ROI: CONHEÇA O SEU RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO

O retorno sobre o investimento, mais conhecido como ROI, é um dos índices que pode fazer uma enorme diferença na forma como você e outros gestores da sua empresa podem enxergar o departamento de marketing.

Para quem trabalha com marketing tradicional ou marketing digital, é fundamental ter o ROI como uma unidade (ou métrica) de medida. Assim, os resultados podem ser avaliados mês após mês, entendendo o que funciona ou não nas campanhas de marketing executadas.

Além de ser uma métrica primordial, como mencionei acima, ela ajuda você, profissional de marketing, que precisa de mais verba para as ações que estão dando certo. Dessa forma, você pode justificar para os seus superiores, quais estratégias de marketing digital vem obtendo maiores resultados e onde deve-se reinvestir com segurança.

Vamos entender tudo isso e um pouco mais, neste texto que eu escrevi para quem vive os desafios de gerenciar um departamento de marketing dentro de uma grande empresa.

VOCÊ SABE O QUE É RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)?

ROI (Return on Investment em inglês), ou em português retorno sobre o investimento, pode ser definido como a medida do desempenho (métrica) de um investimento inicial ou recorrente. A eficiência do investimento para obter retorno sobre ele é avaliada com ROI.

O retorno é avaliado em relação ao custo do investimento e, portanto, obtemos ROI em porcentagens. É uma medida relativa do retorno de qualquer quantia específica investida em um projeto de uma empresa ou em investimento geral, como em ações ou fundos mútuos ou qualquer outro ativo. O ROI é uma proporção genérica e, para um investidor, quanto maior a proporção, mais os benefícios.

Em outras palavras, pode ser explicado como ganhos ou ganhos incrementais de uma operação comercial dividida pelo custo operacional (custo operacional).

Ele avalia a eficiência dos negócios, independentemente de os recursos serem ou não utilizados de maneira ideal.

Para as pequenas e médias empresas, é usado para avaliar o desempenho de projetos / investimentos e negócios em geral.

CÁLCULO DO ROI

A fórmula do ROI não se limita a um. Existem muitas versões dependendo do tipo de investimento ou do projeto. Neste caso em especial, estamos mostrando para o departamento de marketing que precisa avaliar o seu desempenho e apresentar resultados aos seus superiores.

Na prática, imagine, por exemplo, que você tenha uma startup de venda de coleiras inteligentes para cães. Sua empresa, então, investiu R$ 1.000 numa campanha de links patrocinados para promover o lançamento de uma nova coleção. A produção de cada item custou, em média, R$ 100,00 e o valor médio de venda é R$ 350,00.

Através da campanha, a sua startup vendeu 15 peças dos produtos anunciados. O ROI dessa campanha seria calculado da seguinte forma:

Custos:

15 peças vendidas x R$ 100,00 = R$ 1.500,00 + R$ 1.000,00 em links patrocinados = R$ 2.500,00

Receita:

15 peças vendidas x R$ 350,00 = R$ 5.250,00

Aplicando na fórmula ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento, temos:

ROI = (R$5.250,00 – R$ 2.500,00) / R$ 2.500,00 = 1,1

ROI = 1,1 x 100

ROI = 110%

Com isso, entende-se que essa campanha da sua startup teve lucro. Para cada real investido, a campanha trouxe R$ 1,10 de retorno.

Por isso, se você calcular o ROI para cada uma de suas campanhas, poderá definir a melhor estratégia e onde concentrar seus esforços em marketing. Existe também o ROMI que é um desdobramento do ROI para estratégia digitais.

QUER SABER SE VOCÊ ESTÁ GANHANDO OU PERDENDO NO JOGO DO MARKETING?

Visto no exemplo anterior que nós pudemos entender como é a formula do ROI e como aplicá-la, vamos entender como nos posicionarmos em relação ao mercado para obtermos os melhores resultados nesse sentido.

Não adianta buscar incansavelmente resultados positivos, pois o ROI sempre mostrará o seu sucesso financeiro. Mas como dinheiro não é tudo e quem vive em uma empresa de TI ou uma Startup sabe disso, vamos colocar aqui um ponto para você avaliar se está ganhando ou perdendo.

Uma vez que já sabemos como calcular o Retorno sobre o Investimento das ações de marketing, vamos descobrir as formas práticas de otimizar o ROI e garantir um melhor retorno. Confira!

1) FOCAR NA QUALIDADE DO CONTEÚDO

Sabemos que “o conteúdo é rei”, ocupando uma posição vital dentro do planejamento estratégico de marketing digital de qualquer negócio. Sendo assim, é muito importante que o gestor se mantenha sempre atento à qualidade do conteúdo que produz e divulga em suas ações de marketing digital.

Não há segredo:

Quanto maior a qualidade do conteúdo e sua relevância junto ao público no Google, maior será seu ROI.

Um conteúdo de qualidade, relevante e bem produzido atrai mais tráfego, engaja mais a sua audiência e contribui para a notoriedade da sua marca. A consequência de tudo isso é, naturalmente, um aumento considerável do retorno sobre o investimento, uma vez que não é mais necessário gastar tanto para se obter um resultado de sucesso para a ação

Por isso, lembre-se que, mesmo que haja uma demanda de tempo maior para sua produção, o diferencial do conteúdo resulta em mais engajamento e mais leads qualificados para o seu negócio.

2) MENSURAR CONSTANTEMENTE OS RESULTADOS

Quando falamos em marketing digital, certas medidas se tornam inerentes ao assunto, como mensurar as ações desenvolvidas e usar os números obtidos a favor da própria empresa. Ao ficar de olho nos resultados, você consegue direcionar suas ações, sempre com o objetivo final de aumentar ainda mais seu ROI.

Saber fazer esse monitoramento é de vital importância, pois é o que vai indicar se o tipo de ação desenvolvida terá ou não o retorno esperado. Com a análise das ações dos usuários, você consegue direcionar melhor as medidas a serem adotadas, para ampliar os resultados de cada campanha. E isso tudo em tempo real.

A plataforma do Google Analytics, por exemplo, permite um acompanhamento mais próximo das ações realizadas pelos usuários no site e até mesmo nas páginas das redes sociais da empresa por meio de relatórios configurados de acordo com suas necessidades. E como esse tipo de informação vale ouro, considere essa a mina particular da sua empresa.

3) APRENDER COM OS PRÓPRIOS ERROS

Aprender com ações que não geraram o efeito desejado é extremamente importante para aumentar cada vez mais seu ROI. Assim, descobrindo o que não dá muito certo para seu negócio, passa a ser possível aprimorar suas campanhas e chegar a um eixo de equilíbrio, sem precisar correr muitos riscos.

Entretanto, é preciso ressaltar que, mesmo que tenha sido feito um planejamento estratégico, o processo é, sim, suscetível a erros. Por isso, se você mantém em mente que reações adversas podem ocorrer, certamente conseguirá encontrar novos caminhos mais facilmente. Será o momento de implementar novas ações para reverter os planos que, por um motivo ou por outro, não estão dando tão certo.

Por fim, durante as ações de marketing digital, é necessário que você se mantenha atento às estratégias estipuladas a fim de não perder o foco no que já foi previamente decidido. Para tanto, dedique um tempo diário para analisar o que está em andamento e como está o progresso efetivo de suas campanhas.

Ao ter tudo bem estudado é muito mais fácil moldar o trajeto para conseguir não só atingir, como superar suas metas. Inclusive, temos um ótimo conteúdo em e-book sobre a Distribuição de Verbas em Marketing Digital, que pode ajudar você a definir suas estratégias de forma melhor.

CONCLUSÃO

Portanto, o retorno sobre o investimento pode ser usado para medir os lucros de investimentos feitos. Mas fica a dica que é melhor avaliar os investimentos em relação ao prazo adequado. Isso é necessário para entender se a gestão aplicada ao período avaliado possa calcular o retorno sobre as campanhas de forma correta.

Deixo aqui também a nossa planilha que criamos na Carratu Digital com o intuito de apresentar para os clientes ao final do mês o ROI de suas campanhas e do Inbound quando realizado por nós. Ela é bem simples e tem gráficos que ajudam no entendimento. Acesse a nossa Landing Page e baixe agora mesmo.

Se quiser entender mais como as Redes Sociais e o Marketing de Conteúdo pode fazer parte desta estratégia, me chame para um bate papo no chat do nosso blog ou do site.

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Por Ubirajara Carratu

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