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estratégias de marketing de relacionamento
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MELHORES ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO

Você parou para pensar nas estratégias de marketing de relacionamento que tem usado para manter contato com seus clientes?

Pois esse é um assunto de grande importância, afinal, nada pior do que trabalhar diariamente para conquistar uma base de leads e depois perdê-la.

Você não merece viver nessa rotina de eterna busca por novos clientes. Além de todo o trabalho e tempo que é preciso empregar nessa tarefa, tem um outro agravante: cliente perdido é prejuízo na certa.

Como já dizia o grande consultor de marketing, Philip Kotler, “manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo!

Portanto, investir em estratégias de marketing de relacionamento é o melhor caminho para reter seus clientes e economizar. Sim, economizar!

É bem mais prático encantar seu cliente e mantê-lo em sua carteira de clientes do que gastar uma boa grana e energia para atrair alguém que não conhece seus produtos e diferenciais.

Mas para que haja esse encantamento que leva seu público a continuar adquirindo produtos e serviços de sua empresa, você tem que garantir uma boa experiência ao seu cliente!

Mesmo porque, vale lembrar, um cliente satisfeito pode indicar sua empresa a outras pessoas, bem como deixar comentários positivos sobre sua marca nas redes sociais.

O contrário também deve ser considerado. Em outras palavras, cliente insatisfeito costuma dividir essa insatisfação com muitas outras pessoas.

Como obter esse nível de satisfação e reter seus clientes? Você pode estar se perguntando.

Investir em estratégias de marketing de relacionamento é um dos melhores caminhos para gerar um bom e duradouro relacionamento.

Por isso, neste artigo você conhecerá mais detalhes de como diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e valorizar mais o Life Time value (LTV) – o valor de um cliente ao longo do tempo para seu negócio.

Acompanhe!

O que é marketing de relacionamento? 

Chamamos de marketing de relacionamento um conjunto de ações que uma empresa utiliza para criar e manter um bom relacionamento com seus clientes.

Assim, a organização cria maior proximidade com sua carteira de clientes. O grande objetivo de adotar estratégias de marketing de relacionamento é transformar clientes em fãs dos serviços e dos produtos oferecidos pela companhia.

O primeiro passo para conseguir isso é ter uma cultura de fidelização que envolva e seja seguida por toda a empresa. Afinal, o relacionamento cliente-marca tem início no primeiro contato entre ambos.

Não importa se é uma ligação telefônica, uma mensagem por e-mail ou uma consulta via WhatsApp. O consumidor já começa a avaliar seu atendimento. Demorou para ter a resposta? Ela foi clara? E o atendimento, foi cordial? 

Note que cada detalhe conta para cativar a pessoa. E isso perdura por todas as etapas dessa relação: novos contatos para ter mais informações, na navegação por seu site, no e-mail que você envia, no atendimento pós-venda, e demais ações que envolvem esse contato.

Assim sendo, as estratégias de marketing de relacionamento vão colaborar para construir uma relação positiva, culminando com a decisão de compra. E, se tudo for bem feito, com o retorno futuro para novas aquisições, bem como indicação de novos clientes para seus negócios.

Para chegar a esse grau de relação com seus clientes, isto é, contar com eles para fazerem propaganda de sua marca, você terá que utilizar todos os canais de relacionamento com seus consumidores. Eles envolvem, entre outros: site, redes sociais, marketing de conteúdo, etc.

Seu negócio pratica a teoria do balde furado? 

Imagine que você precisa ir até uma fonte para buscar água e regar sua horta. Você tem um grande trabalho para chegar até lá, faz esforço para conseguir pegar a água e volta para regar sua plantação.

No entanto, após percorrer todo o trajeto, no momento de usar a água, o balde está vazio por conta de furos que você não havia notado.

Essa é a teoria do balde furado, e ela pode ser aplicada ao mundo dos negócios, onde o balde é sua empresa e a água seus clientes.

Ou seja, você investe tempo, dinheiro e energia para conquistar os clientes, mas por conta de “buracos” na forma de se relacionar com eles, acaba deixando-os “vazar” de sua carteira de clientes.

Para evitar essas perdas, as estratégias de marketing de relacionamento são imprescindíveis.

Ainda mais que, como já dissemos, hoje os consumidores utilizam a internet para deixar suas impressões sobre marcas e para pesquisar antes de definir as compras.

Assim, uma má impressão será registrada nas redes sociais e, até mesmo, em sites específicos para reclamação.

Desse modo, o consumidor que até pensou em comprar com você, acaba caindo nos braços da concorrência. Tudo isso a uma velocidade incrível!

Por que usar o Inbound Marketing é tão importante no Marketing de relacionamento?

Uma vez que o Inbound Marketing atrai e converte clientes usando conteúdo relevante, ele é uma ferramenta perfeita para trazer clientes até sua empresa. Para isso, claro, é preciso contar com um planejamento que explore corretamente variados canais. Por exemplo: mecanismos de busca, blogs e redes sociais.

Usando o Inbound Marketing em suas estratégias de marketing de relacionamento, você vai atrair as pessoas certas. 

Elas vão chegar até o seu negócio porque perceberam que você entrega valor e isso é um importante passo para o trabalho que começará quando o lead chegar ao final do funil de vendarketing

Sem essa pré-qualificação o trabalho de marketing de relacionamento se torna mais difícil.

Contudo, se a sua empresa não pratica o Inbound Marketing, esse é um ótimo momento para considerar empregar essa estratégia juntamente com as estratégias de marketing de relacionamento. 

Lembre-se: a atração bem qualificada faz com que a sua primeira venda tenha total sentido e isso torna clientes apaixonados pela marca. 

Quais estratégias devo pensar?

Antes de mais nada, vale destacar que, mesmo quando uma empresa tem um volume de leads e de clientes consideráveis, ainda assim o marketing é pressionado pelo departamento de vendas para passar mais contatos.

Todavia, as estratégias de marketing de relacionamento vão mudar esse cenário. Afinal parte do faturamento que vendas busca, já estará dentro da carteira de clientes da empresa. Basta identificar e se relacionar com eles. 

Para isso, veja algumas estratégias que podem ser usadas:

  • Dê atenção especial ao serviço de atendimento ao cliente;
  • Promova engajamento por meio de marketing de conteúdo;
  • Use uma abordagem de mídia social que combine com seu público;
  • Use e-mail marketing para nutrir a relação com seus clientes;
  • Tenha um programa de fidelidade atrativo;
  • Use o marketing de relacionamento para descobrir mais sobre o seu público.

Quais KPI’s devo definir inicialmente? 

Aqui na Carratu Digital nós utilizamos a metodologia de OKR – Objectives and Key Results para perseguir as KPI’s mais importantes para nós.

Resumidamente, OKR é uma fórmula para definir metas que todos entendam e se sintam motivados a conquistá-las. Aplicados corretamente, os OKRs transformam-se em uma ferramenta de comunicação interna, integrando as equipes.

Então, fica nossa dica especial: se você também usa OKR, inclua nos próximos Q’s o que a estratégia de marketing de relacionamento deverá perseguir em sua empresa.

Já as KPI’s devem ser posicionadas no seu planejamento de marketing de relacionamento, com foco no Retorno sobre o Investimento (ROI), que geralmente incluem: 

  • Retenção de clientes – Permanecer na posição de destaque economiza para as empresas o custo de readquirir clientes e protege contra a rotatividade. Então, aqui você pode analisar métricas como LTV ou CHURN. 
  • Referências no meio digital – Menções ou referências diretas ao seu negócio podem ser uma forma de monitorar o que andam falando sobre vocês. Então monitorar a palavra-chave pode ser uma forma de gerenciar e calcular esta KPI através de um software de BI. 
  • Ouvir o cliente – Eis a forma mais importante de criar estratégias de marketing de relacionamento positivas. Então, além da pontuação de satisfação do cliente tradicional (NPS), fazer uma pesquisa de satisfação detalhada pode ser uma ótima maneira de entender como o seu produto ou negócio está ajudando o seu público. 

Agora que você já sabe as vantagens das estratégias de marketing de relacionamento, faça uma análise de seu planejamento de marketing digital. É só clicar e aguardar o retorno da avaliação feita por nossos especialistas:

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