Aposto que você começou a sua pesquisa querendo saber quem faz a diferença no Nordeste, correto?

Existem muitas maneiras de se avaliar quem faz a diferença no Nordeste. Para situar você nesse contexto, vamos falar um pouco sobre o empreendedor que mudou completamente o mercado de Marketing Digital na região.

Ubirajara Carratu é um profissional cuja a trajetória empreendedora de sucesso no meio digital transformou a maneira como os empresários de Natal — e de boa parte do Nordeste — enxergam o potencial da internet na prospecção de novas oportunidades de negócios. Sua relevante atuação no mercado de Marketing Digital vem, ao longo do anos, revolucionando os conceitos. Por esse motivo, Bira Carratu é apontado por muitos do meio como um inovador que faz a diferença no Nordeste.

Mas, afinal, quem é esse forasteiro?

Uma palavra que pode definir a sua reputação é “desbravador”.

Não é qualquer sujeito que, em sã consciência, abre mão de todas as garantias e direitos de um emprego vantajoso e estável em São Paulo (SP) para se arriscar em um negócio completamente inovador. O paulistano que, em setembro de 2001 chegou em Natal (RN) e já conseguiu se adaptar bem ao Nordeste, faz a diferença por meio de sua agência, a Carratu Digital.

A Carratu Digital foi criada para trabalhar a comunicação de seus clientes na internet, usando no Marketing Digital os modelos de aplicação do inbound e outbound marketing.

Para entender quem faz a diferença no Nordeste, vamos começar contando a sua história que começa em São Paulo, na rua Natal, bairro da Mooca. Incrível saber que o seu destino já estava emplacado na rua onde nasceu.

Ubirajara Carratu começaria a dar seus primeiros passos em direção ao mercado digital ainda na juventude. Seu interesse pelo mundo tecnológico é uma sequência de fatos um tanto inusitada que começou quando ele achou alguns livros na lixeira de seus vizinhos — conheça melhor essa história ou, se preferir, solicite uma palestra)

Estudou Design Digital na Universidade Anhembi Morumbi e passou por grandes empresas como a IBM do Brasil, onde começou como estagiário de suporte técnico. Quando decidiu se aproximar do marketing, foi para a Oracle do Brasil, empresa de referência internacional que oferece soluções de Bancos de Dados e Java que permitem tornar real o uso da internet no mundo inteiro. Na Oracle, Ubirajara descobriu a força da internet e começou a se envolver cada vez mais com o que ele trabalharia no futuro.

Em 2000, depois de acompanhar a instalação de uma filial da Oracle em Recife, Ubirajara descobriu o Nordeste e, em setembro de 2001, veio para a capital do Rio Grande do Norte. No ano seguinte, fundou a agência Carratu, que se tornaria referência em marketing digital na região.

quem faz a diferença no nordeste

Presença digital faz toda a diferença

Como apaixonado que sempre foi pelo digital, Ubirajara Carratu começou desde cedo a navegar na internet usando a BBS Mandic, na qual deu seus primeiros passos. E foi neste período que ele começou a entender a verdadeira importância de se ter uma boa presença digital, mesmo que, à época, este tema ainda fosse totalmente obscuro.

Foi assim que ele começou o seu trabalho: comprando domínios de internet e criando contas de e-mail no Yahoo!. Foram inúmeros registros de grandes marcas que, mais tarde, voltariam a procurá-lo para realizar trabalhos digitais. Já em Natal, continuou a prestar os serviços que já oferecia em São Paulo, criando websites e oferecendo soluções de e-mail marketing.

Com o tempo, sua base de clientes na Região Nordeste aumentou e passou a abranger empresas de diversos setores da economia — todas elas passíveis de serem impactadas pelo marketing digital.

Eles dizem quem faz a diferença no Nordeste

Lucas Meirelles, diretor de marketing da FCAP Jr. Consultoria

Empresas juniores fazem parte do chamado Terceiro Setor, ou seja, são entidades de direito privado, porém sem fins lucrativos. Mas isso não significa que elas podem prescindir dos clientes para continuarem existindo e exercendo seu propósito educativo.

Essas empresas atuam segundo uma lógica de mercado e, para atrair e conquistar novos clientes, estão utilizando ferramentas inovadoras de marketing digital.

Um exemplo é a FCAP Jr. Consultoria, que oferece serviços na área de RH, Novos Negócios, Pesquisas de Mercado e Gestão Estratégia para outras empresas. Trabalhar com o público B2B — composto por empresários e gestores — requer foco total nos resultados.

Por isso a empresa decidiu contratar quem faz a diferença no Nordeste. A Carratu Digital recebeu a demanda de trabalhar o gerenciamento da estratégia de Google Adwords da FCAP, além de otimizar o site para receber mais visitas e reduzir a taxa de rejeição.

A FCAP Junior Consultoria ainda não tem tanta reatividade, precisaríamos de muitos braços para conseguir focar em estratégias de outbound. Então decidimos buscar uma reatividade maior com o inbound, foi aí que começamos a pensar na Carratu.

Em pouco tempo, os resultados já puderam ser notados. Os contatos de clientes, que antes eram mais frequentes pela landing page do site, também passaram a chegar por telefonemas, o que possibilita um contato mais próximo e com mais chances de sucesso na prospecção.

Os resultados foram bastante coerentes com as nossas expectativas. A atualização foi recente, os resultados ainda estão chegando, mas já atenderam às nossas demandas. Hoje em dia eu posso dizer que estão chegando mais contatos, principalmente por ligação, o que não era tão frequente quanto as conversões na landing page. Os resultados estão chegando.

Os resultados, embora importantes, nem sempre são decisivos para o encantamento do cliente. A possibilidade de conversar diretamente com Bira Carratu, diretor da empresa e agente que se envolve diretamente com as rotinas de Marketing Digital, mostra o comprometimento da agência com o sucesso do cliente.

A execução da estratégia está sendo muito boa. Eu gosto da Carratu porque, apesar de termos contratado apenas a parte de Google Adwords, vez ou outra Bira dá uma ideia em relação à produção de conteúdo ou sobre ferramentas de outbound. Eu sinto que existe uma preocupação em ensinar coisas novas pra gente. Isso é algo bastante positivo porque nós, como clientes, vemos essas coisas como algo a mais.

Durval Paiva, diretor de marketing do Imirá Plaza

Natal é uma das mais importantes vitrines turísticas do Nordeste. A capital fica localizada em um ponto estratégico, próximo à Europa e América do Norte, de onde saem clientes com alto poder aquisitivo. Portanto, o setor hoteleiro local precisa estar à altura das expectativas e oferecer serviços competitivos.

Para se destacar da concorrência, o Imirá Plaza decidiu investir em estratégias de marketing digital, segmento inexplorado por outras empresas de hospitalidade na região. O objetivo inicial era driblar os intermediários — como agências de turismo e operadoras — e chegar direto ao cliente final, reduzindo os Custos de Aquisição de Cliente (CAC). Para isso, contrataram quem faz a diferença no Nordeste. Os resultados foram surpreendentes logo de cara.

Inicialmente trabalhamos com campanhas de SEO, ligado ao Google, e tivemos um ROI impressionante no primeiro mês. No início, não entendíamos o que estava acontecendo, porque não sabíamos do fenômeno que estávamos presenciando, e não é vergonha admitir que não estávamos preparados para o marketing do século XXI. Descobrimos apenas a ponta do iceberg e nosso capitão era Bira da Carratu.

Por experiências anteriores com agências de marketing e publicidade tradicionais, os diretores permaneceram céticos no início da campanha, incertos acerca da consistência dos resultados que viriam.

A forma como a estratégia foi abordada, associado ao profissionalismo dos profissionais da Carratu, mostraram as possibilidades e uma forma totalmente inovadora de se calcular o ROI. Apostando em brandinha de valorização da marca, como propagandas analógicas ou tradicionais, não conseguíamos calcular o retorno sobre o custo aplicado. E o aumento da demanda de vendas digitais era uma necessidade para se gerar receita e competitividade comercial.

Falando a linguagem dos números, cada R$ 1 investido na campanha com a Carratu Digital gerou um retorno de R$ 5 em vendas diretamente para os clientes, tanto pelo site quanto por meio dos serviços de reservas. No longo prazo, os resultados variam mês a mês — a hotelaria é um negócio que aposta na sazonalidade —, , mas a rotina de negócios do Imirá Plaza nunca foi a mesma depois do marketing digital.

O processo de execução é contínua, porque o trabalho de um hotel não para, temos apenas dia para começar. Imagine formar uma equipe de vendas 24 horas por dia. Por isso, o processo foi implantado, mas o aprimoramento, controle, monitoramento e gerenciamento é contínuo e com isso sempre contamos com o parceiro e amigo Bira Carratu.

A ideia agora é ampliar a estratégia e iniciar outras campanhas de inbound para consolidar os resultados que vêm sendo obtidos e avançar na prospecção direta de clientes.

A atuação de Bira Carratu foi um dos motores de mudança para a revolução dinâmica e previsível das receitas, com métodos e processos claros e fáceis de serem aplicados e que, acredito, podem ser inseridos em qualquer modelo de negócio.

Serviços que Ubirajara Carratu trouxe para o mercado do Nordeste

Na época em que chegou a Natal, Bira começou oferecendo aos clientes estratégias simples de propaganda na internet, mas que a princípio causava grande estranheza aos clientes por ser uma forma totalmente nova de se anunciar.

Os principais serviços oferecidos em 2002 eram:

  • Criação de Website em WordPress;
  • Banners;
  • Pop-ups;
  • Pop-unders;
  • Anúncios flutuantes;
  • Links Patrocinados;
  • E-mail Marketing;
  • SEO.

Atualmente, os principais serviços oferecidos pela Carratu Digital são o inbound e o outbound marketing.

Atualizar-se é primordial nesta área

Esta é um assunto recorrente aqui na agência Carratu Digital. Quando entramos para trabalhar aqui e somos apresentamos ao código de cultura da empresa, fica muito claro que ler é algo imprescindível para sobreviver por aqui. Mas apenas ler não basta. É necessário estudar e se atualizar com certificações de grandes empresas do mercado como a Rock Content, Resultados Digitais, Reev, Pipe Drive, Semrush, Google, Facebook e muitas outras.

Além disso, o próprio Ubirajara Carratu é um inspirador que nos motiva a buscar por conteúdos ricos. Por meio de suas palestras, ele ajuda profissionais e estudantes a entenderem que o meio digital vai muito além das redes sociais.

Não contente com todas as iniciativas em que se empenha, decidiu, em 2017, criar um evento anual para melhorar a maturidade digital da região do Nordeste. O Digibound Marketing Digital tem como foco mostrar para empresários, profissionais de marketing e vendas e startups que, por meio do inbound e outbound, é possível otimizar os resultados de vendas.

  • A primeira edição aconteceu em 26 agosto de 2017 e teve 230 ouvintes, um verdadeiro sucesso.
  • A segunda edição aconteceu em 11 de agosto de 2018, e foi um marco para área com a participação de 424 ouvintes.

O que falam do Ubirajara Carratu no LinkedIn

Como profissional não tenham dúvida que Bira Carratu é surpreendente. Mas nada melhor do que receber o testemunho das maiores autoridades do mercado sobre o seu trabalho. Confira abaixo o que Vitor Peçanha (Rock Content), André Siqueira (Resultados Digitais), Rafael Kiso (mLabs) e Júlio Brito (Alelo) pensam sobre o trabalho dele.

Evento de Marketing DIgital


Evento de Marketing Digital


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Entendeu quem faz a diferença no Nordeste?

Tanto a agência Carratu Digital quanto o seu fundador têm objetivos que vão muito além de sucesso empresarial. Existe por trás deste trabalho de marketing digital uma ideologia de quem sabe e acredita que o Nordeste pode fazer a diferença no cenário econômico do país. Da mesma maneira, quem faz a diferença no Nordeste pode fazer a diferença para o seu negócio.

Para saber como o marketing digital pode levar mais clientes para o seu negócio e aumentar as suas vendas, entre em contato com o Ubirajara Carratu e agende uma conversa. Afinal, da mesma forma que ele conseguiu colocar este texto no topo dos resultados do Google, ele pode fazer muito mais pela sua empresa. Assim, a sua empresa pode fazer mais pelo mercado.

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