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COMO OTIMIZAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL COM A AUTOMAÇÃO

Entregar a informação certa no momento adequado, melhorando o relacionamento entre seu público e a empresa. A automação é a estratégia de marketing digital perfeita para isso. Automatizar o seu marketing é usar tecnologia para facilitar os seus processos, integrando a equipe e melhorando a produtividade. Gerencie os diversos canais de comunicação e responda seu público com personalidade.

A automação do marketing não substitui o profissional, nem enxuga o tamanho da equipe. Ela potencializa o trabalho de todos, aumentando as possibilidades de inovação. Com processos recorrentes acontecendo de forma automática, a chance de erros diminui drasticamente. Além de ganhar tempo e reduzir custos, é possível monitorar as campanhas em tempo real com relatórios precisos sobre as métricas desejadas.

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Você pode contratar um software que posta publicações automaticamente ou usar uma tabela sinalizando o estágio da jornada de compras de cada prospect. Implemente essa estratégia de marketing digital na sua empresa e otimize o desempenho das suas ações, além de acessar métricas com resultados precisos, em tempo real.

Descubra, neste artigo, como usar a automação para conquistar melhores resultados na sua estratégia de marketing digital!

Tenha um objetivo claro

Uma estratégia de marketing digital precisa ter a meta clara, assim, toda a equipe converte as ações para o resultado esperado. Para fidelizar seus clientes, páginas de captura provavelmente serão desnecessárias. Quanto mais específica a definição do objetivo, melhor será. Um hotel, por exemplo, pode fidelizar seus clientes para fechar novos pacotes, conseguir bons depoimentos ou promover indicações.

Depois que você definir seu objetivo, faça um plano da campanha. Veja o que pode ser automatizado na sua estratégia, aproveite para estudar como essa implementação consegue um tom mais informal e personalizado, sem parecer algo robótico. Fique atento às etapas manuais ou mensagens sazonais que estão atreladas ao processo, para não apresentar um aspecto de desatenção.

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Segmente suas mensagens

Ao definir quem é a persona do seu negócio, você não só está segmentando o seu público-alvo, como também descobrindo os problemas e desejos desse perfil de consumidor. Dessa forma, é possível aproveitar as oportunidades e aumentar as vendas. Na automatização de um projeto, segmente sua base de dados e use a criatividade para o envio das mensagens.

Crie uma sequência de e-mails para prospects que demonstram interesse por algum produto, lembre seus clientes de avaliarem o atendimento e promova interações com ferramentas de e-mail. Algumas informações são extremamente valiosas, mas é preciso saber usá-las. Quando você chama uma pessoa pelo nome, por exemplo, aumenta o nível de receptividade, então, experimente usar essa técnica nos seus e-mails.

Integre seus dados

Os CRM‘s (customer relationship management) são softwares que gerenciam o seu relacionamento com o cliente. Dessa forma, é possível aliar as equipes de vendas e marketing, fazendo com que as duas trabalhem colaborativamente para aumentar as vendas. Esse é o conceito do smarketing e atende a um novo perfil de consumidor, que espera por atendimentos mais ágeis e eficientes.

Com as informações coletadas, entenda melhor o comportamento de compra da sua audiência. Fortaleça o relacionamento da marca oferecendo o conteúdo adequado para cada estágio. Uma pessoa pesquisando por quartos de hotel no seu site, por exemplo, provavelmente está em um estágio de funil diferente de outra que acessa um artigo no seu blog sobre como economizar para fazer uma viagem.

Sinalize as mudanças de status

Toda estratégia de marketing digital está focada em conversões. No inbound marketing, por exemplo, primeiro é preciso atrair visitantes para o site ou blog para, então, convertê-los em leads e, posteriormente, em clientes. Os clientes, por sua vez, podem ser convertidos em evangelistas da marca. Ao planejar a automação de algum processo de marketing, identifique todos os pontos de conversão.

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Defina qual é o caminho provável que seu prospect fará até descobrir sua marca e, depois, para o lead se transformar em um cliente. A abordagem que você precisa ter com alguém que ainda nem sabe qual é o seu mix de produtos ou serviços será diferente daquela com prospects que já consideram adquirir a solução que sua empresa oferece.

Use robôs para oferecer um atendimento inteligente

Os chats são uma forma de criar um relacionamento em tempo real entre a sua marca e o público, gerando, inclusive, maior empatia. A taxa e o tempo de resposta que a sua empresa gasta para vencer as objeções do público impactam no fechamento das vendas.

O uso dos chatbots tem custos reduzidos, podendo ser criados até mesmo sem investimento, gerando engajamento com a audiência. A Fanta usou o chatbot do Facebook para o lançamento da versão Fanta Guaraná. Eles ofereceram cupons de amostras para os usuários experimentarem o novo sabor da marca. A campanha ultrapassou o objetivo em 46%, gerando 2,6 milhões de cupons.

Teste sua estratégia de marketing digital antes de implementar

Depois de planejar todos os processos que serão automatizados, não se esqueça de testar. Em um sentido, veja se tudo funciona. Por exemplo, você cria um guia excelente e oferece para que seus visitantes baixem no site. Após se cadastrarem no formulário, eles são direcionados para a página de agradecimentos? As páginas estão funcionando, os e-mails chegando? Cheque tudo.

Outro teste essencial no marketing digital é o teste A/B. Ele funciona da seguinte forma: Você cria duas versões ou mais de um mesmo e-mail ou página de captura, por exemplo. A ferramenta seleciona aleatoriamente uma amostragem da sua lista para receber cada uma das versões e descobre qual delas está convertendo mais, adotando-a automaticamente.

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Como você conferiu neste post, a automação é uma estratégia de marketing digital muito eficiente e que possibilita explorar os recursos que as mídias online proporcionam. Aproveite para melhorar o desempenho do time de marketing enquanto você cria um posicionamento da marca e fideliza o relacionamento com o cliente. Processos automatizados também contam com métricas altamente eficientes.

Gostou das dicas deste post? Agora você já pode planejar a automação da estratégia de marketing digital da sua empresa.

Se você viu os benefícios que seu negócio pode conquistar com a automação, compartilhe conosco nos comentários qual processo você considera fundamental ser automatizado. Gostamos de ver o quanto as empresas crescem com estratégias de sucesso!

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

One Response

  1. Comprar Visitas para Site disse:

    Automação é importantissimo, ainda mais no marketing

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