COMO FAZER AUDITORIA DE CONTEÚDO TE AJUDA A TER DESTAQUE NO GOOGLE?

Organizar as idéias é sempre trabalhoso, agora imagina se dispor a compreender, reestruturar e reorganizar dezenas de conteúdos e milhares de palavras encaixadas em métricas que constantemente precisam de revisão e ajustes? Nossa, isso parece impossível! Mas as vezes nem é. Saber como fazer auditoria de conteúdo traz muitos benefícios ao seu blog ou site, além de te ajudar a ter um melhor posicionamento no Google! E é sobre isso que falaremos nesse texto.

Mas me diga ai, o que é uma auditoria de conteúdo?

Auditoria de conteúdo é a etapa inicial de um trabalho para atualização e melhoria na sua página web, é um processo de suma importância para manter sua página no trilho dos seus objetivos. Esse método consiste em:

Avaliar os conteúdos

Realize uma triagem para inspecionar a qualidade dos seus conteúdos adotando critérios para avaliação de cada artigo. Nesse processo é preciso que se tenha clareza nos objetivos da sua estratégia de forma a buscar sempre otimizar os seus resultados de busca através de um tráfego orgânico ou através da oferta de materiais ricos em mídias pagas, como o Google Ads. 

Listamos alguns fatores que você deve considerar para que te ajudem nessa verificação:

Relevância na página

As vezes por comodismo ou falta de atenção acumulamos tralhas, coisas que não são mais úteis e por isso ficamos atolados de quinquilharias sem saber o que fazer com elas. Pois bem, isso também pode acontecer com o seu blog, alguns conteúdos podem não ser mais úteis aos buscadores, alguns podem ser conteúdos duplicados ou algo do tipo. Para otimizar seu website é muito importante que fique atento a isso. Não adianta ter um conteúdo se ele não for útil aos seus objetivos.

Palavras-chave utilizadas

Para encontrar soluções que possam sanar as dores da sua persona é inevitável que se pense em como ela pensaria e de que forma você pode alcança-la. A análise e pesquisa de palavras-chave deve ser realizada antes, durante e após a produção do seu conteúdo para, além de entender quais os próximos passos a serem tomados, ser possível desenvolver um planejamento coerente de criação.

Tamanho do texto

Para uma produção de conteúdo ser efetiva, cada texto precisa estar inserido em métricas estruturais e uma delas é referente ao seu tamanho, que apesar de variar de acordo com o desenvolvimento do assunto abordado, é indicado que tenha entre 500 e 2000+ palavras para ser indexado no Google da melhor maneira possível.

Analisar esse ponto é fundamental para manter sua estratégia com um bom rendimento e elaborar o seu prosseguimento de forma positiva.

Classificação por categorias

Dividir os conteúdos por temas e apresentar de forma organizada ao leitor é essencial, mas isso também vai te ajudar na hora de pensar em como fazer uma auditoria de conteúdo. Através das categorias é possível afunilar a análise e dividi-la em etapas relacionadas ao seu interesse. Por exemplo: no nosso blog temos um número X de categorias, mas caso desejemos auditar apenas os conteúdos de marketing de conteúdo com essa organização podemos fazer isso de maneira mais ágil.

Efemeridade do conteúdo (Datado x Evergreen)

Você já ouviu a expressão “Evergreen” direcionada a um conteúdo de website? Esse termo é utilizado para se referir àquelas produções que não são datadas, ou seja, conteúdos sempre atualizados ou sem relações cronológicas e não noticiosos. Identificar as páginas que possuem conteúdos que já perderam a validade te ajudará a eliminar toda ideia inútil acumulada no seu blog ou site rapidinho.

Formatação – SEO

Para gerir e produzir conteúdo relevante é importante que você e/ou a sua equipe estejam alinhados com as métricas de SEO (Search Engine Optimization) de forma que sua produção esteja preparada para ser indexada ao Google do melhor modo. Além de alguns pontos já citados, algumas dezenas de métricas existem para organizar e segmentar os materiais oferecidos na web. Identificar se seus textos se enquadram nesse padrão organizacional é de extrema relevância na auditoria para o sucesso do seu planejamento estratégico.

Lembre-se sempre de alinhar sua persona aos seus objetivos durante todo o processo para que saber como fazer uma auditoria de conteúdo traga resultados positivos e duradouros. 

Vixe, e pra que serve isso?

Realizar uma auditoria de conteúdo é importante e além disso é extremamente necessário para um ranqueamento eficaz das suas produções, sendo essa uma atitude que precisa de regularidade e atenção para manter o alinhamento com os seus objetivos.

Com um acompanhamento constante em seu conteúdo você consegue:

Reduzir a sua taxa de rejeição

Um dos primeiros passos é identificar a sua taxa de rejeição ou Bounce Rate que é uma expressão numérica relacionada aos acessos e ao tempo de permanência de um visitante em sua página, ou seja, é uma porcentagem que aponta quantos visitantes entraram em uma única página de conteúdo seu sem passar para a navegação em uma próxima página. 

Com isso em foco é possível ter conhecimento de onde estão os erros e acertos do conteúdo do site e evitar que seu rankeamento seja prejudicado.

Eliminar páginas e atualizar conteúdos

Desapegar de alguns materiais e dar lugar a clareza e valor das informações é necessário para dar ênfase as ações. Dessa forma farão com que seus conteúdos sejam construídos de forma mais assertiva. Verifique ainda durante este estágio, com base nas informações encontradas, quais serão os conteúdos que devem permanecer e podem ajudar no seu crescimento e quais são os que devem ser apagados. Não tenha medo de deixa-los ir, esse é o momento da estratégia em que pensar no futuro só trará benefícios. 

Priorizar produções

Escolher bem onde investir seu tempo e dinheiro é o primeiro passo para otimizar a execução do seu planejamento. Estar sempre atento as novidades relacionadas aos temas abordados e alinhado com os interesses da persona em questão são atitudes cruciais para escolher quais serão os próximos passos e quais pontos merecem mais atenção.

Identificar novas oportunidades de criação

Esse é um momento de ouro para notar onde o seu conteúdo não está. Olhar para o seu blog ou site com os olhos da sua persona e se perguntar “Hmm, o que ta faltado por aqui?” e com isso enxergar novos horizontes com diferentes perspectivas para crescer. É interessante, neste momento, fazer uma pesquisa de mercado atualizada e direcionada aos interesses propostos, alinhando objetivos e vendo nessa oportunidade um novo degrau de crescimento.

Massa, mas agora se liga nessas dicas que vão só agilizar o processo!

A essa altura você já deve estar pensando no quão demorado será esse processo, mas nós te dizemos que não será! Pode levar dias, mas também pode levar apenas algumas horas pra que se coloque em prática a pesquisa sobre como fazer uma auditoria de conteúdo que te trouxe até aqui e nós te mostramos o porquê,

Muitas foram as coisas que tiveram que ser identificadas até agora para que a auditoria acontecesse de forma efetiva, mas as seguintes métricas facilitarão ainda mais o seu sucesso no Google. Achou que não era possível tornar tudo ainda mais objetivo? Então pense nos seus textos da seguinte forma:

  • Quais você deseja manter como estão? – Já estão dando ótimos resultados, ranqueado no topo e com baixa taxa de rejeição? Apenas mantenha-os lá e os acompanhe.
  • Quais você enxerga que podem melhorar?  – Poxa, ainda não ta no topo dos resultados então precisamos fazer algo a respeito: melhorar! Siga as nossas orientações sem esquecer que qualidade é melhor que quantidade!
  • Quais você precisa desapegar? – Quando o  conteúdo não é mais relevante ou tem um tráfego baixo demais o tempo dele acabou! Tá na hora de deletar e dar espaço pra outro conteúdo na sua rede!
  • Quais conteúdos você precisa fortalecer? – Estabelecer melhorias internas já sabemos que é uma necessidade irrefutável, mas trabalhar seus link building’s, atualizar seus conteúdos e seguir nossas dicas são tijolos de um caminho que irá te ajudar a chegar cada vez mais longe.

Além dessas dicas alguns outros pontos também merecem atenção pra deixar seu material ainda mais massa, se liga:

CTA’s: Faça um mapeamento das call to action inseridas no seu conteúdo, se necessário remova alguns links internos e insira outros, manter os conteúdos completamente evergreen, inclusive em seus direcionamentos é fundamental.

Vídeos e Imagens: Para enriquecer suas publicações indicamos o uso de vídeos e imagens descritivas ou orientadoras sobre o tema abordado. É possível também usar os materiais lúdicos pra entretenimento do leitor.

Redirecionamentos: No meio da organização algumas páginas irão ser apagadas e seus links irão se perder. Para que não aconteça de uma busca no seu conteúdo levar o lead a uma página de erro, é importante fazer redirecionamentos adequados como o 301 para páginas que já não fazem parte do seu site.

Ajustes na estratégia: Mudar a rota no meio do caminho pode ser assustador, mas caso sua estratégia não esteja rendendo tão bem quanto o esperado não se acanhe em buscar outros caminhos para mudar esse resultado.

Ferramentas:

Existem várias ferramentas que podem te auxiliar nessa jornada e nós vamos te apresentar algumas delas!

Google Analytics – Google

Através dessa ferramenta fundamental e gratuita que você pode usar é possível analisar o desempenho do seu site em diversas ramificações, como por exemplo: analisar sua taxa de rejeição, compreender a jornada de busca do seu lead e como encontra-lo e quais os meios para estabelecer

SEMRush

A SEMRush se define como sendo uma plataforma de gestão de visibilidade online. Com essa ferramenta você pode fazer diversas analises sobre o seu domínio, estudo de palavras-chave, explorar características da concorrência e diversas outras ações de suporte a elaboração e enquadramento de métricas dos seus conteúdos.

Yoast – WordPress SEO

Uma das ferramentas que utilizamos e recomendamos é o plugin de SEO chamado Yoast. Essa ferramenta nos oferece a avaliação da palavra-chave em foco que foi selecionada pro conteúdo avaliado. Além de vários outros pontos, esse recurso nos permite identificar onde falhamos, acertamos e podemos melhorar em nosso conteúdo.

RD Station – Resultados Digitais

Caso, assim como nós, a sua empresa possua ou seja parceira da RD Station, fique ciente de que esta plataforma oferece um módulo SEO pra avaliar rapidamente alguns pontos específicos da sua estratégia, explore e cresça com o uso dessa ferramenta!

Foca na persona!

Avemaria, mas de novo essa persona? Sim! E ela se repetirá infinitas vezes enquanto estivermos falando em estratégias de conteúdo no inbound marketing.. É muito comum existir um conflito de entendimento entre o que é uma persona e o que é um público alvo, mas isso já é outra história que o nosso diretor de planejamento te conta aqui.

Quando eu devo por em prática o que aprendi sobre como fazer auditoria de conteúdo?

Os períodos podem ser adequados às prioridades e aos temas abordados em seus conteúdos, mas para identificar isso é necessário que o auditor conheça muito bem o material avaliado; a dica é: seja um leitor engajado em seu próprio conteúdo, opine sobre ele e dê feedbacks a equipe que o construiu. Dessa forma será possível desenvolver uma limpeza mais precisa na sua página.

E agora, o que faço?

Após tudo o que foi passado e analisado, estudar com afinco e entender completamente o o seu planejamento é fundamental para que possamos a partir daqui sermos capazes de identificar com mais clareza onde precisamos crescer, entender cada vez mais que o trabalho em equipe vem em um dos primeiros pontos e que através de uma análise ordenada, o seu conteúdo

O segredo de manter uma boa gestão de conteúdo, é ter em vista a constante mudança no mundo digital é acompanhar isso de perto. Estar sempre atento ao seu conteúdo planejando, organizando e se mantendo atualizado para evitar penalizações e processos de retrabalho. Elaborar conteúdos de qualidade para o Google é o mesmo que buscar educar de forma eficiente o seu futuro cliente e chamar a sua atenção com um material rico é o cargo chefe dessa jornada. Use sempre a sua criatividade, mas sempre lembrando  que o maior desafio da criatividade neste caso é se manter simples para o leitor.leads

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