a suas publicações de acordo com o comportamento que observar que dá mais resultado.
Para clarear as ideias, um exemplo prático
Digamos que você tem uma empresa de carros, logo você tem um site que vende carros. Não só vende mas também fala sobre a sua empresa, código de cultura e etc. Você já definiu a sua persona e já sabe como abordá-la. Suas redes sociais já estão configuradas e preparadas para atender o consumidor. Esse é o cenário. Siga os passos abaixo para entender melhor.
- Produza conteúdo no seu site que seja de interesse da sua persona. Exemplo: texto sobre os 5 carros mais baratos do mercado.
- Adapte esse conteúdo para a rede social que a sua persona está presente
- O conteúdo deve gerar curiosidade na sua persona. Exemplo: Descubra quais são os 5 carros mais baratos do mercado.
- Na legenda da postagem direcione a persona para o seu site. Exemplo: acesse o site da minha empresa e tenha acesso a esse conteúdo.
Aqui na Carratu eu uso essa estratégia sempre que preciso atrair visitas no site. Veja um exemplo real na imagem abaixo:
Veja que na postagem, não necessariamente é uma imagem. Use sua criatividade para criar qualquer tipo de conteúdo pra rede social. Analise também que todo o processo que descrevi para você acontece nessa imagem, mas dentro do universo da Carratu!
É isso!
Aplicando essa estratégia de redes sociais, o número de visitas no site vai aumentar. Lembre que estar presente nas redes sociais é imprescindível para que o seu negócio decole no meio digital!
Talvez este seja o momento de você avaliar estratégias de marketing para o seu negócio.
É complexo sim, mas nós da Carratu podemos ajudar você com o aumento das visitas no site. Entre em contato conosco!
Yorran Jordy