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RD STATION X HUBSPOT: QUAL DEVO ESCOLHER?

Home - Automação de Marketing

RD Station x HubSpot: Qual é a melhor opção para o seu negócio? Essa é uma dúvida muito comum quando se trata da escolha de uma plataforma de automação. Entretanto, é muito importante ressaltar que ambas as ferramentas de automação de marketing são grandes opções no mercado.  Então como escolher? Apesar de oferecerem ótimos serviços, […]

Publicado por carratu em 14/04/2022

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RD-STATION-X-HUBSPOT-QUAL-DEVO-ESCOLHER

RD Station x HubSpot
: Qual é a melhor opção para o seu negócio? Essa é uma dúvida muito comum quando se trata da escolha de uma plataforma de automação.

Entretanto, é muito importante ressaltar que ambas as ferramentas de automação de marketing são grandes opções no mercado. 

Então como escolher? Apesar de oferecerem ótimos serviços, as ferramentas de automação de marketing trazem propostas diferentes.

Dessa forma, antes de escolher entre RD Station x HubSpot, é preciso conhecer as suas necessidades enquanto empresa. 

Por esse motivo, neste artigo iremos te ajudar a entender as diferenças entre RD Station x HubSpot, e qual pode ser sua melhor opção. Confira!

 

Porque automatizar o marketing? 

Antes de apresentarmos às duas plataformas, é preciso retomar o conceito da automação do marketing. 

Você provavelmente já ouviu que a automatização é necessária e traz muitos benefícios, mas por que realmente isso faz diferença no seu marketing?

O processo de automação do marketing irá cuidar de toda a captação, relacionamento e venda com clientes em potencial. 

Em geral, esse serviço poderia demorar dias ou semanas, mesmo que sua empresa conte com uma grande equipe. 

No entanto, com uma ferramenta de automação é possível classificar os leads, criar Landing Pages para atrair, criar fluxos de nutrição e análises do Lead Scoring com muita praticidade. 

como nutrir leads

Além disso, a automação do marketing também permite que seus profissionais analisem métricas, dados e tenham acesso a planejamentos de SEO e palavras-chave. 

Todos esses recursos são de grande importância para aumentar a vendas e fazer com que a instituição cresça cada vez mais, e com a automação do marketing é muito melhor e mais rápido!

Conheça o RD Station 

O RD Station é uma ferramenta de automação de marketing da Resultados Digitais, tem origem brasileira e conquistou muita credibilidade por suas funcionalidades e custo benefício. 

A Resultados Digitais está sediada em Florianópolis e criou o RD Station em 2012, até então o sistema já possui mais de 6000 clientes e a empresa tem mais de 400 profissionais. 

A plataforma de marketing do RD Station é a SaaS e seus dados são armazenados em nuvem. Sobre as funcionalidades, a automação da RD Station permite: 

  • Realizar análises e planejamentos com auxílio de relatórios;
  • Gestão das mídias sociais;
  • Lead Scoring;
  • Gestão de contatos;
  • SEO – otimização para buscadores;
  • Criação de Landing Pages;
  • Desenvolvimento de estratégias para gerar leads;
  • Testes A/B;
  • E-mail Marketing e nutrição de leads;
  • Fluxo de automação para relacionamento;
  • Monitoramento do acesso de leads;
  • Integração com CRM’s.
Leia também:  COMO GERAR LEADS? ENTENDA POR ONDE COMEÇAR A ATRAIR POSSÍVEIS CLIENTES

Para ter acesso a estes serviços de automação de marketing, sua empresa poderá escolher entre um dos planos disponíveis, que possuem ótimo custo-benefício. 

O plano mais básico da ferramenta, que oferece diversos recursos, tem o valor de R$ 329,00 por mês, enquanto o mais completo custa R$ 1.789,00 por mês. 

Conheça o HubSpot 

O HubSpot ficou conhecido por trabalhar e dominar o inbound marketing, e criou seu software de automação em 2006, nos Estados Unidos. 

A princípio, a proposta do HubSpot era apenas criar uma forma mais eficiente e rápida de atrair, envolver e encantar os seus clientes. 

Mas, com o tempo, a ferramenta ganhou novas funcionalidades e o marketing evoluiu muito. Agora a plataforma já está em mais de 70 países e conta com mais de 11.500 clientes. 

Suas funcionalidades também são muito interessantes, confira as principais: 

  • Nutrição e análise de leads;
  • Permite criar CTAs e Landing Pages;
  • Testes A/B;
  • Marketing BI completo;
  • Blog integrado;
  • Palavras-chave;
  • Acompanhar canais de aquisição por página;
  • Captação e gerenciamento de leads;
  • Lead Scoring;
  • Permite monitorar e postar em mídias sociais.

A ferramenta de automação do HubSpot é conhecida por ser mais robusta e completa, por isso seus valores também são mais altos. 

O plano mais simples custam mais de U$ 200 por mês, já os mais completos podem passar de U$ 2400 por mês. 

Além disso, a HubSpot possui um módulo a mais em relação a RD Station. Estamos falando do módulo Service Hub. 

O Service Hub é um software de gerenciamento do atendimento ao cliente, que permite o suporte completo, e é muito fácil de utilizar.

RD Station x HubSpot: com qual metodologia cada ferramenta trabalha?

Até então, nós tratamos de características gerais e funcionalidades do RD Station x HubSpot, mas antes de escolher é preciso considerar outros pontos importantes. 

Você já ouviu falar em metodologia de automação de marketing? Em geral, podemos definir esse termo como a base para a criação de uma plataforma. 

E no caso da RD Station x HubSpot, há duas metodologias diferentes, o funil de marketing e o flywheel, confira nos tópicos a seguir:

RD Station: Funil de Marketing e Vendas 

Em primeiro lugar falaremos da metodologia do RD Station, que utiliza o funil de marketing e vendas em sua plataforma de automação. 

Leia também:  QUAIS SÃO AS TÉCNICAS DE PNL EM MARKETING DIGITAL?

O funil, que também pode ser chamado de pipeline, é um modelo mais estratégico para mostrar toda a jornada do cliente na empresa. 

Dentro das etapas do funil você irá encontrar as seguintes fases: visitantes, leads, oportunidades e vendas. 

Em cada uma dessas fases existe um trabalho de nutrição, engajamento e relacionamento diferente. 

Nesse sentimento, a ferramenta de automação de marketing da Resultados Digitais trabalha com sua metodologia pautada no funil. 

Considerando assim o aprendizado e descoberta, reconhecimento e consideração, e decisão de compra do cliente. 

HubSpot: Flywheel

Por outro lado, a HubSpot trabalha com a metodologia flywheel, que é muito interessante dentro do Inbound Marketing e é muito focada na experiência do cliente. 

O termo flywheel pode ser definido como um “volante de rotação”, mas qual é o sentido disso no marketing?

Nas estratégias de marketing, esse volante de rotação quer dizer que as empresas precisam fazer sempre um esforço inicial para girar. 

Pensando de maneira prática, para começar um projeto do zero há um trabalho bem mais intenso, que exige muita dedicação e esforço. 

Da mesma forma é a conquista de leads, por isso o HubSpot decidiu pautar sua metodologia no círculo do flywheel. 

O círculo é composto por atração, realizada pelo marketing, engajamento, realizado pelas vendas, o serviço, que faz parte do atendimento, e o cliente, que encerra o flywheel na fidelização.

É importante destacar que nesta metodologia, o mais importante é a experiência do cliente, que deve ser memorável e inesquecível, independente do que esteja sendo vendido.

Funcionalidades RD Station x HubSpot

Agora que você já conhece as metodologias do RD Station x HubSpot, é hora de analisar um comparativo entre suas principais funcionalidades em comum. 

E-mail marketing: RD Station x HubSpot

As duas ferramentas de automação incluem em suas funcionalidades o e-mail marketing, com edição em formato drag an drop. 

Neste formato é possível disparar e analisar as campanhas feitas pelo e-mail de maneira mais simples e organizada. 

No entanto, há uma diferença na quantidade de disparos disponíveis e de contatos entre o RD Station x HubSpot, o que também irá variar muito com o plano. 

Landing Page 

As Landing Pages são muito importantes para gerar leads, por isso os dois softwares permitem a criação, com auxílio de editores internos. 

Além disso, tanto o RD Station quanto o HubSpot oferecem testes A/B nas Landing Pages e permitem o acompanhamento das melhores taxas de conversão através de canais. 

Leia também:  ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE DIGITAL E MARKETING DIGITAL

Gestão de Leads 

Não poderíamos falar de automação de marketing sem falar da geração de leads nas duas ferramentas. 

Nesse caso o HubSpot tem uma vantagem, seu CRM próprio, bem completo, permitindo a integração com diversos outros CRM’s. 

O RD Station oferece integrações externas, com API nativa. Mas, em geral ambos permitem a gestão de listas dinâmicas, estáticas e lead scoring.

Mídia Social 

Tanto no HubSpot, quanto no RD Station é possível fazer a gestão completa das mídias sociais, por meio do monitoramento e agendamento de postagens. 

Outro aspecto interessante, é que nas duas ferramentas de automação, há uma análise dos resultados e engajamento de cada postagem, além dos leads que foram gerados. 

SEO 

A otimização para buscadores (SEO) é um dos pontos mais importantes no marketing, por isso uma boa ferramenta não poderia deixar de investir nesse recurso. 

Nos dois sistemas há um painel de palavras-chave e análises de SEO. O HubSpot oferece também o link building, para aquisição de links externos. 

Já a RD Station, tem o diferencial de ideias de conteúdos para blog posts, de acordo com cada tema incluído na plataforma.

Análises: RD Station x HubSpot

No quesito análises, a disputa entre RD Station x HubSpot acaba se igualando, pois as duas plataformas oferecem análise do funil de vendas, ROI, relatórios diários, semanais e mensais. 

Entretanto, somente o RD Station possui o Marketing BI, um framework para a demonstração de resultados. 

Considerações finais sobre RD Station x HubSpot

Afinal, qual é melhor: RD Station x HubSpot? Conhecendo todos os principais aspectos de ambas as ferramentas, é possível tomar a melhor decisão, lembrando-se do crescimento da empresa para os próximos anos. 

Nesse sentido, podemos concluir que o RD Station é mais adequado para a introdução do marketing e vendas. 

Enquanto o HubSpot já trabalha com as empresas que estão crescendo, o que exige mais maturidade no marketing, venda e Customer Success.

Portanto, a escolha entre RD Station x HubSpot irá depender da maturidade e objetivos da sua empresa, pois ambas oferecem grandes possibilidades e recursos para o dia-a-dia. 

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20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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