COMO DESTACAR SUA EMPRESA NA INTERNET COM GOOGLE MEU NEGÓCIO?
O Google, uma das grandes empresas de tecnologia da atualidade, oferece uma série de ferramentas para facilitar a análise e potencializar o alcance das marcas no ambiente digital. Uma delas é o Google Meu Negócio, solução essencial para qualquer empresa que queira garantir e fortalecer sua presença na web. Quando o assunto é mapas e pesquisas […]
Publicado por carratu
O Google, uma das grandes empresas de tecnologia da atualidade, oferece uma série de ferramentas para facilitar a análise e potencializar o alcance das marcas no ambiente digital. Uma delas é o Google Meu Negócio, solução essencial para qualquer empresa que queira garantir e fortalecer sua presença na web.
Quando o assunto é mapas e pesquisas locais na busca do Google, sua relevância torna-se ainda maior. Mas, afinal, do que se trata o Google Meu Negócio? Será que tal recurso pode mesmo ajudar uma marca a atingir mais consumidores?
Continue lendo e confira o potencial desta plataforma para sua estratégia de marketing digital!
O que é o Google Meu Negócio?
Você já deve ter reparado que, quando faz uma pesquisa local na busca do Google (ou mesmo no Google Maps), alguns resultados trazem dados bem estruturados, como endereço, telefone, horário de atendimento, fotos do espaço, entre outros.
Isso também se reflete nas páginas das empresas no Google +. Trata-se da rede social da gigante de buscas que, em determinados nichos, é bastante relevante e pode ser usada para divulgar um negócio de maneira semelhante à do Facebook.
O Google Meu Negócio facilita a divulgação das organizações em seu buscador, no Google Maps e, também, no Google +. Por meio dessa plataforma, é possível cadastrar novos estabelecimentos e atualizar dados antigos, para que os resultados das buscas cumpram com o papel de divulgar o empreendimento na internet.
Surgimento
Durante o desenvolvimento de suas plataformas sociais e corporativas, o Google percebeu que existia uma necessidade de centralizar o gerenciamento de negócios locais. Desta forma, o Google Places — onde antes eram cadastrados os locais para a plataforma do Google Maps — foi fundido às páginas do Google +.
Essa estratégia lembra bastante o que acontece no Facebook, em que as páginas dos estabelecimentos podem estar associadas a seus locais físicos para atividades como check-ins e interações com o público em geral. Porém, uma página do Facebook tem menor impacto nas pesquisas realizadas nos mecanismos de buscas fora desta rede social.
Assim, em 2014, surgiu o Google Meu Negócio, uma excelente notícia para empreendedores e profissionais de marketing. Com esse recurso, ficou mais fácil fazer a gestão dos locais — mas vamos falar de suas vantagens mais adiante.
Quais as vantagens do Google Meu Negócio para uma empresa?
Para começar de maneira simples, perguntamos: seria interessante que a empresa onde você atua aparecesse nos resultados das pesquisas do Google? Se a resposta for “sim”, já fica claro o primeiro benefício do Google Meu Negócio.
Apenas para pontuar sua relevância na internet, o buscador do Google tem mais de 97% do mercado de pesquisas online no Brasil. Sendo assim, é claro que se torna indispensável fazer com que um negócio apareça bem nas páginas de resultados das pesquisas (também chamadas de SERP — Search Engine Results Page).
Para tanto, é preciso garantir que todos os dados estejam corretos e atualizados na plataforma. Assim, quando uma pessoa pesquisa pelo nome do estabelecimento ou por palavras-chave relacionadas, o resultado mais relevante e com cadastro no Meu Negócio pode aparecer em destaque no topo da SERP.
Nele, haverá uma miniatura do mapa e outras informações que funcionam muito bem para chamar a atenção do usuário. A partir daí, a pessoa pode traçar uma rota até o estabelecimento pelo Google Maps, fazer uma ligação telefônica, deixar um comentário ou visualizar fotos e outros detalhes do local.
Isso porque, no Google Meu Negócio, é possível mostrar fotos da empresa e até um tour virtual em prédios ou outros locais físicos, horários de funcionamento para cada dia da semana, faixa de preços, formas de pagamento e outras informações importantes para os consumidores.
A plataforma, além de informar os telefones comerciais, também pode definir quais os números usados como extensões de chamadas em campanhas do Google AdWords. Esse tipo de campanha permite inserir tais telefones com bastante destaque nos anúncios das buscas do Google, direcionando mais pessoas interessadas.
Há, ainda, a funcionalidade de avaliações e comentários, em que os clientes podem opinar sobre a qualidade do produto ou serviço. Vale a pena dar atenção aos usuários que dedicarem algum tempo para comentar e até reclamar nesses canais. É bom mostrar transparência e foco no atendimento para, assim, atrair novos consumidores!
Como a plataforma funciona?
A partir do local cadastrado na plataforma, existem três maneiras de impactar um usuário com a página da companhia. A primeira delas seria a partir do buscador do Google, quando a pessoa digita uma palavra-chave relacionada ao negócio e à sua localização, como a cidade, o bairro ou a rua, por exemplo.
A segunda forma ocorre quando é pesquisado o nome do negócio. Os resultados podem vir acompanhados do endereço do empreendimento quando a busca é relevante o bastante, considerando o cruzamento entre o termo de busca, o cadastro no Meu Negócio e o local onde ele se encontra.
E a terceira maneira é uma pesquisa feita pelo endereço do local. Se a correspondência for direta, o resultado das buscas também é destacado com uma ocorrência no mapa, ao lado da página. Além disso, nas pesquisas no Google Maps e no Waze, o navegador por GPS (que também é do Google) utiliza as informações do cadastro no Google Meu Negócio.
Quais são os primeiros passos para configurá-la?
Criar um local na plataforma é bem simples. Primeiramente, acesse a página do Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora”. Use seu login do Gmail, que é sua conta do Google, para entrar.
Em “Adicionar seu negócio”, preencha os dados referentes ao estabelecimento que quer cadastrar (nome, endereço, telefone comercial, categoria e domínio do site). Depois, será preciso verificar se as informações estão corretas e aceitar os termos de serviço, autorizando a gerenciar a empresa em questão.
A última etapa é a confirmação do local. Ela pode ser feita por telefone ou cartão-postal — mas nem sempre a primeira opção está disponível. O cartão com o código de confirmação é enviado para o endereço cadastrado e pode levar de 7 a 15 dias úteis para ser entregue.
Então, basta informar o código de confirmação recebido. Para tanto, clique no banner “Confirmar agora”, na página da empresa no Google Meu Negócio, e siga as instruções para concluir a confirmação.
Quer saber mais sobre o Google Meu Negócio e como essa plataforma pode ajudar na projeção de uma marca na web? Deixe um comentário abaixo e participe da discussão!
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.