Elaborar uma estratégia de marketing digital é fundamental para a construção de alcance, credibilidade, engajamento e conversão de uma empresa. As ações precisam ser alinhadas de acordo com estudos do mercado, das necessidades da persona e das particularidades dos canais digitais. O objetivo é definir como e onde atuar para atrair, engajar e converter esses potenciais consumidores.

Um planejamento de marketing completo também contempla as formas de acompanhamento de cada ação. As métricas não somente podem ajudar no cálculo de retorno de investimento, como na própria otimização das campanhas em busca de resultados cada vez mais relevantes.

Quer saber mais sobre como acompanhar a eficiência da sua estratégia digital e conhecer algumas métricas relevantes que não podem faltar nela? Acompanhe!

Como medir a estratégia de marketing digital?

Um dos principais benefícios de elaborar uma estratégia de marketing digital, é que as ações na internet podem ser mais facilmente mensuradas que no mundo offline.

Todo o material online utilizado nas campanhas deve ser configurado para garantir sua medição de performance. Assim, é possível realizar ajustes e aproveitar oportunidades. Veja como fazer isso:

Tagueamento

Tagueamento é a ação de criar tags — etiquetas, em português — que permitem identificar uma eventual ação realizada online. Essa catalogação das atividades digitais costuma ser feita no site da empresa e em todos os links que sejam direcionados para ele.

Com essa prática, é possível medir as atividades realizadas pelos usuários no site e qual foi a origem e campanha que proporcionou tal interação.  O Google Tag Manager é uma plataforma gratuita do Google que, após ser instalada por um desenvolvedor, permite que profissionais sem conhecimento técnico em programação possam cadastrar novos tagueamentos no site e, assim, ter mais agilidade para iniciar campanhas em novas mídias digitais.

Canais como Facebook, Google AdWords e outras redes de publicidade online costumam gerar tais tags de acompanhamento ao cadastrar a conta ou iniciar um novo anúncio. Para isso, é sempre válido contar com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada que garanta essa instalação e acompanhamento corretamente.

Ferramentas analytics

A principal ferramenta de acompanhamento de resultados de sites é o Google Analytics. A plataforma gratuita permite visualizar dados sobre as visitas, suas origens, seu fluxo de navegação entre páginas e outras informações ainda mais detalhadas. É nela que se pode identificar as conversões realizadas por tipo de campanha e ação originada por outros canais.

Redes sociais e outras ferramentas de mídia costumam também ter seus próprios ambientes de mensuração de dados. Neles, é possível ver informações mais características de cada plataforma, como no caso do Facebook Insights: curtidas, comentários, perfil do público-alvo seguidor da página da empresa, entre outros.

Quais são os KPIs de uma estratégia de marketing digital?

As plataformas de analytics possuem muitas informações sobre o comportamento dos usuários no seu site e em nas redes sociais. Mas, para poder mensurar os dados, é preciso definir quais são os KPIs realmente relevantes para seu negócio. Conheça alguns indicadores que podem auxiliar no acompanhamento da performance e do custo da sua estratégia digital.

Número de visitas

É o dado que mostra o número de visitantes que está acessando e acompanhando sua página. Com essas informações, é possível identificar se o alcance está aumentando e quais os principais canais e conteúdos estão atraindo as novas visitas.

Detalhando esses dados, também é possível gerar insights interessantes para o negócio. Permite-se visualizar o tipo de dispositivo que a maioria dos usuários usa para navegar no seu site e os dias da semana que apresentam maior pico de audiência.

Um ponto importante é que os números de visitas, seguidores ou curtidas nunca podem ser analisados sozinhos. O alcance é um dado interessante, mas é fundamental que ele seja de qualidade. Não há vantagem em receber visitantes que não estão interessados em seu conteúdo.

Taxa de rejeição

O KPI tem o objetivo de registrar exatamente esse público que não foi cativado pelo conteúdo fornecido no site. Ele representa a proporção de pessoas que abandonaram a página sem interagir com seus elementos em relação ao total de visitas recebidas.

Essa taxa pode mostrar que a estratégia está levando usuários errados ao seu conteúdo, ou que o site precisa de alterações para incentivar a navegação dos visitantes. Assim como os dados de alcance, esse número deve ser analisado dentro do contexto do seu negócio, pois nem sempre uma porcentagem alta pode ser alarmante.

Taxa de conversão

Também conhecida como taxa de sucesso, ela mostra o percentual de usuários que atingiram os objetivos desejados em relação à todas visitas do site. Com ela, é possível medir a performance das campanhas para facilitar o cumprimento de meta. É interessante testar mudanças em anúncios e elementos de interação para acompanhar sua influência na taxa conversão e assim otimizar os resultados.

Custo por Lead

Essa é uma das principais métricas de acompanhar resultados das campanhas e da estratégia de marketing digital como um todo. Quando um usuário se torna lead, um canal de comunicação personalizado é aberto com esse cliente potencial. É fundamental acompanhar o custo do investimento de cada ação e dividir pelo volume de leads gerados.

ROI

Caso a estratégia contemple ações até a venda final, o principal indicador de performance de uma campanha é o ROI. O termo representa o retorno financeiro sobre o investimento realizado nas mídias e em todo o processo envolvido: equipe de gerenciamento e planejamento, por exemplo. O ROI é calculado com a seguinte fórmula:

ROI = [(Receita – Custo) / Custo] x 100

O fator encontrado representa o retorno alcançado. Por exemplo, caso o resultado do cálculo seja 5, o número significa que a cada real investido você faturou 5 reais.

É importante mencionar que o ROI não considera a duração de investimento, flutuações da inflação, entre outros fatores. Ou seja, ainda que seja um KPI importante para acompanhar a performance entre as campanhas e visualizar sua variação, ele não exclui outros cálculos financeiros e contábeis.

O acompanhamento dos resultados de uma estratégia de marketing digital começa ainda na etapa de planejamento. Os KPIs devem ser definidos de acordo com cada canal e etapa na jornada de compra do usuário. Toda a estrutura do site ou qualquer outro canal digital de atuação deve estar preparada para receber tags e disponibilizar seus dados aos analistas.

A eficiência pode ser medida analisando o investimento necessário para cada conversão. Outros indicadores auxiliam no estudo da performance em cada etapa do processo, permitindo identificar onde há falhas e oportunidades de melhorias.

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