FEEDBACK CORPORATIVO: SAIBA MAIS!

Atualmente é muito importante entender o profissional, conhecer suas dificuldades e facilidades de maneira prática e objetiva, e saber a melhor forma de lidar com isso. A cultura do Feedback é aplicada em grandes empresas proporcionando o crescimento de funcionários e um melhor relacionamento no ambiente de trabalho, e até mesmo fora dele.

E se você não sabe o que é Feedback ou gostaria de aplicá-lo em seu negócio, vem comigo que eu te explico tudo que você precisa saber sobre esse processo!

O QUE É FEEDBACK?

Simplificando, o Feedback é uma resposta de alguém que recebeu uma informação de outro indivíduo, ou seja, é um meio de comunicação, pois existe a participação de mais de uma pessoa, o emissor da informação e o receptor, que gera a resposta.

Mas o feedback vai muito além de uma resposta, é uma reação e é de extrema relevância que ele seja feito de forma clara e objetiva, sendo ele positivo ou negativo, para que quem o receba possa entender os pontos em que deve melhorar ou onde continuar acertando.

Por exemplo, muitas vezes nos casos de dar um feedback negativo (aliás, daqui pra frente vamos chamá-lo de construtivo!) para o colega de trabalho, é necessário não apenas rever as palavras que você vai usar, mas também a forma como vai falar, considerando que a comunicação vai muito além das palavras ditas, envolve um cenário de comportamento, expressão corporal, olhar e o tom da voz.

Por isso é sempre bom ter cautela no momento de dar um feedback, e ser firme e claro no que for dizer, visando acrescentar algo que traga o melhor resultado para trabalho do colega, e consequentemente para a empresa.

Falando especificamente de feedback corporativo, pode se dizer que é justamente a troca desses feedbacks dentro de todas as áreas de qualquer organização. Vumbora entender melhor como isso funciona?

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE DAR FEEDBACK

No ambiente de profissional, entendendo que feedback é uma forma de apresentar uma sugestão de melhoria, e até mesmo elogiar o trabalho em desenvolvimento ou conclusão do próximo, fica claro que essa é a melhor maneira de despertar nas pessoas que recebem esse retorno um sentimento de confiança e acolhimento.

Saber proporcionar um feedback sincero, seja ele construtivo ou positivo, ajuda na evolução particular do trabalhador, tanto o que dá quanto o que recebe, consequentemente proporcionando um excelente fluxo na empresa onde o objetivo dessa flui, assim a comunicação será aberta e todos poderão seguir numa linha de pensamento, minimizando as inseguranças e ambiguidades.

Mas, para que isso seja possível, é necessário saber como oferecer um feedback de qualidade, sempre entendendo que ele vai muito além da fala, pois a maneira como a pessoa o faz, os gestos que reproduz são os principais sinais do que o indivíduo quer transmitir para o outro.

Viu como é fundamental né? Mas para que isso seja possível é mais importante ainda aprender a dar um feedback!  

COMO DAR UM FEEDBACK

Se a sua empresa não utiliza a prática no dia a dia, ou não o dá tanta importância a ele, é fundamental saber que o primeiro passo para o tornar o feedback uma cultura é aprender como realizar um. Vamos a alguns fatos!

O fluxo de trabalho de qualquer organização exige que um funcionário solicite algo de outro e assim por diante, para que no fim todos os setores tenham traçado a meta que a empresa possui. Sendo assim, nesse meio tempo a comunicação entre a equipe deve ser a mais clean possível.

Nessa linha de raciocínio, no momento que recebemos algum job do colega ou até mesmo uma opinião em bate papos, ao expor nosso ponto de vista sobre o trabalho do outro é importante sempre pensar duas vezes o que dizer, levando em consideração que muitas vezes podemos estar estressados ou cansados e que a pessoa que vai digerir esse feedback pode se magoar se ele não for bem refletido, e isso acaba gerando consequências negativas dentro do ambiente de trabalho, como deixar a pessoa desmotivada ou até mesmo afastá-la.

Por isso é muito importante que haja uma preparação antes de dar o feedback, sempre pensando no diálogo de forma total, isto é, não somente nas palavras que vai falar, mas também em como vai falar, o tom da voz e a expressão corporal que vai expor.

Todas essas características influenciam em como a pessoa irá receber a informação do feedback, é necessário passar uma boa energia para que próximo se sinta acolhido e tenha mais uma sensação de que está aprendendo algo  do que sendo criticado.

TIPOS DE FEEDBACK

E claro que existe mais de um tipo, podemos dar um feedback de melhoria ou um feedback positivo, lembrando que ambos sempre deverão ser construtivos para a pessoa que o recebe.

Devemos pensar que um feedback é um benefício geral, uma vez que ele é dado ao próximo visando acrescentar algo bom no trabalho, seja ele de melhoria ou simplesmente positivo.

Vamos entender um pouco melhor a diferença entre os dois?

O feedback de melhoria ocorre quando o receptor da mensagem analisa a informação e encontra nela pontos que podem ser alterados, modificados, até mesmo refeitos, mas no geral, melhorados.

Assim, quando recebemos uma opinião/trabalho de outra pessoa, do mais simples ao mais complicado, e verificamos pontos a serem aprimorados, podemos dar a quem o fez a nossa perspectiva sincera disso.

É comum que muitas vezes nos encontremos em situações onde temos uma opinião negativa sobre o que nos foi apresentado, sabendo que muita coisa ali (ou até tudo!) poderia estar melhor, e em vez de criticar ou ficar sem saber como dizer para a pessoa, num se  aperrei não, lembre-se que é fundamental passar sua honesta opinião, de forma que ele perceba o erro e o que pode fazer para mudar, isso sim é um feedback!

Já o feedback positivo se encaixa num papel de reforço, ele vai muito além de elogiar o trabalho do próximo. Veja bem, quando tudo já está muito bem feito, a gente vai dizer o que pra pessoa?  Só desejar parabéns? Não né!

O feedback positivo nunca deve ser só um elogio, é nele que você tem a oportunidade de dizer o que gostou no trabalho, realmente apontar o que achou genial ali, sempre reconhecendo o trabalho do outro.

Dar esse tipo de feedback pode melhorar relações no trabalho, pois nem sempre reconhecemos o que o outro faz, ou seja, o feedback positivo deixa a pessoa que o recebeu confortável, inspirada, feliz, uma ruma de coisa boa que vai fluir dentro do ambiente de trabalho.

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Podemos dizer que feedback é o método mais moderno de obter resultados através das pessoas, nós da Carratu, assim como muitas empresas atualmente, utilizamos esse meio visando otimizar a comunicação e os resultados dos funcionários.  

RESULTADOS DE FEEDBACK

E deixa eu te disser que a prática do feedback traz muito mais do que uma boa comunicação. Segundo uma pesquisa realizada pela Missel Capacitação Empresarial, onde executivos foram entrevistados, eles afirmam que o feedback corporativo:

– Corrige erros e diminui o retrabalho.

– Analisa desempenho e a equipe visualiza novos rumos para crescer.

– Diminui as fofocas e a ‘rádio peão’, uma vez que esclarece os mal-entendidos.

– Favorece a reflexão e estimula a análise frequente das situações, o aprendizado individual, a percepção dos pontos fortes e das oportunidades de melhorias no desempenho, proporcionando o autodesenvolvimento.

– Ajuda a comunicação no setor.

Pois é, fica a dica se você acha que seria legal se algum desses benefícios acontecessem em sua empresa xD

SIMULANDO FEEDBACKS

E se você está gostando até agora e quer aplicar ou reforçar a cultura de feedback no seu trabalho, aí vai uma dica: simular feedbacks!

Antes de tudo é importante que sejam feitas algumas perguntas para todos no ambiente de trabalho, como:

  • Você tem dificuldade em se comunicar?
  • Você gostaria de melhorar sua relação no trabalho?
  • Como fazer isso?

Depois disso, é interessante que semanalmente a equipe se reúna para fazer essa simulação, que consiste em nada mais nada menos que treinar como dar um feedback da forma correta.

O ideal é que ela seja feita entre duas pessoas e os demais as deixem simular e observem, onde no final todos podem dizer o que acharam e assim estarem cada vez mais preparados para dar um feedback de sucesso!

Massa né? Se você gostou de aprender sobre a cultura de feedback fique ligado sempre no Blog da Carratu pra ler conteúdos irados que te ajudam a entender melhor sobre seu negócio! Marketing Digital

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