Qual é o seu principal objetivo de marketing? Independentemente da resposta, para alcançá-lo, é importante ter um planejamento consistente e alinhado à persona do negócio. Entretanto, há outro ponto fundamental para o sucesso de um plano: as métricas de marketing digital!

Sem o acompanhamento do seu desempenho, não há como saber se o resultado das campanhas foi satisfatório e, menos ainda, se alcançou o objetivo. Por isso, estabeleça a fonte para a coleta de dados, uma frequência para a mensuração e metas bem definidas.

Confira, a seguir, 5 métricas para otimizar sua estratégia de marketing digital e tenha tomadas de decisão mais ágeis e acertadas!

1. CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Imagine que você cria uma campanha para impulsionar novas hospedagens em um hotel. Para isso, você investe na produção de conteúdos para estimular o turismo, em campanhas pagas e na contratação de ferramentas de vendas (CRM e chatbot). Com isso, houve uma redução na taxa de vacância das suítes.

Para apresentar os resultados dessa estratégia, você precisa descobrir o CAC, ou seja, quanto você precisou investir para conseguir cada cliente. Basta somar todo o investimento e dividi-lo pela quantidade de novos clientes. Assim, quanto menor o CAC, melhor a performance das suas campanhas.

2. ROI (Retorno sobre o Investimento)

Outra métrica relevante para qualquer negócio é o ROI. Voltando ao exemplo do hotel, vamos supor que você apresenta para a gerência um ótimo resultado do CAC. Porém, a administração quer entender se as suas ações foram eficientes. Para descobrir se houve lucro ou prejuízo, eles perguntam sobre o ROI, que é definido pelo seguinte cálculo:

ROI = retorno – investimento / investimento.

Valores positivos significam que a campanha teve lucro, e os negativos apontam prejuízo.

3. CTR (Taxa de Conversão)

Para entender a importância do CTR, retomamos a nossa história em um ponto de virada: os gerentes estão felizes porque o ROI foi de 5 (ou seja, para cada real investido, o retorno foi de R$ 5), mas percebem que houve um grande desperdício em uma parte da campanha. Como não houve uma integração entre marketing e vendas, muitos leads foram desperdiçados.

Eles perceberam isso, pois o time de vendas trabalhou o perfil do hóspede, os desejos e as objeções de compra que poderiam otimizar as campanhas pagas. Assim, os anúncios que tinham o objetivo de gerar uma reserva online poderiam ter um melhor CTR. Essa métrica mostra a porcentagem de usuários, dentre todos os expostos ao anúncio, que realizam a ação desejada.

4. Ticket médio

Esse indicador aponta um valor médio que cada cliente gasta ao fechar negócio. O mix pode ter preços variados, então, para encontrar o ticket médio, é preciso somar todas as vendas e dividir pela quantidade de clientes. Vamos considerar, continuando nosso exemplo, que o hotel tenha 2 personas:

  1. João Executivo: fica pouco tempo para participar de reuniões e eventos corporativos;
  2. Pedro Pai de Família: procura conforto, comodidade e entretenimento que atendam sua família nos feriados e férias escolares.

Enquanto João costuma ser menos exigente e apresenta um CAC menor, seu ticket médio também é bem inferior em relação ao de Pedro, que quer aproveitar a alta temporada, fica mais dias e costuma fechar mais de uma suíte.

5. LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente)

Talvez você se pergunte por que a estratégia de marketing do nosso exemplo decidiu trabalhar com as 2 personas e não somente com a mais lucrativa. É por causa do LTV, que calcula a média que um cliente gasta com a empresa ao longo do tempo.

Enquanto Pedro costuma fechar apenas um pacote por localidade, levando sua família para conhecer vários destinos, João é importante para o negócio, porque tem uma cartela de clientes na região e precisa retornar diversas vezes.

Como você viu, as métricas de marketing digital têm um papel importante para o desempenho das campanhas. Com elas, você comprova o resultado do seu plano de marketing, corrige falhas a tempo e aproveita oportunidades.

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