SINAIS DE QUE SUA EMPRESA PRECISA AUMENTAR A MATURIDADE DIGITAL

Atualmente o termo transformação digital é cada vez mais utilizado para descrever a necessidade das empresas de se engajarem mudanças em resposta às tendências digitais. Mas o que realmente quer dizer transformação digital? E o que isso tem a ver com maturidade digital? Neste post, abordamos essas e outras tendências.

O que é transformação digital?

Talvez o entendimento mais comum – que a transformação digital é sobre a implementação e o uso de tecnologias digitais – seja o mais equivocado.

Outra compreensão da transformação digital é que ela envolve organizações que usam a tecnologia para fazer negócios de maneiras novas e diferentes. Essa definição de negócios digitais é certamente melhor, mas permanece incompleta.

A melhor definição de transformação digital é a adoção de processos e práticas de negócios que ajudem as empresas a competir em um mundo cada vez mais digital.

Em geral, isso envolve a adaptação ao modo como os clientes, parceiros, funcionários e concorrentes usam as tecnologias digitais para mudar a maneira como agem e o que esperam. Se e como sua empresa responde a essas tendências digitais é a questão-chave que para o marketing as empresas.

Porém é importante ficar atento, a implementação de uma determinada tecnologia nas empresas é apenas uma pequena parte da transformação digital. Outras questões, como estratégia, gestão de talentos, estrutura organizacional e liderança, são tão importantes quanto a tecnologia para a transformação digital.

Por isso, o mercado percebeu que era necessário responder as demandas digitais de forma estratégica e planificada, daí surge o conceito de “maturidade digital”.

Da transformação digital à maturidade digital

A maturidade é um processo gradual que se desdobra em toda a organização.

Não é possível se tornar digitalmente maduro em uma semana. Existem diversos estágio dessa maturidade digital. O importante é que você realize um diagnóstico apropriado e verifique como a sua empresa pode alcançar o próximo estágio de maturidade digital.

Nessa fase de transição para a maturidade digital é preciso pensar nos possíveis cenários. Isso quer dizer, o passo mais importante é começar, mas também é fundamental tentar dimensionar essa orientação para a maturidade digital.

Em terceiro lugar, a maturação é um processo natural, mas não acontecerá automaticamente. A maturidade digital é o processo de sua empresa aprender a responder adequadamente ao ambiente competitivo digital.

No entanto, também não é algo que sua organização, líderes e funcionários saberão instintivamente como lidar. Muitas vezes nem mesmo seus colaboradores mais jovem sabem como agir em um contexto organizacional digitalmente maduro. É preciso criar um ambiente propício para essa mudanças.

Por que a maturidade digital é importante?

Muitos estudos apontam uma relação direta entre empresas maduras digitalmente e um bom desempenho financeiro. Eles descobriram que as empresas mais maduras digitalmente superaram seus concorrentes em diversos parâmetros como maior geração de receita, maior lucratividade, e valor de mercado.

O que sua empresa pode fazer para atingir a maturidade digital?

Onde você está na esfera da maturidade digital? Você tem muito a crescer, ou já está bem no seu caminho?

Como cada setor e negócio é diferente, não há um grande plano que funcione para todas as empresas. No entanto, todas as empresas podem seguir os seguintes passos para criar sua própria estratégia de transformação digital.

1. Avalie seu status atual – o Diagnóstico

Avalie a atual maturidade digital da sua empresa, busque feedbacks e descubra através do seu diagnóstico quais são as áreas que mais precisam de atenção.

2. Crie uma visão digital abrangente

Com base na sua avaliação, una a equipe de liderança para criar um planejamento unificado. Compartilhe esse plano com todas as áreas envolvidas e garanta que todos estejam alinhados com as estratégias desse objetivo.

3. Foco

Como já falamos anteriormente, é preciso escolher algumas áreas para começar a implementar as estratégias. A maturidade digital é um processo constante, por isso, é tão importante manter-se sempre atento as necessidades do seu negócio. Entretanto, escolher um número limitado de áreas e ações é extremamente importante para o desempenho da sua empresa.

4. Engage sua equipe

Envolver a equipe é uma das partes mais importantes para o futuro tecnológico de uma empresa. Treine seus colaboradores para que eles estejam aptos a aceitar as mudanças e a serem proativos. 5.

5. Monitore o progresso

Acompanhe seus esforços, monitorando e quantificando continuamente seu progresso. Use KPIs para medir os efeitos de cada alteração e estabeleça prazos para que as mudanças possam ser mensuradas e sentidas de acordo com a evolução do tempo.

6. Mantenha um padrão

Cada nova mudança coloca seu negócio mais próximo da maturidade digital. Você deve manter o foco em manter essas novas ferramentas atualizadas. Se algo não estiver respondendo como o esperado, não deixe o tempo passar. Vá atrás das respostas e principalmente busque as soluções.

Maturidade digital nas empresas brasileiras

De acordo com um estudo da ESPM Media Lab apenas 31% das empresas brasileiras possuem um nível satisfatório de maturidade digital. Isso quer dizer que o mercado brasileiro tem muito o que crescer no que diz respeito a maturidade digital.

Investir em maturidade digital é uma estratégia importante para a competitividade da sua empresa. Além disso, é importante pensar nos benefícios financeiros e no estabelecimento de processos mais rápidos e eficazes para o seu negócio.

É importante encontrar o equilíbrio entre seu orçamento e as necessidades do mercado.

Se você chegou até aqui, já sabe a diferença entre transformação e maturidade digital e já sabe como começar a implantar essas estratégias!

Se quiser continuar aprendendo sobre marketing digital, não deixe de continuar acessando nossos conteúdos.

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Por Marcelo Rocha

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