Atualmente, ter presença digital é fundamental para todo tipo de empresa. Cada vez mais usuários fazem pesquisas online quando estão considerando uma compra. Você sabe como conseguir gerar mais visitas melhorando o tráfego do site?

Independentemente da estratégia de marketing digital, primeiro é preciso saber quem é a sua persona. Planejando a campanha de acordo com o seu público, os visitantes que chegarão até você terão potencial de se tornar clientes.

Existem duas estratégias para geração de tráfego: pago, como os anúncios; ou orgânico, que atrai o público sem um investimento proporcional aos resultados da campanha. Se você deseja melhorar o tráfego do site, alimentando o topo do seu funil de vendas com o público ideal para o seu negócio, confira essas 8 dicas e garanta mais visitantes!

Boa leitura!

1. Crie um blog corporativo

Pessoas interessadas em comprar seus serviços ou produtos têm alguma chance de encontrar seu site — no entanto, o processo de compra não funciona assim. Se alguém está muito estressado, por exemplo, é possível encontrar muitas opções para contornar a situação.

Agora imagine que você tem um resort e deseja ajudar essa pessoa, oferecendo um ambiente calmo e descontraído para que ela descanse e passe um tempo em família. O blog da sua empresa ajudará a aproximar os visitantes da marca, tornando-a familiar na hora da decisão de compra. Assim, seu resort será lembrado no momento certo.

Além disso, ele ajuda a mostrar a autoridade do seu negócio para a audiência. Melhore o relacionamento com seu cliente potencial usando um blog que pode ser direcionado para melhorar a receita do empreendimento.

2. Use o marketing de conteúdo para atrair visitantes

Agora que você já criou um blog corporativo, o que publicar nele? O marketing de conteúdo — ou inbound marketing — é uma atualização do marketing tradicional com as ferramentas que o meio digital oferece. Com o objetivo de atrair clientes em potencial, esse tipo de estratégia oferece conteúdo de qualidade e relevante para o público.

Para planejar e monitorar suas campanhas, é importante definir as metas e documentar todo o processo. Para que seu conteúdo não seja criado de forma aleatória nem perca  seu o propósito, é interessante desenvolver um calendário editorial, pensando inclusive na estratégia de divulgação nas redes sociais.

Determine os assuntos, as pautas e com qual frequência você publicará no seu blog de acordo com os hábitos do seu público-alvo.

3. Desenvolva uma estratégia de SEO

Para promover o seu site e as publicações do blog, uma das melhores técnicas é o SEO (“otimização para mecanismos de busca”, em português), que ajuda a impulsionar suas páginas para as melhores posições em buscadores.

Afinal, quem não quer aparecer na primeira página do Google quando o cliente ideal pesquisa por um determinado produto? A Cervejaria Continental, por exemplo, conseguiu ficar entre os três primeiros resultados para 14 palavras-chave com um trabalho de SEO de apenas 9 meses.

Existem muitos detalhes para melhorar o SEO — como o tempo de carregamento do seu site e o uso de palavras-chave. Você precisa ter em mente que o objetivo dos mecanismos de busca é oferecer a melhor experiência possível para o usuário. Entre as estratégias mais importantes de SEO estão o link building e a produção de conteúdo de qualidade.

4. Aproveite as redes sociais para otimizar o trafego do site

Atualmente, o maior tempo consumido com a internet é gasto nas redes sociais. Plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são excelentes para criar engajamento com o seu público e aumentar a visibilidade da marca. Use esse meio para divulgar conteúdos produzidos no site, ofertas e promoções.

Para conseguir mais tráfego, você pode participar de grupos e fóruns sobre assuntos ligados ao seu negócio dentro dessas redes. Responda a dúvidas, participe e seja ativo. Assim, sempre que possível, você poderá mencionar algum conteúdo do seu blog que aprofunde ou solucione alguma questão.

5. Tenha um canal de vídeo

Um dos formatos mais consumidos atualmente na internet, o vídeo é dinâmico e proporciona uma sensação de realidade e proximidade para a audiência.

Ele é uma poderosa ferramenta de marketing, pois melhora o tráfego do site e ajuda no ranqueamento das suas páginas. O vídeo também pode ser usado para levar informações importantes e até mesmo para fazer uma oferta.

Com a criação de um canal no YouTube você pode cativar o público com a entrega de conteúdos ricos. Outra possibilidade de gerar tráfego para o seu site com o canal é fazendo lives (transmissões ao vivo). Para isso, seja criativo na abordagem e faça chamadas interessantes. Lembre-se de divulgá-la com antecedência.

6. Monte uma estratégia de e-mail marketing

Essa ferramenta é muito importante para a comunicação online. Com o e-mail marketing você consegue garantir que a sua mensagem será entregue ao destinatário, monitorar se ela foi aberta e quantificar os links clicados.

Existem muitas finalidades para o e-mail corporativo — como o envio de newsletters, e-mails promocionais, recuperação de clientes inativos e outras. Pergunte ao seu prospect qual é a frequência de recebimento de e-mails e, caso você trabalhe com mais de um nicho, segmente sua lista para evitar mensagens desnecessárias.

Planeje os envios de e-mail marketing divulgando as publicações do blog. Quanto à quantidade de links por e-mail, lembre-se de que menos é mais: aponte para um ou, no máximo, dois links diferentes por e-mail.

7. Planeje uma campanha com mídias pagas

Estratégias de tráfego pago também são importantes e complementares às fontes de tráfego orgânico. Ao passo que no tráfego orgânico a qualidade do público atraído costuma ser maior, o tráfego pago gera um volume maior de visitas, de acordo com o investimento que você faz.

O Imirá Plaza Hotel usou o Google AdWords e triplicou o faturamento do negócio. Também é interessante investir em anúncios nas redes sociais — como o Facebook Ads. Ainda no planejamento da sua campanha, defina qual será o objetivo dela e quais são as melhores métricas para indicar se o retorno está adequado às expectativas.

8. Apareça na mídia tradicional

Além de todas as dicas anteriores, conseguir gerar uma matéria sobre o seu negócio no jornal, no rádio ou na TV tem maior alcance e gera credibilidade para a marca. Crie releases e entre em contato com as mídias do seu nicho de mercado. Esteja atento aos seus diferenciais e aos feedbacks — estes podem apontar algo interessante.

Como você viu nesse post, existem muitas estratégias para otimizar o trafego do site. O segredo do sucesso é simples: tenha o cliente como foco.

Das técnicas de SEO aos anúncios pagos, suas ações precisam ter sentido para ele. Para isso, é preciso que você entenda o que realmente oferece, quem é o seu consumidor e quais são suas preferências.

Agora que você já viu como aumentar o tráfego para o seu site, gerando mais visibilidade para o seu negócio e aumentando as chances de conversão, entenda o que fazer depois que seus visitantes foram convertidos em leads para aumentar suas vendas e fidelizar os clientes!

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