O Inside Sales é uma estratégia que tem sido muito utilizada para complementar os processos de vendas, otimizando a fidelização dos clientes, bem como o trabalho da equipe de vendas, e reduzindo drasticamente os custos. Porém, você realmente sabe o que é Inside Sales e quais são os benefícios que ela pode proporcionar para a sua empresa?

Pois bem, deixar de conhecer essas questões pode prejudicar o seu negócio, pois você perderá uma ótima oportunidade de alavancar as suas vendas e melhorar seu faturamento.

Para ajudá-lo a não ficar atrás de seus concorrentes, escrevemos este artigo para mostrar o conceito de Inside Sales, como essa estratégia funciona, a diferença entre ela e o Outside Sales e, por fim, quais as vantagens que proporciona para o seu negócio. Acompanhe!

O que é Inside Sales?

A Inside Sales é uma técnica que consiste em realizar todo ou a maior parte do processo de maneira remota — daí surgiu o termo Inside Sales, que significa “vendas internas”. No entanto, não confunda esse termo com o telemarketing, pois ele foge do que é comum nesse tipo de estratégia. Talvez, a única semelhança seja o contato, que é realizado via telefone. No entanto, nesse caso, ele também pode ser feito por meio do Skype.

O objetivo inicial dessa abordagem é entender a realidade do seu consumidor que está do outro lado da linha. Em suma, o Inside Sales se torna um complemento das estratégias de Inbound Marketing, principalmente quando nos referimos às vendas mais complexas, que exigem um maior esforço para conquistar a confiança do cliente em potencial.

Como essa estratégia funciona?

A estratégia de Inside Sales é muito interessante, não é mesmo? Quer saber como é possível implementá-la na sua empresa? Primeiramente, é preciso investir no treinamento da sua equipe. Mostre a ela qual é o objetivo desse novo conceito e como funcionará o cronograma dos procedimentos que serão adotados. Depois, faça simulações para que os seus vendedores possam aprender, na prática, como o processo deve funcionar.

Nesse momento, é preciso disponibilizar aos colaboradores um material rico, no qual devem constar as técnicas de marketing de conteúdo para otimizar a abordagem. Além disso, é importante oferecer uma estrutura de qualidade para que o time de vendas possa ter facilidade para colocar o Inside Sales em prática. Sendo assim, não negligencie uma Internet, computadores de boa qualidade e, claro, linhas telefônicas e ramais suficientes para otimizar a produtividade.

Qual é a diferença entre Inside Sales e Outside Sales?

Conforme mencionamos, o Inside Sales trabalha com as vendas internas, ou seja, o vendedor não precisa se locomover para chegar até o cliente, pois todo o processo é feito de maneira remota.

No entanto, quando falamos em Outside Sales, estamos nos referindo às vendas externas. Nesse caso, o vendedor realiza vendas fora do local de trabalho, geralmente por meio de uma visita presencial ao cliente.

Porém, segundo a SalesLoft, o Inside Sales está crescendo 15 vezes mais rápido que o Outside Sales, por isso, essa é mais uma razão que faz você se conscientizar sobre a importância de implementar essa estratégia na sua empresa.

Quais os benefícios do Inside Sales?

Agora que você já sabe o que é Inside Sales e como essa estratégia pode ser colocada em prática, é hora de entender o que a sua empresa ganhará ao implementá-la. Confira!

Redução de custos

Ao somar os custos com combustível, alimentação e demais gastos que um vendedor tem para visitar um cliente, você perceberá que o valor final pode se tornar bem significativo. Nesse sentido, inserir o Inside Sales no seu negócio fará com que você não economize apenas dinheiro, mas o tempo de seus vendedores também. Isso porque ele não gastará mais aquele tempo ocioso no trânsito ou enquanto espera o cliente atendê-lo.

Apenas com essa redução de custos, você conseguirá recuperar os valores que foram investidos na estrutura necessária para a implementação da estratégia.

Otimização dos processos

Nesse momento, o processo de venda também será otimizado, pois, ao trabalhar dentro da empresa, o colaborador pode acessar rapidamente todos os documentos e sistemas necessários para facilitar a negociação, o que não acontece em um atendimento presencial, no qual o vendedor precisa entrar em contato com a empresa para poder acessar os dados.

Além do mais, com um sistema de gestão eficiente, a equipe de vendas poderá conferir todas as informações importantes do cliente, como histórico de compra e detalhes dos serviços ou produtos oferecidos, proporcionando mais dinamismo ao processo.

Aumento da produtividade

Com todos esses benefícios, a sua equipe conseguirá ter mais tranquilidade para atender seus clientes, pois eles terão o treinamento necessário para lidar com as mais diversas situações, quebrando as objeções do seu público sem comprometer a imagem da empresa.

Com um time bem preparado e motivado, as chances de não fechar negócio diminuem, e isso fará com que a sua empresa ganhe mais credibilidade no mercado e, consequentemente, aumente seu faturamento.

Melhora na captação e conversão de leads

Como, nesse momento, o colaborador terá acesso aos dados dos clientes que foram obtidos por meio do blog, do site ou das redes sociais, ele conseguirá abordar o potencial cliente na hora certa, isto é, quando ele estiver realmente preparado para adquirir seu produto ou serviço.

Dessa forma, não só a captação de leads é melhorada, mas a conversão também se torna mais bem-sucedida, pois a equipe terá, em mãos, informações suficientes para convencer o consumidor a fechar a venda.

Facilidade na implementação

Como as conversas via telefone ou videoconferência já fazem parte da rotina das pessoas, a implementação do Inside Sales se torna ainda mais fácil, pois o time já está acostumado a utilizar essas ferramentas. Por isso, quando falamos em treinamento, estamos tratando dos métodos que serão usados na abordagem, pois os demais procedimentos já são do conhecimento de todos.

Conseguiu entender o que é Inside Sales e como ele funciona na prática? Com as vantagens oferecidas por essa estratégia, é possível fazer com que a sua empresa se destaque dos concorrentes e, consequentemente, melhore a lucratividade.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos relevantes como este, curta a nossa fanpage no Facebook, pois lá postamos mais materiais ricos e que podem fazer a diferença no seu negócio!

assine a newsletter da carratu publicidade

 

Comentários