PINTEREST: COMO ELE IRÁ TE AJUDAR NO DIA A DIA

A última atualização deste post foi em por

O Pinterest é uma das redes sociais mais inspiradoras que eu já conheci. Adoro usá-lo tanto na minha vida pessoal como na vida profissional da Carratu Digital.

Nele, os usuários compartilham imagens de seus próprios projetos, assim como referências de imagens de outros usuários. Essas referências, mais tarde, os ajudarão a inspirar-se no trabalho artístico, no design, na moda e em qualquer outro âmbito.

Para simplificar sua compreensão sobre a rede social, pense no Pinterest como um quadro de avisos colaborativo. Nele, todos podem “pinar” ou alfinetar alguma referência, mas com maior funcionalidade de inspiração e organização. Inclusive, você também pode pensar nele como uma ferramenta de registro de imagens favoritas.

Dessa forma, as pessoas fixam ou salvam as imagens encontradas na Web (ou no próprio Pinterest) em diferentes painéis personalizados por você (usados ​​para categorizar suas coleções de imagens). O interessante é que muitas das imagens salvas no Pinterest são clicáveis ​. Assim, elas abrem em uma nova guia da página da web original em que foram encontradas, o que pode ser uma ótima estratégia de atração para o seu blog.

Por exemplo, o Pinterest é uma rede social muito popular para receitas gastronômicas. As pessoas podem navegar por imagens de comidas deliciosas, clicar na que pareça boa e ser levada diretamente para o blog onde esteja as instruções da receita.

Além disso, o diferencial é que elas também podem salvar essas imagens de comidas em seu próprio quadro de categorias “Receitas” no Pinterest para acessá-las em algum outro momento. Assim, fica mais fácil de consultar o que você precisa de forma rápida.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre essa rede social? Vem comigo que vou te dar algumas dicas pontuais para você não errar ao utilizar a plataforma!

Screaming Tell Me GIF - Find & Share on GIPHY

Primeiros passos no Pinterest?

O Pinterest é totalmente gratuito, mas, como qualquer outra rede social, você precisa de uma conta para começar a usá-lo.

Você pode criar uma conta gratuita no Pinterest.com com um email e uma senha ou simplesmente optar por criar uma da sua conta existente do Facebook ou do Google.

Login Pinterest

Após o cadastro inicial, você será solicitado a preencher alguns detalhes, como nome, idade, sexo, idioma e país. Em seguida, receberá instruções para escolher pelo menos cinco categorias de interesse. Assim, o Pinterest  irá lhe mostrar pins personalizados com base no que você gosta.

Familiarize-se para usar o Pinterest

Atualmente, o Pinterest tem milhões de usuários pelo mundo. No Brasil, ele tem o reconhecimento tanto de pessoas que produzem conteúdo autoral como pessoas que buscam inspirações de moda, arte e design.

Navegar em sua estrutura como visitante é a coisa mais simples do mundo. Porém, se sua intenção é gerenciar o seu próprio conteúdo, é bom se ligar nestas explicações:

Pinterest Carratu Digital

No canto superior direito, você verá um menu com várias opções diferentes.

  • Página inicial: É aqui que você encontra todos os pinos mais recentes salvos pelos usuários que você segue atualmente. Além de novas sugestões baseadas nas coisas que você já salvou.
  • Seguindo: Se você quiser apenas ver o que os usuários que você segue estão fixando, acesse essa guia.
  • Seu nome e foto do perfil: Selecione esta opção a qualquer momento para acessar seu perfil. (Se você ainda não configurou uma foto de perfil, clique nos três pontos no canto superior direito. Em seguida, selecione Editar configurações no menu suspenso e navegue até Perfil no menu esquerdo.)
  • Mensagens: Através do ícone de balão de fala você pode acessar o campo de Enviar e receber mensagens privadas com usuários que você segue.
  • Notificações: Isso é marcado pelo ícone do sino ou campainha como alguns se referem. Interações e sugestões aparecerão aqui.
  • Configurações:  É representado pelos três pontos. Selecione para alterar suas configurações ou atualizar sua conta.

Mais perto do seu perfil, você também verá quatro guias:

  • Pastas: exibe todos os painéis ou pastas que você criou.
  • Pins: exibe todas as coisas que você marcou recentemente (antigo pin it).
  • Atividades: todos os pinos que você experimentou e deixou comentários.
  • Tópicos: estes são tópicos sugeridos que você pode seguir com base em seus interesses.

Comece a salvar seus pins e criar pastas

Pode ver que todas as contas se organizam com pastas e dentro delas tem os pins. Esses pins podem se misturar entre suas referências próprias (quer dizer, criadas por você mesmo) e referências de outros usuários ou sites que você acabou pinando para a sua pasta.

Aqui vem a parte divertida. Agora que você passou algum tempo configurando sua conta e teve uma breve compreensão de como o Pinterest realmente funciona, você pode começar a salvar os pins em suas pastas. Existem duas maneiras de fazer isso.

Opção 1: Salvar Pins encontrados no Pinterest

Para salvar um pin encontrado durante a navegação no Pinterest, basta passar o cursor sobre o pin e clicar no botão vermelho Salvar que aparece no canto superior direito. Você será perguntado em qual placa deseja salvá-la.

Como salvar imagens pinterest

Opção 2: Salvar Pins existentes no computador ou o que você encontra na Web

Navegue até o seu perfil, clique na guia Pins ou na guia Boards e procure o botão Create Pin ou o botão Create Board na extremidade esquerda dos pinos / placas.

  • Criar PIN:  se a imagem estiver no seu computador, você poderá  enviá-la para a web. No entanto, se o que você deseja fixar estiver na Web, copie e cole o URL direto no campo especificado e poderá selecionar a imagem específica que deseja fixar.
  • Criar pastas: use para criar pastas ou painéis diferentes e manter seus pins organizados. Basta nomeá-los, e escolher se deseja torna-los públicos ou secreto (privado).

adicionar imagem Pinterest

Opção 3: Salvar Pins diretamente da Web

Dica profissional:  É apenas uma dica, mas se você deseja salvar aleatoriamente as coisas no Pinterest enquanto navega na Web, com certeza instalar um recurso no seu navegador para criar os botões para clicar sobre uma imagem e salvá-la vai facilitar sua vida.

Para isso, deixo o link aqui do recurso “Botão para salvar no Pinterest”

Pinterest na mão

Você pode fazer coisas incríveis com o Pinterest, já que uma das razões dele é facilitar o seu trabalho em busca de referências.

Além de ser muito divertido usar a plataforma no desktop comum, você também ficará impressionado com o poder dos aplicativos móveis para iOSAndroid .

Dessa forma, descobrir novos pins, salvá-los e encontrá-los novamente mais tarde, quando você precisar deles, não poderia ser mais fácil ou mais útil com o aplicativo!

Inclusive, tenho uma amiga, a Liliane Ferrari, que entende tudo sobre essa plataforma. Se você quiser segui-la para extrair o máximo dos seus conhecimentos, deixo o link aqui do Pinterest e Linkedin dela.

E aí, o que acha de começar a usar o Pinterest e aplicar as dicas que te dei por aqui? Tenho certeza que, usando da maneira certa, essa rede social vai ser muito útil para você que quer divulgar seu conteúdo ou estar por dentro das tendências do país e do mundo.

E lembre-se: a organização é essencial na hora de planejar o seu conteúdo. Você pode organizar a sua no mLabs por exemplo. Clique no banner e receba um cupom por email para usar a ferramenta gratuitamente por 30 dias.

redes sociais mlabs

 

Sobre o autor

Ubirajara Carratu
Ubirajara Carratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google Ads. Tudo o que for desafiador, se torna mais apaixonante.

Ubirajara Carratu Por Ubirajara Carratu

Quer nos conhecer?

Saia na frente

Podcast #DuCarratu