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QUAIS AS MELHORES FERRAMENTAS DE E-MAIL MARKETING?

melhores ferramentas de e-mail marketing

Se você está procurando as melhores ferramentas de e-mail marketing, este artigo é perfeito para você.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os e-mails ainda geram resultados interessantes, principalmente para negócios B2B.

Se você sabe disso, mas ainda está sendo cobrado sobre melhores resultados, o problema pode estar na ferramenta de e-mail escolhida.

Por isso, vale a pena testar opções diferentes para avaliar o que funciona melhor no seu negócio. 

E não se preocupe, porque hoje nós vamos te ajudar com isso, explicando exatamente como funciona as melhores ferramentas de e-mail marketing e como você pode aproveitar o melhor dele em sua estratégia. Além disso, mostraremos diversas ferramentas e os seus prós e contras para que você consiga decidir qual é a melhor para você.

modelo-email-comercial

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das mais antigas estratégias de marketing digital e também uma das mais famosas. Mesmo assim, até hoje ela traz resultados efetivos porque um grande número de pessoas e profissionais de empresas abrem suas caixas de e-mail diariamente.

Então, se você pelo menos acertar no título e convencer o lead de que vale a pena ler o que está escrito, você já cria uma comunicação com ele e esse é o papel do e-mail marketing, provocar e atrair.

Para quem está começando na área, o e-mail marketing nada mais é do que uma mensagem relativamente rápida em formato de e-mail, que você envia para uma lista de contatos da sua base própria ou comprada.

Isso pode ser feito para um cliente já ativo que você queira fidelizar ou para algum lead que você queira aumentar o relacionamento a fim de gerar vendas. Enfim, existem muitas possibilidades e você deve explorar o e-mail da melhor forma para o seu negócio. 

Muitas empresas também utilizam o e-mail marketing como uma forma de divulgação. Imagine que o seu negócio fará um webinar, por exemplo. 

Você pode utilizar o e-mail marketing para enviar esse evento gratuito aos seus leads, que já são pessoas que têm interesse na sua empresa. 

Com isso, a chance de elas se inscreverem para o webinar é maior. Tudo isso aumenta o seu relacionamento com o lead para ele se tornar um possível cliente. 

Quais são as melhores ferramentas de e-mail marketing?

Agora mostraremos quais são as melhores ferramentas de e-mail marketing e também as mais tradicionais do mercado. 

Todas elas são boas, mas existem algumas diferenças que podem fazer você tomar a sua decisão conforme o tipo de necessidade que a sua equipe de marketing possue. 

Além de oferecer modelos de e-mails, muitas dessas ferramentas também disponibilizam métricas para você acompanhar o andamento das campanhas.

RD Station

RD Station é uma das empresas de marketing digital mais conhecidas do Brasil. Por isso, a sua plataforma de automação também é bastante utilizada. 

Ela permite que você crie o seu e-mail através de dezenas de templates já prontos ou você também pode personalizá-los a partir de um layout próprio que a sua equipe tenha feito.

A plataforma da RD também permite que você gerencie os seus contatos automaticamente, conseguindo enviar para sua equipe de vendas os leads qualificados. 

Além disso, você pode acompanhar os resultados de cada etapa do seu fluxo fazendo testes A/B e verificando o que precisa ser modificado para gerar um retorno melhor.

Outro benefício da RD Station é que ela gera um relatório completo com diversos dados interessantes, como a taxa de abertura, a taxa de cliques, o descadastramento, entre outras informações. E a sua equipe ainda pode exportar os relatórios, o que ajuda a analisar a performance do negócio, fazendo dela uma das melhores ferramentas de e-mail marketing.

HubSpot

A HubSpot é uma das empresas de marketing digital mais conhecidas no mundo. Esta é uma plataforma bem completa e nós a recomendamos quando você já está em um estágio mais avançado de marketing na sua empresa, querendo que tudo esteja interligado e automatizado.

Primeiramente, assim como a maioria das outras plataformas, a HubSpot permite que você personalize os e-mails que quer enviar. 

Você pode escolher modelos prontos, mesmo sem entender nada de programação. E também consegue otimizar campanhas por meio das análises que a plataforma proporciona. 

Mas o grande diferencial é que ela apresenta um software completo de automação de marketing para toda sua equipe. Você consegue, por exemplo, fazer criação de blogs, de landing pages, gerenciar suas mídias sociais e até os anúncios. 

Enfim, existe uma grande gama de possibilidades, inclusive uma integração com os Salesforce. Então, se você busca uma plataforma bastante completa, a HubSpot é uma ótima opção.

Mailchimp

Muitas pessoas consideram a Mailchimp a melhor plataforma de automação do mercado, ou seja, uma das melhores ferramentas de e-mail marketing e ela realmente é bastante completa.

Um de seus benefícios é que você pode contar com planos diferentes de acordo com a sua necessidade. 

Há, inclusive, uma opção gratuita, apesar de não contar com tantas funcionalidades. As outras opções não são baratas. Mas, dependendo da sua realidade, elas podem trazer um retorno bem interessante. 

A Mailchimp analisa dados de bilhões de e-mails para fornecer recomendações personalizadas para o seu conteúdo,  com segmentação e automação, por exemplo. 

Você ainda consegue aumentar as suas conversões fazendo a utilização de Inteligência Artificial e atingir o seu público com a segmentação. 

Além disso, existem diversas outras possibilidades. A plataforma consegue fazer até você prever quem, provavelmente, compraria novamente o seu produto. Ou seja, ela fornece  insights que podem fazer você gerar mais vendas. 

Por isso, nós também a recomendamos para empresas que buscam fazer um investimento maior em marketing digital.

Mailify

A Mailify é uma plataforma que busca ser bem prática e fácil de usar. A ideia dela é que com poucos cliques você já consiga enviar os e-mails que precisa. E ela conta com mais de 70 modelos prontos que podem ser utilizados ou personalizados. 

Além do e-mail, você pode preparar respostas prontas para serem enviadas automaticamente. 

Um diferencial desta plataforma é que, além do e-mail marketing, ela também gera SMS marketing. Então, se você trabalha com esse tipo de estratégia ou tem interesse em fazer isso, ela pode ser uma boa opção. 

E você ainda consegue fazer um teste do modelo premium durante 30 dias, para verificar se gosta da ferramenta.

Ainda vale ressaltar que ela é um pouco mais simples do que outras concorrentes. Mas, para quem está começando e quer  focar realmente no e-mail, pode ser uma boa opção pela sua praticidade que permite à equipe ganhar tempo.

Active Campaign

Active Campaign é uma plataforma bem completa e interessante. Ela permite que você crie campanhas de e-mail marketing e  diversos outros tipos de e-mail.

Você consegue, por exemplo, disparar e-mails em massa, segmentados, respostas automáticas, e-mails transacionais, e-mails programados, entre outros. E tudo isso em apenas alguns cliques.

Além disso, você também consegue configurar o layout de forma bem rápida. E pode usar essa ferramenta para fazer integração com outros aplicativos, o que também é bastante interessante.

A Active Campaign conta com mais de 125 modelos de e-mails prontos. E eles são compatíveis tanto com B2B quanto com B2C. Então, vale a pena conhecer um pouco mais esse tipo de negócio. 

E a empresa ainda disponibiliza diversas métricas para você analisar, fazendo até um rastreamento por localização.

Razões para o uso de e-mails com diferentes propósitos

Existem diferentes tipos de e-mail, cada um com uma proposta diferente, podendo ser usados em variadas fases do funil de vendas. E nós vamos mostrar alguns deles aqui para que você saiba como agir em cada situação, dependendo da mensagem que quiser passar e do tipo de pessoa com quem estiver falando.

Email para ecommerce

O e-mail marketing é um dos grandes amigos do e-commerce, principalmente quando você conhece bem a sua persona. 

Então, você pode aproveitar essa ferramenta de diversas formas. Primeiramente, busque aumentar a sua rede de contatos, estimulando as pessoas a se cadastrar em sua lista de e-mail. 

Além disso, segmente os seus leads para não tratá-los da mesma forma. Você pode fazer isso considerando o engajamento das pessoas ou em qual tipo de serviço do seu negócio ela se interessou, por exemplo.

Vamos supor que você tenha um e-commerce de educação. Para as pessoas que compram materiais de faculdade, você pode usar uma abordagem. Já para os que se interessam por livros de escola, pode utilizar outra.

Ou seja, busque se aproximar do seu público através de uma mensagem mais personalizada, que pode ser feita  segmentação.

Essa é apenas uma forma de segmentar os seus leads, dentre as tantas que existem. Basta você analisar o que faz mais sentido de acordo com o seu negócio e com as informações que você possui dos seus leads.

Então, lembre-se de personalizar, ao máximo, a sua comunicação. Você consegue fazer isso mesmo automatizando processos. 

A chance de um lead fechar negócio com você é muito maior quando ele sente que você conversa diretamente com ele, buscando solucionar suas dores.

Você também pode aproveitar o e-mail marketing para recuperar carrinhos perdidos, retomando o contato com o possível cliente. E aproveite para buscar entender por qual motivo ele desistiu da compra.

Por fim, mas não menos importante, sempre faça testes e analise seus dados. É a partir disso que você pode verificar se a empresa está indo pelo caminho certo ou se precisa fazer mudanças para obter melhores resultados. Tudo para alcançar os seus objetivos no e-commerce.

E-mail para clientes e leads inativos

Enviar e-mail para atuais clientes e leads ativos também é importante, mas isso requer outra abordagem. 

Se você já conquistou o cliente, por exemplo, deve focar em fidelizá-lo. Por isso, a sua mensagem precisa ter valor para ele. Com isso, ele pode sentir que você se preocupa com ele de forma genuína e quer o seu crescimento. 

Então, evite usar uma abordagem muito vendedora nesse momento. 

O mesmo vale para os leads inativos. Se você está há bastante tempo sem contato com uma pessoa ou uma empresa, vale a pena recuperar essa relação em primeiro lugar.

Então, tente uma abordagem inicial antes de tentar fazer uma venda, se relacionando, aos poucos, com seu lead inativo.

Além disso, você pode aproveitar para perguntar por qual motivo ele parou de se interessar pela sua empresa, porque isso também é valorizado pelas pessoas.

E-mail de boas-vindas

Outro tipo de e-mail importante é o de boas-vindas, que um lead recebe quando se inscreve em sua lista.

Ele é essencial porque é o primeiro e-mail que o cliente irá receber. Por isso, essa mensagem pode fazer toda a diferença. Ela tem a capacidade de fazer um lead se interessar totalmente pelo seu conteúdo ou decidir que nem vale a pena abrir os próximos e-mails que chegarão.

Então, capriche nesse e-mail, mostrando o valor da sua empresa para o seu lead. Assim, existe uma chance maior de ele abrir os próximos que você enviar.

E-mail sazonal

Os e-mails sazonais são aqueles que acontecem em determinadas épocas. Você pode aproveitar datas específicas para fazer alguma campanha de marketing, por exemplo.

Isso é importante para o seu negócio não ficar tanto tempo sem contato com o lead, o que poderia fazer ele esquecer a sua marca. 

Por isso, recomendamos que você invista em e-mails sazonais para ter sucesso com essa estratégia. 

Mas escolha as datas corretas para fazer a abordagem, de acordo com as necessidades da sua persona. E sempre ressalte o seu diferencial e o quanto você pode ajudá-la a alcançar os seus objetivos.

E-mail promocional

Já o e-mail promocional é aquele que você envia quando quer fazer uma venda. 

Então, se você está com algum tipo de promoção na sua empresa, faz sentido enviar essa propaganda para os seus leads, que são as pessoas interessadas no seu negócio. 

Porém, analise para quais etapas do funil vale a pena você fazer essa abordagem. Enviar um e-mail promocional para uma pessoa que está começando a conhecer a sua empresa, talvez ainda não seja um bom negócio. O lead pode interpretar que você só quer vender um produto, sem antes entregar valor para ele.

Então, segmente os seus contatos e envie o seu e-mail promocional para as pessoas que estiverem mais engajadas com a sua empresa. Elas são as com maior potencial de finalizar uma compra.

Mas se for uma promoção realmente diferenciada em que você jamais repetirá aquele valor, então pode valer a pena enviar o e-mail promocional a todos os seus contatos. Isso você deve decidir de acordo com a sua estratégia e com a realidade do seu negócio.

Newsletter

Também queremos comentar sobre como funcionam as newsletters. Utilizá-la é uma estratégia muito interessante para se aproximar do seu público.

Você pode dar notícias semanais ou quinzenais, por exemplo, sobre o setor em que você trabalha. 

Mas não passe informações triviais e sim dados que realmente interessem ao seu público. Isso fará com que ele abra as suas newsletters como um hábito. E esse relacionamento pode fazer toda a diferença para você conseguir fechar uma venda. 

Além disso, nós recomendamos que você monte a sua mensagem no próprio corpo do e-mail. Se a pessoa tiver que baixar um material, existe uma chance de ela não ler o conteúdo.

Assim, invista em e-mails curtos, mas diretos, e com bastante informação interessante. Você também pode usar um design chamativo ou até apostar em imagens. O importante é seguir se relacionando com os seus leads ou com os seus clientes.

Automação de e-mails (fluxo de nutrição)

Todos os tipos de e-mail que explicamos até agora podem ser automatizados. Isso faz a sua equipe poupar bastante tempo, principalmente se você tiver uma grande quantidade de leads. E você consegue automatizar não apenas e-mails, como também respostas automáticas. 

Como comentamos, várias plataformas permitem que você segmente os leads através do seu funil de vendas. Com isso, você pode enviar emails mais acertados direcionados ao público que realmente vai se engajar com aquele conteúdo, independente de ser um e-mail promocional, para um lead inativo ou uma campanha sazonal, por exemplo. 

Então, compare as diferentes ferramentas de e-mail marketing para escolher a sua e conseguir automatizar seus processos. Isso vale muito a pena para alavancar o seu negócio.

Considerações finais sobre as melhores ferramentas de e-mail marketing

As melhores ferramentas de e-mail marketing são aquelas que proporcionam o melhor custo-benefício para o seu negócio. 

Então, para escolher aquela ideal para você, vale balancear o que ela oferece com o custo disso. 

Se você estiver começando a investir em marketing digital, pode valer a pena utilizar as plataformas mais simples, com poucos recursos e que costumam ser mais baratas.

Mas se o seu negócio já é grande e você procura integrar toda a sua empresa, por exemplo, principalmente os times de marketing e vendas, então vale a pena contratar ferramentas mais completas. Elas ainda disponibilizam dados para você analisar os resultados do seu negócio. 

E se tudo isso parecer muito difícil, converse conosco, pois a Carratu é especialista no assunto e pode ajudar você a crescer através do Inbound Marketing.

E agora que você já sabe quais as melhores ferramentas de e-mail marketing, qual você aplicaria na sua empresa?

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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