Sair do conteúdo
links patrocinados
Categories:

LINKS PATROCINADOS: O QUE SÃO E COMO USÁ-LOS NO GOOGLE?

Links patrocinados são uma das principais formas de fazer publicidade virtual quando se tem como objetivo aparecer nas primeiras posições da pesquisa do Google de forma rápida.

Como o ranqueamento orgânico envolve a utilização de várias técnicas de Marketing Digital e necessita de um tempo maior para alcançar bons resultados, investir em anúncios para aparecer no topo da página é uma excelente alternativa para acelerar.

A utilização de links patrocinados, além de ser uma técnica criada para democratizar a forma de fazer divulgação na internet, ajuda no aumento de vendas da sua empresa.

Essa é uma forma tão assertiva que a WPromote conseguiu um aumento de 251% na sua renda e de 88% no seu ROI com a Cleveland Golf, por causa do investimento feito em links patrocinados.

Então utilizando as estratégias de Marketing Digital e a publicidade, juntos e da forma correta, é possível trazer excelentes resultados para sua empresa.

É por causa disso e pelos motivos que irei falar neste artigo, que eu vou ensinar como você deve utilizar a publicidade paga. 

O que são links patrocinados?

De maneira simples e objetiva, links patrocinados são anúncios que utilizam textos simples ou imagens e possuem investimentos financeiros pré-definidos, sendo uma forma de divulgação rápida.

Uma das principais formas de fazer isso é a divulgação através dos campos de pesquisa do Google. Mas existem outros locais, como blogs, sites, redes sociais e aplicativos, por exemplo, onde é possível colocar uma publicidade. 

Atualmente o Google é uma empresa referência na aplicação de publicidade virtual, que é conhecida como Google Ads. Seu lucro nessa área é tão alto que se tornou sua principal fonte de receita. 

Agora que você entende o que são links patrocinados, deve estar se perguntando: como nós fazemos para identificá-los?

Campanhas Search ou de Busca por texto

É simples, quando digitamos alguma palavra-chave no campo de pesquisa do Google ou encontramos a divulgação através de banners (display) de uma empresa em alguma página de parceiros do Google, ela sempre terá um identificador em negrito no início do anúncio de texto ou no canto superior direto dos banners.

No caso dos anúncios de texto, eles aparecem com o nome “anúncio” ao lado do link ou da imagem, indicando que ele está sendo patrocinado.

serp ou anúncio pago

Em uma pesquisa do Google, ele pode aparecer tanto no início, quanto no final das pesquisas, por serem locais estratégicos de divulgação. 

Campanhas Display

As campanhas de banners podem aparecer, no youtube, site, blogs ou aplicativos. Isto acontece porque estes locais se associam ao Google Ads para permitir a divulgação de propaganda em suas páginas. Com isso, é possível segmentar a campanha definindo como ela será divulgada:

Links patrocinados: campanha de display

Por que usar links patrocinados? 

A utilização de links patrocinados é uma das estratégias mais utilizadas no mercado, tendo movimentado 41 bilhões de reais na economia do Brasil em 2018

Mas como todo método, cabe a você definir quais são seus objetivos e entender o que faz mais sentido para sua empresa naquele momento.

Além disso, como falei anteriormente, você tem a possibilidade de unir as estratégias de crescimento orgânico com a publicidade paga, no intuito de acelerar a chegada dos resultados da jornada de compra, que toda a estratégia de marketing de conteúdo e Inbound Marketing deve ter.

Por isso, elenquei 4 motivos para utilizá-los.

Baixo custo inicial

É possível iniciar o investimento nessa área com valores baixos como, por exemplo, 20 reais ao dia, e a medida que você observa os resultados, pode aumentar esse valor. 

Isso te ajuda a ter tempo de entender melhor quais estratégias dão certo sem precisar arriscar um valor muito elevado e te fazem conhecer melhor as regras do Google Ads.

Oferece uma análise de resultados cuidadosa

Hoje muitas ferramentas disponibilizam relatórios de análise com explicações claras sobre as métricas alcançadas e permitem que você possa gerar relatórios para compartilhar com o seu time de marketing.

No caso do Google Ads, a melhor forma de coletar estes dados é usando a própria plataforma do Google Ads e cruzar os dados com o Google Analytics.

Ambas as ferramentas são gratuitas do Google!

Além das análises que mencionei, as ferramentas oferecem sugestões de mudanças no painel para melhorar os desempenhos das suas campanhas pagas, bem como, fornecem insights do seu mercado para você entender como melhorar em relação ao praticado no seu segmento.

Suporte técnico 

Se surgir algum problema nas suas contas, eles disponibilizam várias formas de contato para você ter acessos às soluções mais adequadas e práticas.

Dependendo do problema, antes que você perceba eles já conseguem te informar e te fornecer os passos necessários para resolver através do suporte, entrando em contato pelo 0800 727 0278 ou pelo site do suporte.

Criar campanhas personalizadas

Uma dúvida que pode surgir na hora de criar campanhas é se tem como segmentá-las.

E a resposta é sim. Fazendo a configuração necessária da sua conta, tem como segmentar seus anúncios para eles aparecerem predominantemente para grupos específicos, que estão procurando pelo que você oferece.

Isso é um ponto bastante positivo, pois aumenta suas oportunidades de fechar negócio com pessoas que realmente querem solucionar suas dores com as soluções que você tem.

Como fazer as campanhas no Google? 

Agora que você entende as vantagens de investir nessa estratégia, o próximo passo é entender como construir as campanhas.

Apesar de existirem várias empresas que trabalham com anúncios, como a Google é a mais utilizada e possui uma grande visibilidade no mercado, o foco será na construção de campanhas para esta plataforma.

Existem 4 passos principais que você deve seguir:

Escolher quais campanhas você irá criar e definir suas metas

Inicialmente você deve determinar que categorias de produtos ou serviços irá anunciar na plataforma e escolher quais serão as metas para cada campanha. 

É interessante sempre se basear em um planejamento de marketing digital para entender quais objetivos deve definir no Google Ads e aplicar isso na plataforma quando criar uma nova campanha.

dashboard google ads nova campanha

Definir as palavras-chave

Utilizando o planejador de palavras-chave do Google Ads, você conseguirá definir quais são as opções mais interessantes para o seu negócio, pela relevância dos seus resultados de pesquisa. 

Ele fornece dados sobre as médias mensais de pesquisa, os lances que cada palavra-chave possui e as estimativas de resultados que sua empresa pode ter. 

Com isso, você terá um direcionamento melhor do quanto de retorno pode ter com o investimento que pretende fazer.

Planejador de palavras-chave google ad planner dashboard

Selecionar os tipos das campanhas que você irá trabalhar

Existem 7 categorias de campanhas nas quais você pode escolher, elas são responsáveis por informar em quais locais aparecerão e sua determinação ocorre com base nos objetivos que você tem e onde você quer que elas sejam vistas. São elas:

Pesquisa ou Search: essa campanha é utilizada quando você quer que seus anúncios apareçam nas buscas de pesquisa do Google, com ela você consegue aumentar sua base de usuários e tráfego no seu site.

Inteligente ou Smart: ela irá aparecer nos mesmos locais que os anúncios de pesquisa e no Google Maps, mas sua principal diferença é a possibilidade de automatização.

Com base nos resultados já obtidos através de um histórico, a plataforma irá fazer as otimizações de segmentação de forma automática e irá melhorar o seu desempenho através do aprendizado de máquina.

Display: são anúncios gráficos utilizados em sites, blogs e outros canais parceiros que se remuneram com o Google AdSense .

Esta categoria de campanha é perfeita para marcas que buscam trabalhar o seu branding ou ainda fazer remarketing. Mas vale lembrar que a escolha de onde os banners (displays) serão apresentados, ajuda muito no resultado positivo da campanha.

Campanha Google links patrocinados da tribuna do norte

Vídeo: são campanhas que aparecem no YouTube através de vídeos curtos ou mais longos. Para os vídeos curtos de 5 segundos a exibição é obrigatória do começo ao fim, mas para vídeos maiores que 5 segundos, existe o True View, recurso que cobra somente o percentual de tempo que o usuário assistiu.

Campanha true view no youtube

Shopping: uma das opções do Google mais utilizadas para quem tem e-commerce é o “Shopping”. Com este recurso, você pode trazer dados do Feed do seu site e criar anúncios dinâmicos, com valores e atualizá-los de forma simples e em conjunto, poupando tempo e dinheiro.

Campanha de shopping google ads

App: As campanhas de app geralmente tem diferentes objetivos, mas na maioria das vezes é divulgar a sua própria existência. 

Ele ajuda a aumentar a receita ou o número de usuários cadastrados, criando anúncios para serem divulgados em outros app, youtube, google search, display e principalmente para quem está navegando na versão mobile em outros app’s.

Local: São muito utilizados para espaços físicos, como lojas, restaurantes e comércio, em geral, que precisa receber visitas físicas. Quando você tem a intenção de levar o usuário para este local, a campanha de localização é a melhor opção e ela irá divulgar sua localização em Redes de Pesquisa, Youtube, Display e Google Maps.

Definir quais serão os custos

O Google Ads disponibiliza algumas pela divulgação dos anúncios que pode ser adaptada de acordo com sua necessidade da sua estratégia de marketing, são elas:

CPC (Custo por Clique): é cobrado o valor a cada clique no link da SERP, ou melhor dizendo do anúncio apresentado ao visitante.

CPA (Custo por Ação): a cobrança é calculada dividindo o custo total das conversões pelo número total de conversões.

CPV (Custo por Visualização): A cobrança é gerada pela quantidade de vezes que o anúncio é visto, no caso dos canais do youtube.

CPM (Custo por Mil): a cobrança é calculada a cada mil visualizações do anúncio em campanhas de Search ou Display.

Após definir esses passos, você tem a possibilidade de anexar fotos, fazer layouts e criar textos, dependendo do tipo da campanha que você escolher.

4 benefícios dos links patrocinados para empresas B2B com estratégia de Inbound Marketing

Se bem utilizado, os links patrocinados conseguem trazer vários benefícios para a estratégia do Inbound: 

Aumentar o tráfego do site

Nas campanhas pagas é possível inserir links do site ou blog e Landing Pages, isso ajuda a aumentar o tráfego do seu site e a aquisição de novos visitantes e leads, ajudando a atingir as metas rapidamente.

Mensurar dados da estratégia

O Google Ads faz a análise de resultados e disponibiliza em tempo real, por isso, você consegue ter acesso a todos os dados de desempenho das campanhas, fazendo a comparação com os indicadores da sua estratégia.

Seleção inteligente da persona

O Google através do aprendizado da máquina, coleta inúmeros dados no mercado de anúncio, similares ao que sua empresa publicou. Graças a esse trabalho de aprendizado, ele disponibiliza características que te ajudam a se aproximar do seu público e obter os melhores resultados com as campanhas.

Avalie antes de usar links patrocinados

Como citei anteriormente, você deve ter estratégias adequadas para entender as necessidades da sua empresa e conseguir criar campanhas de divulgação na internet. 

Para isso não deixe de ter um bom Planejamento de Marketing Digital com a metodologia de Inbound bem definida para o seu negócio. 

Quando você entende a jornada de compra dos seus clientes, traça metas com mais facilidade e determina os passos que devem ser seguidos em cada etapa de um funil de vendas, fica mais claro investir em publicidade digital ou links patrocinados como explicamos aqui. 

Ter estes pontos bem claros, te ajuda a entender quais as categorias de campanhas você deve escolher para sua empresa e o que será esperado de cada um delas.

Tenha resultados mais assertivos

Entender sobre Marketing Digital e investir em bons canais de publicidade digital são excelentes estratégias para o crescimento do faturamento da sua empresa e consolidação de sua marca no mercado.

Se você se interessou pelo uso de links patrocinados e deseja entender melhor como pode utilizar na estratégia da sua empresa, fale com um dos nossos especialistas para te ajudar a criar as melhores campanhas para o seu negócio e acelerar seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.