O que é CTR e como usá-lo?

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Se você já viu essa sigla em algum lugar pode estar se perguntando o que é CTR e porque é tão comentado no marketing digital.

Na verdade, é muito bom que você tenha interesse em saber mais sobre essa métrica capaz de aperfeiçoar sua estratégia digital, oferecendo melhores resultados.

Por isso, te convidamos a acompanhar este artigo para descobrir tudo sobre o CTR!

O que significa a sigla CTR?

Proveniente do inglês, Click Through Rate, a sigla CTR (taxa de clique) é uma métrica de desempenho que mede o número de vezes que um anúncio é clicado, oferecendo condições para identificar se ele tem oferecido bons retornos ou se precisa ser aperfeiçoado.

Usado para medir campanhas online do Google Ads ou Social Ads, das redes sociais, o CTR é muito importante por indicar quais conteúdos produzidos estão dando maior retorno à sua marca.

Como saber isso? Simples: descobrindo aqueles que estão chamando a atenção e sendo mais acessados por seu público. Com essa informação, você poderá entender quais imagens e promoções, por exemplo, despertam maior interesse – e o que têm efeito contrário -, podendo usar esses dados para as futuras produções.

Vamos supor que em uma campanha para divulgar uma promoção especial, você crie dois anúncios com o mesmo texto, mas imagens diferentes. Em um deles você usou a foto de um smartphone sobre a mesa, já a outra opção mostra uma pessoa falando ao smartphone.

Analisando os resultados, você verificou que o anúncio com a segunda imagem teve um CTR mais alto, mostrando a preferência de sua persona e qual o tipo de imagem que você deve privilegiar em campanhas futuras, melhorando o desempenho de seus anúncios online.

Em que situações e quando usar um CTR?

Não basta saber o que é CTR, é preciso saber em que situações usá-lo.

Muito utilizado para verificar a eficácia de mídia paga, checando a qualidade da palavra-chave, ele também pode ser adotado para medir a taxa de cliques em:

  • Botão ou link de CTA (call to action);
  • Campanhas que usam o e-mail marketing – nesse caso, enviar o mesmo conteúdo com dois assuntos diferentes é uma boa prática;
  • Taxa de abertura de Landing Page;
  • Qualquer imagem, botão ou títulos de conteúdos variados;
  • Anúncios em páginas de resultado.

Existem algumas práticas que permitem aumentar o CTR, melhorando a eficácia das ações de marketing digital. Listamos as principais a seguir:

1.Tenha uma estratégia

Conforme pregava o grande dramaturgo inglês, Willian Shakespeare, quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Então, crie sua estratégia, definindo objetivos e trabalhando para alcançá-los.

2.Identifique e use palavras-chave de qualidade

Após escolher a palavra-chave principal para seu anúncio, use-a de modo natural em seu título e texto.

3.Tenha um CTA certeiro

O call to action tem papel essencial para direcionar seu potencial cliente à ação. Expressões como “inscreva-se já!”, “garanta seu desconto” ou “fale com nossos especialistas” são importantes para aumentar seu CTR.

Mas é preciso que, ao clicar no botão com CTA, a pessoa tenha a conclusão de sua ação. Por isso, capriche também na LP – veja nossas dicas com 7 elementos que não podem faltar em uma landing page.

4.Dê atenção à sua URL

Grande parte dos internautas fica atenta à URL para ter certeza de que não estão acessando uma página que comprometa a sua segurança digital. Para evitar esse problema, uma boa dica é usar: site + palavra-chave!

5.Capriche nos títulos e descrições

Além de saber o que é CTR e ter qualidade na palavra-chave, use criatividade para ter bons títulos e elaborar boas descrições. Usar números e explorar adjetivos, bem como entregar uma solução rápida são algumas formas de estimular o internauta a converter na ação desejada – exemplos:

  1.  7 modos de usar o CTR a favor de seus negócios
  2. Como o CTR pode alavancar sua estratégia de marketing e aumentar suas vendas rapidamente

6.Explore a urgência

Informar que a promoção ou oferta é por tempo limitado, destacando o dead line, desperta o sentido de urgência, ampliando as chances do usuário conhecer  o que você está oferecendo.

7.Utilize períodos sazonais

Explorar datas comerciais importantes como Black Friday, Dia das Mães ou Natal, entre outras, costuma ajudar a alavancar as taxas de cliques porque são períodos que geram maior tráfego, ampliando as chances dos usuários verem seus anúncios.

Qual o CTR ideal para campanhas de Search e Display do Google Ads?

Agora que você já tem informações sobre o que é CTR, vamos entender o que deve ser feito para identificar a taxa de cliques. Trata-se de uma fórmula simples:

CTR = número de cliques / número de visualizações x 100

Assim, se um anúncio gerou 5 cliques e 100 impressões, sua CTR será de 5%. Portanto, quanto maior for a quantidade de cliques das visualizações, melhor será o CTR.

É importante frisar que um CTR tem prazo de validade. Logo que um anúncio é lançado, por ser uma novidade no ambiente em que está sendo divulgado, sua taxa de cliques tende a ser maior. Porém, à medida que o tempo passa e os usuários se habituam a ele, deixa de despertar tanto interesse, sendo natural que a taxa diminua.

Para amenizar esse problema, mudar as chamadas e/ou o anúncio, é boa estratégia para voltar a ter destaque.

Outro ponto que merece destaque é o fato de cada canal ter uma média própria de taxa de cliques, que considera a situação e o momento no qual o elemento que tem o link é mostrado. Sendo assim, comparar CTRs de canais de marketing diferentes é um equívoco.

Um Click Through Rate considerado bom para campanhas de Google Search é a partir de 3% a 5%. Já para o Google Display, o mercado considera bom um CTR entre 0,8 a 1%.

É melhor ter um CTR de impressões mais alta ou mais baixa?

Se você está se perguntando de que modo entender o que é CTR pode ajudar em uma estratégia digital, saiba que ao informar como as pessoas relevantes para o seu negócio estão vendo seu anúncio, o CTR é uma etapa importante do processo de aperfeiçoamento de sua estratégia em busca de leads qualificados e vendas, já que ajuda a entender o que funciona (ou não) com seus clientes, indicando a eficácia de seus anúncios.

Um CTR alto costuma comprovar que os usuários estão achando o seu material importante. Em contrapartida, um baixo CTR pode indicar que sua segmentação de público está equivocada ou que não está adotando a abordagem ideal para convencê-los a clicar em seu conteúdo – seja ele qual for.

E como o objetivo final de qualquer campanha é levar público qualificado a visitar seu site e executar uma ação determinada – preencher um formulário, fazer uma compra, ou baixar um conteúdo -, saber o que é CTR e utilizá-lo corretamente, vai gerar valor para seu negócio.

Mas afinal, o que é considerado um bom CTR?

A resposta a essa pergunta é uma só: depende! Isso porque ela é relativa e está relacionada aos parâmetros de referência e as médias do setor de atuação de sua empresa, bem como a experiência da organização com outros anúncios.

Nesse sentido, é preciso pesquisar a média do seu segmento de atuação, antes de definir qual a taxa de clique ideal para seu negócio.

O segundo aspecto é separar os modelos de campanha, uma vez que o desempenho da rede de display costuma ser menor, tendo em vista que visa conquistar visualizações – e não cliques como no Google Search.

Igualmente importante é considerar o objetivo da estratégia. Se o foco for em visualizações e fixação da marca, o CTR não é uma boa métrica de análise, mas se a ideia é avaliar conversão, ele deve ser usado.

Tendo sido explicado o que é CTR, cabe ressaltar que ele não é o único indicador, sendo imprescindível usar, em conjunto, outros KPIs para ter uma visão geral e abrangente que permita avaliar detalhadamente o resultado de uma campanha.

Saber o que é CTR é importante para seu negócio

Chegamos a outro item fundamental no entendimento da importância do CTR: ele contribui para classificar seu anúncio nos mecanismos de busca e aqueles que tiverem CTR alta, obterão maior destaque.

Essa boa classificação ocorre pelo índice de qualidade do anúncio, indicando que ele está sendo relevante para o internauta.

Mas há outros benefícios:

  • Reduz custos: CTR elevado significa que precisou aparecer menos vezes para ter maior volume de cliques, reduzindo o custo por clique médio (CPC) da campanha;
  • Maior visibilidade nas redes sociais: anúncios que caem no gosto das pessoas são compartilhados e mais pessoas clicando e compartilhando suas publicações significam propaganda gratuita!
  • Melhora o ranqueamento orgânico: isso porque os cliques geram tráfego para seu site, demonstrando que aquele destino é, de fato, relevante ao usuário;
  • Eleva a taxa de conversão: o aumento na taxa de cliques tem potencial para elevar sua taxa de conversão – veja o gráfico, abaixo, produzido pela WordStream.

CTR

Fonte: https://www.wordstream.com/blog/ws/2016/07/05/conversion-rate-metric

Funcionando como um termômetro para saber seu sua campanha está ou não funcionando como você espera (e deseja), o CTR oferece inúmeras vantagens. Especialmente, se você contar com profissionais experientes que saibam explorar todos os recursos disponíveis para elevar a taxa de cliques de suas campanhas.

A Carratu tem um time de especialistas que sabe o que é o CTR e o que fazer para torná-lo mais alto em suas campanhas pagas ou orgânicas. Foi exatamente o que aconteceu com o Imirá Plaza, cuja taxa de CTR no Google Ads atingiu incríveis 11,80%!

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Ubirajara Carratu
Ubirajara Carratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google Ads. Tudo o que for desafiador, se torna mais apaixonante.

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