Sair do conteúdo
como usar inbound marketing
Categories:

COMO USAR INBOUND MARKETING PARA AUMENTAR AS VENDAS

Como usar o Inbound Marketing ainda é uma pergunta muito recorrente no meio das empresas que buscam ter uma estratégia de Marketing Digital de sucesso.

Desde 2005 o Marketing de Atração (Inbound Marketing) é utilizado pelas grandes empresas do mercado de todo o mundo. Só para te ajudar a entender melhor, quem criou o Inbound Marketing foi a Hubspot, empresa a qual somos os únicos parceiros no Nordeste do Brasil.

Nesse artigo explicaremos os conceitos e como usar o Inbound Marketing, alémdas vantagens de aplicar essa metodologia em sua empresa.

O que é inbound marketing?

Em uma tradução literal para o português Inbound Marketing é o mesmo que “marketing de entrada”. Simplificando ainda mais, é exatamente este o seu papel: atrair visitantes  através de conteúdos que eles pesquisam no Google para dentro do seu website ou blog eles se transformarem em Lead e na sequência  promover o negócio para realizar a venda.

Em outras palavras, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visa atrair usuários e consumidores para o site da sua empresa baseando-se em relacionamento e em conteúdo relevante para gerar interesse pela marca, produto ou serviço.

como usar O inbound marketing de acordo com o funil de vendas ou de vendarketing?

Aqui na Carratu Digital, nós adoramos chamar o funil de vendas, de VENDARKETING. A metodologia do Inbound Marketing baseia-se em direcionar visitantes através do funil de vendas, até ele chegar na última etapa que é quando se torna cliente.

Entenda cada etapa deste funil.

funil de vendas
  1. Atração: Por meio de canais como Youtube, Google Search, Redes Sociais, E-mail Marketing e tantos outros recursos, procure trabalhar corretamente as suas estratégias de palavras-chave para atrair visitantes ao seu blog que tenham dúvidas ou interesse em comprar o que você oferece no mercado..
  2. Conversão: Um lead é alguém que se converteu em uma Landing Page que você estava oferecendo algum material rico como e-book, infográfico ou até mesmo um whitepaper. Se um lead tiver um perfil semelhante ao da sua persona, você pode decidir se vale a pena persegui-lo com conteúdos que o tornem mais maduros para adquirir a sua solução ou produto. 
  3. Oportunidade: Baseado no relacionamento e nutrição de conteúdo da etapa anterior, e as características do Lead ser próximo a sua persona, esta etapa direciona através do CRM e Workflows uma condução de se fazer uma proposta comercial.
  4. Vendas:  Consideramos como venda em B2B, um contrato assinado da compra de um serviço ou produto. Portanto este é o resultado desta jornada que compra que o seu Lead fez até se transformar em cliente.

Uma estratégia de Inbound Marketing bem executada em seu blog ou site tende a converter desconhecidos em visitantes (atração), no próximo estágio qualificam-se como leads (conversão), realizam a compra e tornam-se clientes (fechamento) e por meio de estratégias de pós-venda, passam a divulgar sua marca (encantamento).

Qual a importância de ter um blog otimizado para o GOOGLE?

Quando alguém se pergunta, como usar inbound marketing para vender mais, lembre-se que o blog ou website são elementos fundamentais para o sucesso da sua estratégia de Marketing de Atração.

Na maioria, das vezes, os seus potenciais clientes chegarão até o seu blog por meio de mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo). A otimização de SEO serve para tornar o seu blog amigável para esses buscadores e bem rankeado nas páginas de resultados.

Além disso, é fundamental dar importância à escolha das palavras-chave e agregar links ao longo dos textos relacionados aos assuntos que os usuários estão buscando para gerar direcionamentos internos e maior retenção no seu blog.

Como captar leads, qualificá-los e ter melhores oportunidades de negócios?

Para captar leads é necessário gerar conteúdo de interesse. Por isso, é fundamental conhecer profundamente as suas personas (público-alvo) e saber usar a linguagem ideal para atraí-los.

No primeiro momento, os usuários têm um problema, mas ainda não têm certeza sobre o produto que procuram. Por isso é importante educá-los sem mencionar ainda a sua empresa. O próximo passo é direcioná-los para outros posts que comecem a apontar a solução para o problema deles e estimular a troca de conteúdos ricos por dados de contatos.

Com o e-mail em mãos, você irá nutrir esses leads através de e-mails marketing para qualificá-los e gerar oportunidades de negócios para as empresas.

Quais as vantagens de investir em um sistema de automação de marketing?

As ferramentas de automação de marketing, como a RD Station ou a Hubspot, são capazes de gerar relatórios que apontam em qual estágio do funil de vendas o seu cliente está. Entendendo melhor os interesses dele, é possível produzir campanhas e estratégias para estimular as vendas ou o avanço para a próxima etapa.

Os sistemas permitem também a automação dos disparos de e-mails e outras ações de relacionamento com seu cliente. Assim, adotar um sistema de automação de marketing é uma ótima oportunidade para otimizar custos, já que em uma única plataforma você reúne todo o fluxo da sua estratégia de marketing.

Atualmente grandes empresas vêm substituindo o marketing tradicional pelo inbound marketing com ótimos resultados.

Como exemplo, podemos citar as grandes redes hoteleiras, empresas de construção civil e até mesmo os mais tradicionais colégios, que abandonaram as estratégias focadas em banners e a mídia convencional e passaram a gerar conteúdos para os seus blogs com a finalidade de educar as personas a respeito de seus conteúdos, elevando assim o nível de maturidade dos possíveis clientes sobre o que o seu negócio oferece.

Como usar o Inbound Marketing hoje mesmo?

Não acredite em formulas mágicas, onde as pessoas te dizem que você poderá em pouco tempo e com um grande investimento iniciar com sucesso o Inbound Marketing. Saiba que o Marketing de atração requer organização, rotina e foco no planejamento.

Aqui na Carratu Digital, adoramos começar o assunto pelo planejamento, que é um serviço nosso que serve como base para tudo o que você irá fazer no próximo ano do seu negócios, em relação a marketing digital.

Se você ficou interessado, mande um whatspp para nós.

Se você acha que está muito cedo para iniciar a sua estratégia ou prefere tentar por conta própria, sem problema. Sugiro que você possa comentar aqui no post quais estratégias você aplica ou pretende adotar em sua empresa para que possamos trocar ideias.

Como usar o inbound marketing na minha empresa

One thought on “COMO USAR INBOUND MARKETING PARA AUMENTAR AS VENDAS

Comments are closed.