SEO LOCAL, SAIBA COMO FUNCIONA
SEO local é um assunto recorrente nas rodas de profissionais de marketing, pois muitas vezes o Google cria os dados da empresa através de coleta de outras plataformas e o proprietário não sabe como alterar as informações. Mas existe também quem provavelmente já ouviu falar sobre a importância de investir em SEO local e quer […]
Publicado por Marcelo Rocha
SEO local é um assunto recorrente nas rodas de profissionais de marketing, pois muitas vezes o Google cria os dados da empresa através de coleta de outras plataformas e o proprietário não sabe como alterar as informações.
Mas existe também quem provavelmente já ouviu falar sobre a importância de investir em SEO local e quer se destacar.
Atualmente 50% das buscas realizadas através de dispositivos móveis são feitas para encontrar resultados locais. O SEO local é uma estratégia simples e acessível, mas pode fazer a diferença para o seu negócio.
O que é o SEO local?
Para entender como o SEO local funciona tente imaginar a seguinte situação, alguém está pesquisando sobre “cabeleireiro” e uma outra pessoa está pesquisando sobre “cabeleireiro em Jaqueira Recife”. O primeiro termo é parte de uma pesquisa abrangente em que o usuário pode estar procurando apenas informações gerais. O segundo está direcionado para um local, o que demonstra que a pessoa que está realizando esta busca, deseja encontrar um local próximo da sua residência ou local de trabalho.
A pesquisa local é uma forma de os mecanismos de pesquisa oferecerem os resultados mais relevantes aos usuários, que são calculados de acordo com os dados de localização. Afinal, se você está procurando um veterinário, você vai querer encontrar um o mais perto de onde você mora, certo?
Além disso, é importante destacar que o SEO local traz muitos benefícios para pequenas e médias empresas, pois a concorrência é menor. A competição passa a ser focada apenas por posições com outras empresas no mesmo local. Quanto melhor a visibilidade que você tiver em uma SERP – página de resultados do mecanismo de pesquisa, maior a probabilidade de alguém clicar e de você atrair a conversão.
Os clientes estão procurando os melhores produtos e serviços próximos a eles e querem respostas rápidas.
Sua empresa aparecerá no exato momento em que os clientes locais estiverem procurando. A chance de que esse cliente seja atraído até a conversão é muito maior com o SEO local.
Vamos discutir nesse post como o SEO local funciona e sobre como ele pode ser um diferencial para o seu negócio.
Então, como funciona o SEO local?
Muitas vezes SEO e SEO local são percebidos como a mesma estratégia de marketing digital. Otimizar um site para pesquisa tem um objetivo: gerar mais leads. Entretanto, o SEO local aborda o processo de uma maneira um pouco diferente.
O SEO local refere-se ao processo de “otimizar” sua presença on-line para atrair mais clientes através de pesquisas locais.
O que é o Google Meu Negócio?
Anteriormente conhecido como Google Local e, por algum tempo, até mesmo o Google+ Local, o Google Meu Negócio é, como o nome sugere, seu perfil comercial no Google.
E, o que isso quer dizer?
O sistema alimenta informações em vários lugares, incluindo os resultados de pesquisa do Google Maps.
Seu perfil do GMN pode incluir uma série de informações enviadas por você, como serviços oferecidos, detalhes de contato, descrição da empresa, categoria e horário de funcionamento, mas é importante observar que recursos como atributos do GMN, Perguntas e Respostas do Google Meu Negócio e análises do Google são quase inteiramente gerado pelos consumidores, idealmente como resultado da experiência com o seu negócio.
Veja abaixo quais são as etapas que fundamentam a implementação do SEO local:
Primeiro passo: auditoria do site e pesquisa de concorrência
O primeiro passo para cada campanha de SEO local bem-sucedida é uma auditoria concisa e completa. Isso significa analisar amplamente seu website e sua otimização on-page, páginas responsivas, HTML, javascript e muito mais.
Além disso, é importante entender como sua concorrência tem trabalhado o SEO local, para potencializar seu ranqueamento. É necessário estudar as estratégias utilizadas e como seu negócio pode aplicar o SEO local utilizando os pontos que foram poucos explorados pelos seus concorrentes.
Segundo passo: pesquisa de palavras-chaves local
A pesquisa de palavras-chave é o processo de determinar quais são as palavras chaves que seus clientes utilizam para procurar negócios como o seu na internet.
Quando se trata de pesquisa de palavras-chave para o SEO local, o objetivo é encontrar palavras-chave que identifiquem a intenção do comprador. O importante aqui é encontrar palavras chaves específicas.
Nesta etapa é importante realizar testes para checar como sua empresa ou serviço são mostrados na busca orgânica do Google, entender como os concorrentes usam essas palavras-chave e buscar entender como usar esses dados no SEO local da sua empresa.
Terceiro Passo: Criação e Otimização de Conteúdo
Após o levantamento das palavras-chave é hora de passar para a criação de conteúdo.
Para essa etapa é fundamental que o conteúdo esteja otimizado, o que inclui, mas não se limita a garantir que as palavras-chave encontradas estejam em áreas específicas do conteúdo criado como no título da página, na meta descrição e no primeiro parágrafo do texto.
Manter a regra de ouro do marketing de conteúdo também é importante: criar conteúdo que interessa. Ou seja, escreva para o seu público através das personas.
Filtre, direcione e eduque seu público com conteúdos que sejam interessantes para eles.
Quarta etapa: construir link building
O último passo, mais importante, é construir link building. Links que apontam para o seu site funcionam como indicações para o seu site.
Quanto mais links de outros sites apontarem para páginas no seu site, mais essas páginas vão aparecer em relação as palavras-chave específicas que forem segmentadas.
Links de sites que possuem autoridade são mais importantes na construção da sua relevância na internet.
Monitore e atualize regularmente
As listagens do Google My Business não precisam de informações muito elaboradas, mas é importante manter contatos e links atualizados, coisas como horário de funcionamento normal e para feriados devem ser atualizados.
Além disso, verifique se as fotos correspondem ao que os clientes encontrarão. O Google adiciona recursos extras com frequência na plataforma, por isso, é importante ficar atento as mudanças dentro da ferramenta.
Agora que você já sabe como o SEO local funciona e como ele pode ser o diferencial competitivo para o seu negócio, continue navegando em nosso blog e acesse outros conteúdos sobre marketing digital para continuar aprendendo.
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Marcelo Rocha