5 MÉTRICAS DE MARKETING DIGITAL PARA ACOMPANHAR
Qual é o seu principal objetivo de marketing? Independentemente da resposta, para alcançá-lo, é importante ter um planejamento consistente e alinhado à persona do negócio. Entretanto, há outro ponto fundamental para o sucesso de um plano: as métricas de marketing digital! Sem o acompanhamento do seu desempenho, não há como saber se o resultado das […]
Publicado por carratu
Qual é o seu principal objetivo de marketing? Independentemente da resposta, para alcançá-lo, é importante ter um planejamento consistente e alinhado à persona do negócio. Entretanto, há outro ponto fundamental para o sucesso de um plano: as métricas de marketing digital!
Sem o acompanhamento do seu desempenho, não há como saber se o resultado das campanhas foi satisfatório e, menos ainda, se alcançou o objetivo. Por isso, estabeleça a fonte para a coleta de dados, uma frequência para a mensuração e metas bem definidas.
Confira, a seguir, 5 métricas para otimizar sua estratégia de marketing digital e tenha tomadas de decisão mais ágeis e acertadas!
Tabela de conteúdo
1. CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
Imagine que você cria uma campanha para impulsionar novas hospedagens em um hotel. Para isso, você investe na produção de conteúdos para estimular o turismo, em campanhas pagas e na contratação de ferramentas de vendas (CRM e chatbot). Com isso, houve uma redução na taxa de vacância das suítes.
Para apresentar os resultados dessa estratégia, você precisa descobrir o CAC, ou seja, quanto você precisou investir para conseguir cada cliente. Basta somar todo o investimento e dividi-lo pela quantidade de novos clientes. Assim, quanto menor o CAC, melhor a performance das suas campanhas.
2. ROI (Retorno sobre o Investimento)
Outra métrica relevante para qualquer negócio é o ROI. Voltando ao exemplo do hotel, vamos supor que você apresenta para a gerência um ótimo resultado do CAC. Porém, a administração quer entender se as suas ações foram eficientes. Para descobrir se houve lucro ou prejuízo, eles perguntam sobre o ROI, que é definido pelo seguinte cálculo:
ROI = retorno – investimento / investimento.
Valores positivos significam que a campanha teve lucro, e os negativos apontam prejuízo.
3. CTR (Taxa de Conversão)
Para entender a importância do CTR, retomamos a nossa história em um ponto de virada: os gerentes estão felizes porque o ROI foi de 5 (ou seja, para cada real investido, o retorno foi de R$ 5), mas percebem que houve um grande desperdício em uma parte da campanha. Como não houve uma integração entre marketing e vendas, muitos leads foram desperdiçados.
Eles perceberam isso, pois o time de vendas trabalhou o perfil do hóspede, os desejos e as objeções de compra que poderiam otimizar as campanhas pagas. Assim, os anúncios que tinham o objetivo de gerar uma reserva online poderiam ter um melhor CTR. Essa métrica mostra a porcentagem de usuários, dentre todos os expostos ao anúncio, que realizam a ação desejada.
4. Ticket médio
Esse indicador aponta um valor médio que cada cliente gasta ao fechar negócio. O mix pode ter preços variados, então, para encontrar o ticket médio, é preciso somar todas as vendas e dividir pela quantidade de clientes. Vamos considerar, continuando nosso exemplo, que o hotel tenha 2 personas:
- João Executivo: fica pouco tempo para participar de reuniões e eventos corporativos;
- Pedro Pai de Família: procura conforto, comodidade e entretenimento que atendam sua família nos feriados e férias escolares.
Enquanto João costuma ser menos exigente e apresenta um CAC menor, seu ticket médio também é bem inferior em relação ao de Pedro, que quer aproveitar a alta temporada, fica mais dias e costuma fechar mais de uma suíte.
5. LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente)
Talvez você se pergunte por que a estratégia de marketing do nosso exemplo decidiu trabalhar com as 2 personas e não somente com a mais lucrativa. É por causa do LTV, que calcula a média que um cliente gasta com a empresa ao longo do tempo.
Enquanto Pedro costuma fechar apenas um pacote por localidade, levando sua família para conhecer vários destinos, João é importante para o negócio, porque tem uma cartela de clientes na região e precisa retornar diversas vezes.
Como você viu, as métricas de marketing digital têm um papel importante para o desempenho das campanhas. Com elas, você comprova o resultado do seu plano de marketing, corrige falhas a tempo e aproveita oportunidades.
Se você gostou desse assunto e quer acompanhar as principais novidades e estratégias de marketing digital, siga-nos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram para conferir todas as dicas e materiais exclusivos!
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.