Com o começo do novo ano, é comum que agências e marcas parem para rever seus planejamentos e suas estratégias de conteúdo. Nessa hora, também surgem dúvidas sobre quais serão as principais tendências de marketing digital daqui para frente.

Em tal meio, as coisas costumam mudar muito depressa e, por isso, é fundamental acompanhar as novidades do mercado conforme elas vão acontecendo. Pensando nisso, listamos as 6 principais tendências para 2018. Continue a leitura e confira quais são!

1. Produção de conteúdo educativo

A produção de conteúdo como “isca” já não é novidade para diversas empresas. Atualmente, as pessoas se valem de artigos disponibilizados online para adquirir conhecimento — aqui, estamos falando desde aprender uma nova língua até saber como trocar a resistência do chuveiro.

As marcas certamente podem tirar proveito disso! Desenvolver conteúdo educativo é uma forma de criar vínculos com potenciais clientes e continua sendo uma maneira inteligente de se destacar da concorrência.

Os e-books seguem firmes na geração de leads — técnica que disponibiliza um conteúdo mediante algum cadastro —, ao passo que os tutoriais em vídeo terão cada vez mais força. Veremos, mais adiante, a importância dos recursos audiovisuais.

2. Investimento em conteúdo otimizado

A aquisição cada vez maior de leads nos traz à segunda de nossas tendências de marketing digital para 2018. A otimização de conteúdos e processos surge como uma necessidade para empresas que buscam escalonar seus trabalhos, além de trabalhar os leads de forma mais eficiente ao longo do funil.

As newsletters e os e-mails marketing vêm ganhando cada vez mais força, assim como a nutrição de leads. O investimento na otimização do marketing digital traz diversas vantagens, como economia de tempo e dinheiro.

Essa prática também otimiza o trabalho dos vendedores. Isso porque é possível atuar diretamente com o lead quando ele já estiver mais munido de informação, ou seja, mais adiantado em sua jornada.

3. Criação de vídeos (muitos vídeos!)

Como falamos, a produção de conteúdo educativo é uma das principais tendências de marketing digital para 2018. Nesse ramo, os tutoriais em vídeo merecem destaque.

Portanto, você e sua empresa têm muito a ganhar investindo em tal formato. A produção de audiovisual vem ganhando evidência especialmente devido a redes sociais como Instagram — e seus vídeos efêmeros, que somem em 24h.

Essas plataformas, acompanhadas de serviços de streaming, vêm mudando a forma como criamos e consumimos tal modalidade de conteúdo. As lives, agora disponíveis em diversas mídias sociais (como Facebook e Instagram, pelo Stories), também podem ser interessantes (caso estejam alinhadas com a estratégia do marketing como um todo).

Os vídeos podem ensinar, entreter e, até mesmo, emocionar. Como se não fosse o suficiente, pesquisas apontam que esse formato é também mais compartilhável do que textos e fotos juntos. Sem dúvidas, os vídeos serão grandes apostas de diversas marcas ao longo de 2018.

4. Aprimoramento de serviços mobile

número de smartphones entre a população segue um crescimento constante, tanto no Brasil como no mundo. E a tendência é que isso aumente ainda mais.

A possibilidade de carregar uma quantidade infinita de informações no bolso, trazida pelos celulares conectados 24h por dia, vem, indiscutivelmente, mudando os hábitos de consumo das pessoas em geral.

Por conta disso, a produção de conteúdo específico para esse meio tem ganhado espaço e é uma das tendências de marketing para o novo ano. A exigência por sites atraentes, limpos e responsivos, com informações de contato bem visíveis e funcionais, também estará cada vez mais em alta.

Aqui, vale lembrar que os e-commerces devem redobrar a atenção a essas dicas, já que o número de compras realizadas via mobile também vem aumentando. Seu site — ou aplicativo — precisa oferecer as condições necessárias para uma boa experiência de compra a partir de dispositivos móveis.

5. Uso da inteligência artificial em prol das marcas

A inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia mais do que gostaríamos de acreditar. Aplicativos como Waze e Google Maps, além de várias operações bancárias que realizamos por meio de nossos celulares, já contam com tal inteligência.

Como uma das tendências de marketing digital, a inteligência artificial está diretamente ligada ao big data e, também, à otimização de conteúdos que mencionamos anteriormente. É por meio dela que poderemos dar significado à quantidade quase infinita de informações (as quais somos, agora, capazes de obter de nossos leads e clientes).

Mas qual é a vantagem disso? Simples: deter conhecimento sobre os consumidores e seus padrões de compra nos permite antecipar diversas de suas decisões. Dessa forma, a produção de conteúdo pode ser não só mais relevante, mas, também, mais assertiva.

6. Continuidade do trabalho com influenciadores

O trabalho com influenciadores ainda é novidade para muitas marcas. Mesmo assim, essa prática vem se transformando ao longo dos últimos anos — e é preciso estar a par das novidades, acompanhando as tendências.

Conforme um influenciador vai ganhando mais e mais seguidores, é comum observarmos a redução de sua relevância. É por isso que, para 2018, os micro-influenciadores podem ser grandes apostas.

Com um público menor e mais específico, tais criadores de conteúdo possibilitam uma entrega mais rica e maior conversão do que YouTubers com um número de seguidores na casa dos milhões.

O trabalho desses influenciadores também está em pauta: empresas têm buscado cada vez mais o perfil de creators. Trata-se daquelas pessoas capazes de entregar um conteúdo relevante, e não apenas um publipost, em meio a tantos outros.

As formas como nos relacionamos uns com os outros e consumimos itens ou serviços têm mudado constantemente. As redes sociais e a crescente popularização dos smartphones tiveram, sem dúvidas, papéis fundamentais nessa transformação.

É por isso que o mercado do marketing, especialmente o online, também está em constante mudança. E acompanhar as tendências de marketing digital é essencial para qualquer marca que queira manter-se relevante para um público cada vez mais exigente.

Quer entender mais sobre o tema e saber como você pode se preparar melhor? Entre em contato com a gente e vamos marcar uma conversa!

Comentários