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BENCHMARK O QUE É E QUANDO UTILIZÁ-LO?

benchmark

Benchmark o que é? Você sabia que essa é uma estratégia de estudo da concorrência? Por meio desse método, você pode fazer uma análise completa das melhores práticas que as empresas que trabalham no mesmo setor que o seu estão fazendo.

Ter uma empresa prosperando é o sonho de muitos profissionais de marketing, gestores e muito mais. Mas de nada adianta pensar em métodos e possibilidades de estratégias para aplicar em seu negócio quando você não possui uma referência em seu mercado. 

Quando falamos em sucesso para um negócio é comum observar empresas que possuem dificuldades de elaborar estratégias para superar a concorrência, não é mesmo? 

Uma forma simples de superar o seu concorrente, aumentar a produtividade e principalmente eficiência dos projetos é contar com o benchmark.

Desse modo, veja neste artigo, o que é, como funciona, as principais vantagens do benchmark, como aplicar na prática e muito mais.

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Benchmark o que é?

Para entender melhor, vamos imaginar que você tem um mercado em seu bairro. 

Podemos supor que você não consegue identificar os lucros de seu negócio – assim, você tem baixos resultados, entre outros problemas. 

No entanto, você descobre que, no mesmo bairro que você tem o seu estabelecimento, abriu um outro mercado. Seu concorrente, esse outro mercado, mostra bons lucros, resultados positivos, entre outros benefícios. 

Então, qual será o seu primeiro passo? Entender os métodos que estão sendo usados por seu concorrente e passar a usá-los em seu mercado também, não é mesmo? 

Desse modo, de forma inconsciente você estará fazendo benchmarking. Sendo assim, podemos dizer que esse termo está totalmente relacionado ao estudo e análise da concorrência.

O empresário deve fazer uma análise profunda dos melhores métodos usados por seus concorrentes e incluí-los em seu empreendimento. Essa é uma prática muito utilizada por diversas empresas e indústrias. 

Quais as vantagens de utilizar o benchmark em uma Equipe de Marketing?

Agora que você já sabe algumas informações sobre o benchmark, saiba também que essa técnica oferece diversos benefícios. Veja a seguir algumas vantagens que essa análise oferece para um negócio:

  • Identificar quais são as novas tendências no mercado e sair à frente dos concorrentes;
  • Descobrir e implementar práticas de sucesso de empresas que já tem conhecimento sobre o assunto;
  • Adquirir referências de empresas que já atuam no mesmo segmento que o seu;
  • Desenvolver novas estratégias e objetivos para sua empresa;
  • Ter mais conhecimento sobre o mercado que você atua;
  • Aprender com pessoas que já tiveram os mesmos problemas e desafios que o seu.

Ainda assim, se atente! Mesmo com diversas vantagens e benefícios para o seu negócio, é importante ter muito cuidado. 

Isso porque é provável que você se depare com diversas ideias que parecem ser excelentes para o seu negócio e que, no entanto, não correspondem com o momento que o seu negócio está vivendo. Desse modo, isso pode acabar gerando problemas.

Em alguns casos, o que é vantajoso para o seu concorrente, pode não ser tão vantajoso assim para a sua empresa. Sendo assim, é importante levar em conta algumas análises antes de tomar qualquer passo. 

Um outro ponto em que você deve ter muito cuidado é para não realizar um simples “copiar e colar” dos sistemas de uma empresa. Isso pode conduzir a sua empresa para uma das piores experiências. 

Então, o benchmark é uma forma de você analisar o que está dando certo para as outras empresas e implementar estratégias para a sua empresa de acordo com o seu segmento e realidade do seu negócio.

Como aplicar o benchmark na prática?

Depois de entender o benchmark, veja a seguir como aplicar na prática essa estratégia. Conheça os tipos de benchmarking e saiba como ele pode ser aplicado a qualquer negócio.

Faça pesquisa 

O primeiro passo para iniciar esse processo é levantar os principais problemas que a sua organização está passando. 

Desse modo, é importante que você separe métricas, dados e também fatos que podem ser comparados com os seus principais concorrentes. Com os dados coletados, você pode melhorar o desempenho de seu negócio.

Para essa pesquisa, não é necessário levar troca de conhecimentos, o primeiro passo é fazer o uso de fontes de pesquisas, como:

  • Estudos;
  • Artigos;
  • Blogs;
  • Dados e muito mais.

Frequência em eventos

Ir em eventos e conferências pode ser algo vantajoso para o seu negócio. Assim, você consegue acompanhar as tendências do mercado e ver novas métricas.

Sendo assim, a participação em eventos é uma ótima oportunidade. Ao participar deles, você consegue encontrar uma solução para o seu problema.

Contar com mentorias

As mentorias são alguns exemplos para contar com alguém que compartilha suas perspectivas e já passou pelo mesmo problema que você. 

Os mentores ajudam a identificar os gargalos e quais passos ter para evitar esse tipo de problema e até mesmo resolvê-los.

Dessa forma, ao compartilhar informações que ocorreram com a própria empresa, os mentores podem ajudar você a alavancar a sua. Muitas ensinam, inclusive, a ter a prática de fazer benchmarking interno.

Conclusão

O benchmark é uma ótima oportunidade para as empresas que estão passando por problemas. Sejam eles financeiros, de marketing, processuais e muito mais. Afinal, ele ajuda os gestores a aplicar estratégias dentro da sua empresa de acordo com o que já está sendo usado no mercado.

Além disso, não se esqueça que você não pode adotar a estratégia de “copiar e colar”, mas, sim, personalizar a prática de outras empresas para a realidade de seu empreendimento. Por isso, entenda tudo o que a concorrência faz para extrair o melhor disso – seja em blogs, redes sociais, técnicas de marketing.

Desse modo, ao saber sobre o benchmark, o que é, como funciona, vantagens que oferece e como aplicá-lo, você pode passar a adotar esse método dentro de sua empresa e negócio. Assim, você conseguirá observar resultados positivos e melhorar seus processos.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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