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qual o grande desafio do marketing
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QUAL O GRANDE DESAFIO DO MARKETING B2B?

Quer saber qual é o grande desafio do marketing para empresas B2B?

Aqui na Carratu Digital atendemos clientes B2B que buscam soluções com o marketing digital, em especial com o Inbound Marketing e Google Ads.

No dia a dia, criamos planejamentos e acompanhamos estratégias bem sucedidas na área de marketing para clientes com perfil de tecnologia B2B, e a cada campanha que lançamos, percebemos que o mercado oferece um novo e maior desafio de marketing, o da orientação dos dados na composição das ações.

Todo mundo fala de dados no marketing, e o que cada vez mais percebemos é que as mídias sociais não consegue oferecer um tipo de receita recorrente nas estratégias para atrair novos clientes.

Por isso, eu, Ubirajara Carratu, resolvi fazer uma breve análise do nosso dia a dia aqui na Carratu e selecionar uma lista dos 10 principais problemas que ajudamos os nossos clientes a resolver:

  • Planejamento de marketing
  • Criação de conteúdo
  • Garantindo e Demonstrando Valor
  • Fazendo o melhor uso da tecnologia de marketing
  • Automação de Marketing
  • Geração de Leads
  • Aumentando a conscientização
  • Treinando sua equipe

Mas lembre-se, que este texto é uma forma de explicar quais são os maiores desafios das empresas, segundo o nosso relacionamento com o mercado. Por isso, não encare este blogpost como uma pesquisa.

1. Planejamento de Marketing

Iniciar uma operação de marketing com planejamento para nós é obrigatório, mas você acredita que existem empresas que não tem planejamento?

E o pior, muitos profissionais de marketing ainda confundem planejamento com estratégia, o que é um erro seríssimo.

O grande desafio do marketing começa pela sua organização, afinal o digital é um cenário com muitas opções e nós devemos estar ligados somente no que é necessário para atingir nossas metas.

O foco é essencial, mas saber para onde ir com segurança é a razão. Um elemento chave de nosso planejamento de marketing é determinar quem é a persona, jornada de compra, palavras-chave, análise da concorrência e benchmarking do funil de Vendarketing, através de nossos parceiros.

Também usamos planejamento baseado em dados.

Quer estejamos medindo os resultados de suas campanhas para determinar sua eficácia ou conduzindo pesquisas para entender o mercado e seus clientes, construímos as evidências que garantem que sua estratégia de marketing entregará os resultados de que você precisa.

2. Criação de conteúdo

Quando falamos com os clientes sobre marketing, discutimos a criação e distribuição de conteúdo.

Essa abordagem é muito melhor do que começar com táticas baseada nos canais de comunicação como por exemplo, relações com a mídia, pois garante que consideremos todas as opções e criemos o melhor conteúdo para educar o seu público e assim achar quais as melhores campanhas para fortalecer seus resultados.

Também é útil porque a distribuição e a criação de conteúdo são muito diferentes.

Normalmente, os profissionais de marketing lidam com muitos canais de distribuição de conteúdo, tornando a seleção e o gerenciamento de canais um grande desafio de análises de dados e comportamentos.

Já a criação de conteúdo é completamente diferente: os profissionais de marketing se esforçam para conseguir que redatores e especialistas de SEO criem conteúdo de forma assertiva para atender a cada canal e sua demanda. É então que aparece não só uma variedade de canais, como também formatos diferentes como texto, vídeos, gráficos e por ai vai.

Aqui na Carratu Digital, nós construímos uma agência baseada em processos que são orientados por nossos engenheiros e redatores autônomos, bem como profissionais de marketing que optaram por se especializar em tecnologia B2B.

Na verdade, mais da metade da nossa agência já foi de engenheiros.

Nosso foco é gerar o conteúdo mais atraente que envolva clientes e potenciais clientes, gerando aumento de receita e lucro, através da metodologia Inbound Marketing.

3. Garantir e demonstrar valor

Um dos maiores desafios da atualidade é a necessidade de mostrar que as atividades de marketing realmente geram valor para uma organização.

Há cerca de 20 anos oferecemos resultados mensuráveis, e essa experiência significa que realmente entendemos como medir valor para o cliente.

Esqueça as métricas sem sentido ou de vaidade, como likes e seguidores que encontramos nas redes sociais: construímos planejamentos e estratégias com campanhas em torno de objetivos de negócios que medem o impacto nos resultados financeiros de nossos clientes através do ROI e da satisfação deles, por saberem que estamos envolvidos com o objetivo definido pela diretoria.

Aqui na Carratu, o final do mês é período de correria dos CS, pois eles usam não só as métricas tradicionais, como o próprio funil para apresentar os resultados.

E como tudo por aqui tem planejamento, as KPI’s são acompanhadas e registradas mês a mês.

4. Fazendo o melhor uso da tecnologia de marketing

É difícil entender o mundo em rápida mudança da tecnologia de marketing. Em 2015 começamos a usar o RD Station e poucos conheciam esta solução e nem sabiam para que servia.

Hoje, depois da venda da empresa para a Totvs por 1.8 bilhões de reais, até quem não é do marketing, conhece a solução.

Na Carratu, temos profissionais que monitoram continuamente os desenvolvimentos do planejamento de marketing através não só da RD Station, mas também da Hubspot (outra grande parceira de Marketing e Vendas).

Nossa abordagem para parcerias com fornecedores é o que a escolha do fornecedor é irrelevante para nós, mas realmente importante para nossos clientes.

Trabalhamos com o sistema que for melhor para o nosso cliente, garantindo que apoio no trabalho realizado e o correto uso da tecnologia para o universo B2B, desde automação de marketing e ferramentas de mídia social até capacitação em vendas.

5. Automação de Marketing

O potencial oferecido pelas ferramentas modernas de automação de marketing é incrível: um sistema que pode converter, nutrir e encaminhar os leads durante a jornada do cliente, entregando oportunidades para o departamento de vendas com pouca ou nenhuma intervenção humana.

A realidade da automação de marketing em muitas empresas, entretanto, é muito diferente. Infelizmente, é muito comum ouvir empresas dizerem que sentem que sua automação de marketing não está sendo bem trabalhada (e estão pagando caro).

Seja pela falta de conteúdo, falta de criatividade ou necessidade de habilidades técnicas para obter o melhor do sistema, há muitos motivos pelos quais a maioria das implantações de automação de marketing não consegue entregar os benefícios esperados.

Aqui na agência trabalhamos com todos os grandes sistemas: HubSpot, RD Station e Pardot.

Vimos grandes campanhas e vimos empresas mudar seus esforços de automação de marketing de simplesmente gerenciar uma lista de mala direta para uma máquina de geração de leads.

Entre em contato conosco para saber como podemos fazer seu sistema de automação de marketing voar.

6. Geração de leads

Muitas empresas têm uma sede de leads.

Em algumas áreas da tecnologia B2B, os profissionais de marketing têm bons sistemas para geração de leads: por exemplo, em TI, onde é relativamente fácil identificar e alcançar os tomadores de decisão.

Em outros mercados, pode ser muito mais difícil entender quem estará envolvido no processo de tomada de decisão. Vemos indústrias com grandes unidades de tomada de decisão, onde os clientes devem atingir um público grande e diversificado.

Não acreditamos que a geração de leads seja algo que se presta a uma solução simples, então criamos estratégias para impulsionar leads de alta qualidade usando uma ampla gama de táticas, incluindo:

  • Marketing baseado em contas (ABM)
  • Automação de Marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Inbound Marketing
  • Email e Marketing Direto
  • SEM
  • Desenvolvimento de Landing Pages

7. Aumentando a conscientização

Há muito tempo, o marketing era para aumentar a conscientização: com uma relativa falta de produtos alternativos, se você pudesse simplesmente tornar as pessoas cientes de seu produto, você o venderia.

Hoje, a situação é muito mais complexa. Raramente você vai gerar leads a partir de uma campanha de conscientização, e poucas pessoas no B2B compram um produto quando ouvem falar dele pela primeira vez.

Conscientizar, no entanto, é o primeiro passo na jornada dos clientes.

Entendemos que a conscientização não é impulsionada apenas por RP e publicidade. Embora façam parte da imagem, nossas campanhas também impulsionam a conscientização com:

8. Treinamento de sua equipe

Uma das maiores preocupações sobre o uso de agências é que a equipe interna se tornará menos qualificada, tornando você mais dependente da agência.

Não deveria ser assim: a parceria com uma agência deve permitir que você aproveite a experiência e o conhecimento dela para aprimorar as habilidades da equipe interna.

Adoramos trabalhar com a equipe interna para ajudá-los a crescer e se desenvolver, e frequentemente realizamos workshops e treinamentos para ajudar nossos clientes a construir sua própria experiência.

Ao ajudar nossos clientes a crescer e aprender, acreditamos que juntos entregaremos melhores resultados que, em última análise, produzirão mais oportunidades para Carratu.

Considerações finais sobre qual o grande desafio do marketing?

Ao entender que boa parte dos desafios se encontram fora da capacidade técnica de um time de marketing, a agência assume um importante papel nesta parceria, pois ela vem com um know-how e metodologias que ajudarão o seu negócio decolar mais rapidamente.

Mas não se engane, pois nem todas as agências são capacitadas para as novas tendências do Marketing e você precisa saber identificar isso, mas como fazer?

Simples, um dos primeiros passos é verificar se tudo o que a agência vende para seus clientes, ela realiza para si.

Outro ponto bastante importante é você analisar os cases de sucesso da agência e se possível conversar com os clientes que ajudaram a fazer o case.

E por fim, não menos importante, entender que esta agência tem bom relacionamento com o mercado das grandes marcas, como RD Sation, HubSpot, Rock Content e tantas outras.

Agora, se você se identificou com desafio do marketing para empresas B2B, venha falar conosco e descubra nossas análises gratuitas para te ajudar a identificar e melhorar pontos importantes do seu marketing e vendas.