PESQUISA DE PALAVRA-CHAVE: VEJA FERRAMENTAS QUE TE AJUDARÃO A FAZÊ-LA!
Todo empreendedor que enxerga o Inbound Marketing como um aliado para o seu negócio sabe que a pesquisa de palavra-chave é essencial para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo. Nesse sentido, é de suma importância contar com ferramentas eficientes para assegurar que todo o trabalho será realizado da maneira correta. Criar […]
Publicado por carratu
Todo empreendedor que enxerga o Inbound Marketing como um aliado para o seu negócio sabe que a pesquisa de palavra-chave é essencial para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo. Nesse sentido, é de suma importância contar com ferramentas eficientes para assegurar que todo o trabalho será realizado da maneira correta.
Criar conteúdos sem um planejamento de palavra-chave adequado é como “dar um tiro no próprio pé”, pois serão demandados inúmeros esforços para obter o mínimo de resultado possível ou quase nada.
Pensando em ajudar você a não cometer esse tipo de erro, listamos, neste artigo, seis ferramentas para você fazer a pesquisa de palavras-chave de maneira eficiente, a fim de colocar a sua empresa nos primeiros resultados do Google. Acompanhe!
Quais são as principais ferramentas de pesquisa de palavra-chave?
Para que seus conteúdos possam alcançar muitas pessoas de maneira orgânica, as palavras-chave devem ser definidas de forma eficiente. Mas como encontrá-las? Listamos, abaixo, algumas ferramentas que podem ajudá-lo nessa missão. Acompanhe!
1. SEMRush
O SEMRush oferece diversos dados que são considerados muito relevantes para as estratégias de marketing. Entre seus principais pontos fortes, está a possibilidade de fazer uma análise minuciosa da palavra-chave, do seu site e da concorrência.
Em relação à palavra-chave, você poderá verificar o seu custo em AdWords, a sua dificuldade de ranqueamento, entre outros dados importantes, que farão toda a diferença no seu planejamento. Além disso, ele também lista as palavras-chave relacionadas.
Isso porque pode acontecer de o usuário fazer a sua pesquisa com palavras-chave diferentes, com o objetivo de encontrar o mesmo resultado. Por esse motivo, é normal o SEMRush fornecer um relatório constando variações com erros de digitação, no singular, no plural e com espaçamentos diferentes.
2. Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta muito utilizada para saber quais são as palavras-chave de cauda longa mais pesquisadas no Google. Essa ferramenta possibilita que você tenha resultados não só em textos, mas também em imagens, vídeos, Google Shopping, notícias etc. em diversos idiomas.
Para utilizá-lo, você só precisa inserir a palavra-chave desejada, escolher o idioma de sua preferência e realizar a pesquisa.
Essa ferramenta permite uma busca mais personalizada, pois é capaz de gerar uma nuvem de tags a partir das opções que foram apresentadas, filtrando melhor os seus resultados.
3. Keyword Planner
Para ter acesso a essa ferramenta, você precisa realizar seu cadastro no Google AdWords. Feito isso, você poderá fazer suas pesquisas de palavra-chave quando bem entender. Ao inserir a keyword, é preciso clicar em “obter ideias”. Dessa forma, você será direcionado a uma página que aponta os resultados de buscas na média mensal do Google.
Logo, aparecerão duas abas. A primeira é “ideias de grupos de anúncios”, e a outra é “ideias de palavra-chave”. Nesses campos, estarão relacionadas as palavras-chave que você procura e, do lado, os volumes de busca.
Além disso, também serão disponibilizados outros dados importantes, como a concorrência, que diz respeito à quantidade de anunciantes que exibiram anúncios para determina keyword, e, também, o lance sugerido, que informa o valor sugerido com base no custo por clique.
4. Google Correlate
Embora seja, muitas vezes, negligenciada, a ferramenta Google Correlate pode se mostrar como uma arma muito poderosa dentro do marketing, principalmente quando o assunto é pesquisa de palavra-chave.
Por meio dela, é possível verificar quais palavras-chave são pesquisadas juntas. Por exemplo, ao mesmo tempo em que as pessoas pesquisam por “fluxo de caixa”, elas também podem pesquisar outros termos, como “como fazer um fluxo de caixa”.
Com essas informações em mãos, é possível aumentar sua lista de palavras-chave, principalmente as de cauda longa.
Dessa maneira, durante a produção do conteúdo, é possível focar outras variações da sua palavra-chave, para entregar um conteúdo mais relevante ao seu leitor e, ao mesmo tempo, conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca sem precisar “forçar” o uso da keyword.
5. KeywordTool.io
O KeywordTool.io é uma ferramenta bem descomplicada e ideal para quem quer algo simples na hora de fazer sua pesquisa de palavra-chave. Você só precisa digitar uma palavra-chave e, imediatamente, o KeywordTool.io oferece várias sugestões com base no termo que foi pesquisado.
É indicado para quem busca por palavras-chave do tipo cauda longa e que oferecem melhores oportunidades de conversões. Além disso, ele possibilita a análise com base nos buscadores da Amazon, Bing, App Store e YouTube.
Para usá-lo, basta você acessar a homepage, selecionar o idioma em que quer pesquisar e inserir o termo que deseja. Fácil, não é mesmo?
6. Keyword In
Também muito indicado para quem deseja fazer uma pesquisa de palavra-chave sem dificuldades, o Keyword In apresenta uma interface muito simples e de fácil compreensão.
Você só precisa indicar uma palavra-chave primária, para que a ferramenta possa fornecer uma lista com potenciais oportunidades de palavras-chave. Se, porventura, você não gostar dos resultados apresentados, é possível retornar facilmente à página anterior e alterar a escolha primária.
Não menospreze essa ferramenta pelo fato de suas funcionalidades serem simples, pois ela oferece os melhores resultados para que você consiga criar suas estratégias sem complicações.
Qual é a importância da pesquisa de palavra-chave?
As palavras-chave são importantes porque é por meio delas que o seu público-alvo chegará até você, se tornará um lead e, futuramente, um cliente.
Sempre que alguém faz uma pesquisa nos mecanismos de busca, é porque está atrás da solução de um problema. Portanto, se você tem essa solução, é fundamental aderir a estratégias que façam com que o potencial cliente o “enxergue”.
No entanto, é válido ressaltar que a palavra-chave não deve ser inserida aleatoriamente — é preciso usá-las de maneira estratégica ao longo do conteúdo, de uma forma que a leitura se torne harmônica e natural. Não se esqueça também de utilizar as variações, pois elas influenciam positivamente nas buscas.
Viu só como fazer uma pesquisa de palavra-chave não é tão difícil assim? Basta você utilizar as ferramentas certas, que a sua estratégia será criada com sucesso. Mas não se esqueça de sempre contar com a ajuda de profissionais especializados, pois eles têm a expertise necessária para fazer seu negócio decolar.
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carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.