Com o ambiente virtual, as campanhas de marketing local não precisam mais se resumir a anúncios no jornal do bairro ou carro de som. Mesmo que a combinação com ações de outbound potencialize a estratégia, alguns recursos digitais são fundamentais. Seja para aumentar a visibilidade, seja para alcançar um público recortado, essa solução impulsionará o seu negócio.

Imagine que você trabalha para um hotel (ou outro negócio do trade turístico) e deseja desenvolver estratégias de marketing local. Apesar de querer atrair os prospects para um endereço físico, a audiência não necessariamente se encontra no entorno da empresa, não é mesmo? Independentemente do segmento de mercado, o fato é que ações on-line para o marketing local são poderosas.

Confira, neste post, como fazer sua persona encontrar a empresa na plataforma mais usada para pesquisas atualmente: a web. Boa leitura!

Desenvolva um site

Para ser encontrada, é interessante que a sua empresa tenha um endereço fixo. As redes sociais são um importante meio para otimizar o relacionamento com a audiência e, até mesmo, para conseguir novos leads. Entretanto, um site é muito importante tanto para a divulgação em eventos e outras ações físicas como para direcionar o tráfego.

Além de gerar credibilidade, é com um domínio próprio que você consegue criar e monitorar a maioria das suas estratégias. Semelhante ao e-mail (que requer uma lista de contatos), é no site que você garante a entrega dos seus conteúdos mais valiosos. Capriche na identidade visual e dê preferência para elementos que remetam ao seu espaço físico.

Posicione seu SEO

Antes de mais nada, será preciso entender quem é a sua persona e como é seu comportamento on-line. Assim, você saberá quais palavras-chave long tail mais convertem. Preferências de linguagem regionais também podem otimizar o ranqueamento das suas páginas para as buscas que realmente interessam.

Claro, mesmo que o marketing seja local, as boas práticas de SEO também se aplicam aqui. Tenha páginas rápidas, responsivas e com conteúdo de qualidade. Quanto mais tempo sua audiência passar no site, melhor será a posição das páginas nos resultados. Então, aproveite para entregar informações relevantes ao seu público-alvo.

Conte com o apoio do Google Meu Negócio

Apesar de esse recurso do Google estar muito ligado ao SEO, ele merece um tópico à parte quando o assunto é marketing local. Isso porque se você cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, terá destaque nas buscas locais referentes às soluções oferecidas. Mantenha o máximo de informações preenchidas, sempre corretas e atualizadas.

Use as mídias sociais orientadas para o endereço

Não é só o Google que percebeu como negócios locais precisavam de destaque no universo on-line, as redes sociais também se desenvolveram nesse sentido. No Facebook, por exemplo, você pode inserir o endereço da empresa e isso influencia na visibilidade. Além disso, é possível restringir a visualização dos posts por cidade, por exemplo.

Observe quais plataformas são as preferidas do seu público e impulsione sua empresa localmente. Nesse caso, hábitos locais também podem influenciar. Por exemplo: se o comércio, em geral, usa o Instagram para divulgar promoções e eventos, é possível que seja uma tendência da cidade. Pesquise as redes oferecidas pelos principais canais de comunicação do local.

Invista em mídias pagas para impulsionar o marketing local

A principal vantagem da mídia paga é a chance de segmentar, de maneira bem recortada, o seu público. Use a criatividade nas peças e, se possível, faça alusão a alguma preferência local. Você pode trabalhar uma campanha baseada em algum ponto turístico, prato típico ou jeito de falar.

Crie uma história que envolva a audiência pela identificação e aproveite para posicionar a sua marca com valores regionais. Estabeleça um orçamento e, sempre que possível, monte chamadas para ação que direcionem o público para seu ambiente físico. Um evento ou cupom de desconto, por exemplo, são excelentes atrativos.

Implemente o marketing de conteúdo

Não é apenas nas campanhas pagas que você deve criar enredos. Envolva o seu público com a entrega de conteúdo relevante. Assim como já falamos nas técnicas para otimizar o SEO, a qualidade das informações que você oferece é importante para o usuário e para os mecanismos de busca.

Com o marketing de conteúdo, você atrai o público certo para o seu site e engaja a audiência, melhorando a autoridade da sua empresa. Que tal uma técnica que, além de conseguir novos leads, ajuda nas conversões e ainda fideliza os clientes? Essa é a função do marketing de conteúdo, que pode ser personalizado de acordo com as preferências do público e os detalhes locais.

Aposte na indicação de clientes

Aproveite os clientes fiéis à empresa e impulsione novas ações. Aumente sua audiência e o conhecimento da marca com programas de indicação. Estimule mais vendas para quem já comprou, distribuindo cupons de desconto. Enfim, o objetivo é trabalhar um público que já testou e aprovou seus produtos e serviços.

Lembrando desse detalhe, que tal aproveitar o contato com os consumidores para coletar depoimentos? Estimule essa ação oferecendo um brinde ou desconto em troca e garanta esse diferencial.

Facilite as compras com opções on-line

Mesmo que você tenha um negócio físico, contar com o apoio de uma loja virtual potencializa suas vendas. Além das conversões on-line, esse fator possibilita que o usuário tenha um contato mais próximo do seu mix de produtos e, até mesmo, de serviços. Imagine um restaurante que permite reservas on-line!

Essa estratégia é tão importante que, caso você considere que não é possível usá-la, seria interessante pensar em outras ações. O Google Street View Trusted, que possibilita um tour virtual no interior da sua loja, é uma opção interessante. O importante é desenvolver maneiras de incentivar o cliente a se conectar com a empresa.

Viu como as estratégias digitais são excelentes para destacar seu negócio físico, melhorando os resultados? Seja para visitar uma loja, seja para finalizar uma compra, as pesquisas na Internet têm sido o passo inicial dos consumidores. Tenha um site bem desenvolvido e, sempre que possível, ofereça seus produtos ou alguma experiência no meio virtual. Lembre-se de segmentar anúncios e postagens.

Então, agora você implementará essas ações de marketing local no seu negócio? Aproveite a oportunidade e assine nossa newsletter, assim, você garante os melhores conteúdos sobre marketing digital em primeira mão!

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