Sair do conteúdo
melhorar o tráfego orgânico
Categories:

CASE DE SUCESSO: Conseguimos melhorar o tráfego orgânico em 6 meses da Flora Nativa

Melhorar o tráfego orgânico é um grande desafio para todos que estão no digital.

Com o Inbound marketing, metodologia criada em meados de 2005 é possível fazer isso, pois ela cuida desde a atração através do tráfego orgânico, geração de leads, oportuniza os leads e através da oferta de conteúdo relevante e um bom trabalho de vendas, ela faz as vendas acontecerem em um processo de funil.

Hoje vamos apresentar o caso da Flora Nativa e mostraremos como a Carratu Digital ajudou a empresa a fortalecer sua presença digital, a converter visitantes em vendas e a crescer 5.913,16% seu tráfego orgânico em seis meses.

O desafio de melhorar o tráfego orgânico

O principal desafio da Flora era atrair novos clientes. Até então, a maioria era se resumia a conhecidos ou amigos de amigos. A necessidade de expandir os negócios era urgente e levou a Flora Nativa até a Carratu com dois objetivos: consolidar a presença digital da empresa e tornar-se referência.

A estratégia

A partir das demandas trazidas pela Flora, desenvolvemos e colocamos em prática uma estratégia completa de Inbound: Site/Blog, SEO, Landing Pages, Automação ou Fluxo de Nutrição e Email Marketing.

Criamos desde o site, como também um planejamento de marketing de conteúdo e automação de marketing oferecendo conteúdos relevantes. Também estruturamos o site, blog (com postagens periódicas) de acordo com as boas práticas de SEO. Aliado a esse planejamento de Inbound, demos andamento as campanhas para atrair novos visitantes ao novo site/blog.

Resultados

Como resultado, em seis meses de estratégia a Flora Nativa está ranqueando 286 palavras-chave, mantendo um bom tráfego de visitas orgânicas. Com essas colocações por esses termos, a Flora tem economizado em torno de US$ 197 que seriam investidos em Google Ads mensalmente.

flora nativa tem ranqueado bem em apenas seis meses de estratégia de inbound marketing em prática
Este gráfico mostra o volume de palavras-chave que a Flora tem ranqueado desde a criação do site

Entre julho de 2017 e janeiro de 2018, o tráfego de visitas no blog da Flora cresceu mais de 500%. Com mais de 4,2 mil visitas em janeiro, mais da metade tem origem na busca orgânica. Este canal de aquisição, especificamente, cresceu o volume de visitas 5.913,16% neste período.

tráfego da flora nativa em seis meses de campanha de inbound marketing
Em seis meses, o número de sessões da Flora cresceu mais de 500%, destacando-se as sessões de tráfego orgânico. Essa segmentação cresceu praticamente 1000% por mês de estratégia

Para além da execução de estratégias, a Carratu profissionalizou o marketing da Flora, segundo o Diretor de Gestão, Lucas Carvalho. “A Flora Nativa era totalmente ausente dos meios digitais, sem site e uma gestão de mídias totalmente amadora, raramente trazendo resultados.

Dependíamos totalmente do marketing boca-a-boca e do nosso networking para conseguir novos clientes, limitando muito nossas vendas”.

Para Lucas, a elaboração do site, após 15 dias e apenas 3 reuniões, foi um “processo claro e rápido”. Nos meses iniciais já surgiram as primeiras vendas, junto a uma melhora perceptível da imagem da empresa.

“Mesmo quem não chegava pelo digital tinha uma melhor imagem da empresa ao nos procurar na internet, facilitando a venda presencial”, explica Lucas.

lucas carvalho, diretor da flora nativa
Lucas Carvalho, Diretor de Gestão da Flora Nativa

“A Carratu profissionalizou o marketing da Flora Nativa. Tudo isso foi feito com base em um processo muito simples, claro e comprometimento da equipe com nossos resultados, fazendo o que fosse preciso para que estivéssemos sempre alinhados e no caminho certo”.