CRO MARKETING: SEM ELE VOCÊ ESTÁ CEGO NO DIGITAL

A última atualização deste post foi em por

O CRO Marketing é uma revolução dentro de muitas empresas que usam os dados como ponto de análise e decisão de suas tomadas. Sem a leitura correta dos dados de comportamento do usuário e testes para se chegar a respostas do que o seu público quer, você terá infinitamente mais erros e dificuldade para obter o sucesso do seu negócio.

Como o marketing tem uma linguagem própria e eu sempre me preocupo muito em usar uma linguagem mais simples, vou apresentar neste texto como você poderá melhorar suas taxas de conversões no seu website, entendendo um pouco mais sobre o CRO e como aplica-lo.

O que é CRO Marketing?

CRO Marketing significa “Conversion Rate Optimization” ou em português  “Otimização da Taxa de Conversão“. Com o CRO você poderá aprimorar de maneira contínua os elementos do seu website em relação as análises feitas com ajuda de ferramentas que farão o seu funil de vendarketing funcionar cada vez melhor.

Por exemplo, digamos que você tenha um e-mail solicitando que as pessoas cliquem em uma página de destino para comprar um produto. O CRO se concentraria em fazer com que durante as campanhas de disparo, mais pessoas cliquem nas CTA’s dos e-mails disparados (melhorando a taxa de conversão de cliques), além de fazer com que mais pessoas comprem na página de destino, se este for o objetivo.

O que esperar de um CRO?

Dentre muitas que podemos atrituir a este profissional ou função, eu selecionei algumas que são mais praticadas e por isso ele é acionado como solução:

  • Otimização de Marketing Digital (como um todo)
  • Otimização de website (pode ser usando mapa de calor)
  • Otimização de página de destino (LPO) (Entendendo o que é mais aceito ou não pelos usuários na visitação)
  • Hacking de crescimento (Tornado os objetivos mais fáceis de serem realizados com análise de dados)
  • Otimização e testes (Usando os testes A/B para saber o que o visitante aceita melhor)
  • CX ou Experiência do cliente (Mostrando que a maioria dos comportamentos é que darão razão a sua ação)
  • UX ou Usabilidade (Entendendo que layout e arquitetura de informação ajudam o usuário a usar melhor seu canal)

Apesar do uso predominante da palavra “otimização”, eu encaro o trabalho de CRO de Marketing como uma análise constante e incansável de inúmeros pontos que precisam de melhorias durante a sua aplicação, para se tornarem mais próximos do que a maioria pensa ser o melhor.

Mas fica uma ressalva, o CRO está focado na otimização do comportamento humano, enquanto o SEO está otimizado no comportamento da máquina.

Quais habilidades um CRO deve ter?

Muitas, e como eu sempre digo aqui na agência, um profissional de Marketing Digital precisa conhecer de tudo um pouco, para se sentir seguro, inclusive VENDAS.

Por isso de Web design a Vendas o conhecimento que ele tiver ajudará na interpretação analítica, e isso fará que este profissional se torne muito mais sensato nas suas análises já que tem um nível introdutório ou mediano de habilidades que o ajudam a entender quais mudanças serão necessárias depois da leitura dos dados.

Isso ocorre porque muitas alterações de CRO devem ser projetadas ou copiadas. Além disso, a capacidade de entender as análises fornecerá idéias sobre onde, no processo de conversão, você deve fazer as alterações na CRO para ter o maior impacto e, depois de fazer as alterações,  qual o impacto que elas tiveram na sua conversão metas.

Quando a aplicação de um CRO é importante para o meu negócio?

Quando você já pratica alguma metodologia de Marketing e Vendas como o Inbound Marketing ou o Outbound Marketing por exemplo.  Atrair consistentemente visitantes para o seu site, e em quantidades que venham aumentando progressivamente, significa que você está tendo volume de acessos e por isso é obrigatório pensar no CRO Marketing para converter esses visitantes em Leads para sua equipe de vendas.

Mas antes de querer aplicar a otimização da conversão, é preciso entender uma das palavras que fazem parte deste universo que parece ser complexo, mas não é. Em CRO, uma conversão é algo bem mais abrangente do transformar um visitante em um Lead: envolve as várias ações que o visitante pode tomar em um site. Além do clássico preenchimento de um formulário, também podem ser consideradas como conversões ações como:

  • Clicar em um banner (CTA)
  • Navegar e entender os conteúdos de sessões-chave do site
  • Efetuar uma compra na loja virtual
  • Iniciar um teste de um software
  • Fazer um pedido de contato com um vendedoranalise do marketing

Definir o tipo de conversão que faz sentido para o seu site requer saber quais são os seus resultados. São esses tipos que devem ser otimizados usando as técnicas de CRO. Se é geração de Leads, os formulários de Landing Page fazem todo o sentido. Se a ideia é aumentar as vendas de produtos na loja virtual, por outro lado, considere otimizações voltadas para o e-commerce, como botões que estimulem o cadastro na loja, por exemplo.

Existe uma frase que eu sempre digo aos clientes que precisam iniciar este processo conosco que é:

O CRO Marketing não faz muito do marketing que você vê por ai, ele faz muito do marketing por onde você comprou.

Qual ferramenta devo começar a utilizar para o CRO Marketing

Se o assunto for métricas, não tenha dúvida que a melhor solução será o Google Analytics, afinal com ele instalado corretamente no seu webiste, todos os dados de comportamento vindo de seus visitantes serão mapeados e traduzidos em números. Veja neste vídeo como fazer a criação e instalação do Google Analytics de forma simples no WordPress.

Lembre-se que dados ou métricas são resultados de uma coleta feita por uma máquina sobre o comportamento humano. É a partir deste ponto que eu vejo que além de ter que se criar uma frequência nas análises de marketing, é necessário um profissional bem preparado para a devida interpretação dos dados.

Não adianta também fazer a leitura a cada 30 dias, pois isso te deixará muito distante de ações que precisam ser tomadas mais rapidamente, então em uma rotina de trabalho de um CRO de marketing, ele precisa ler os dados uma vez por dia pelo menos.

Erros comuns que você pode cometer ao tentar fazer CRO

Acredito que já ficou muito claro a importância do CRO Marketing e como ele ajuda as empresas que já têm o processo de marketing e vendas funcionando. Mas o que eu vejo com a minha experiência profissional no dia a dia são erros de quem não quer aceitar as mudanças do mercado, como mencionei certa vez em um PODCAST que fiz sobre o assunto gestão de dados.

  • Usar exemplos publicados na internet de outras empresas na aplicação da sua analise de website
  • Fazer comparativos rápidos entre um site e outro, sem análise de dados profundos
  • Acreditar que o seu conhecimento vai superar os dados coletados nas análises
  • Ser fiel a um conceito que sem perceber pode estar ultrapassado
  • Não realizar testes de A/B para identificar qual é mais bem aceito
  • Não ter tempo para fazer análises mais profundas
  • ignorar ou desmerecer a opinião de um analista

Acreditem, já vi muitos profissionais gabaritados realizarem estas atitudes, e depois justificarem que o erro foi da falta de análise que num momento anterior foi apresentada a ele, mas ele não utilizou.

Por isso fica a dica, mesmo tendo certeza do que está fazendo, sempre esteja aberto a ouvir as análises, eles mudam de acordo com o comportamento do consumidor e são nossas maiores referencias de acerto.

E agora?

Chegou o momento de você entender que sua performance só irá aumentar quando seus dados tiverem a devida atenção e ações possam ser inseridas de acordo com a devida interpretação de sucesso em relação aos seus objetivos. Para isso ter boas KPI’s definidas em seu panejamento ajudarão a você enxergar com mais clareza todo este novo processo.

Se tudo isso fez sentido, sugiro você bater um papo conosco. Somos especialistas em implementação de Inbound Marketing e melhorias de processos que tornarão a sua presença digital, em uma verdadeira máquina de atração, conversão e vendas.

 

Sobre o autor

Ubirajara Carratu
Ubirajara Carratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google Ads. Tudo o que for desafiador, se torna mais apaixonante.

Comentários

Quer nos conhecer?

Saia na frente

Podcast #DuCarratu