Quero começar este texto dizendo que o Marketing é o tronco de um universo que pode se ramificar para inúmeros segmentos, mas que sem saber o que é o marketing, estudar qualquer segmentação pode se tornar um problema.

Mas afinal o que é o Marketing?

Marketing é o ofício de explorar com muita atenção o comportamento do consumidor no segmento onde o seu negócio pretende atuar ou já atua. E através de técnicas aplicadas no público alvo, iniciar uma ação de aproximação para criar e entregar valores que possam satisfazer as necessidades do seu público, gerando valores diferenciados que correspondam aos objetivos do seu planejamento.

Neste meu artigo você poderá ler:

  • História do Marketing;
  • Evolução do Marketing;
  • Marketing na era digital;

História do Marketing

O marketing existe há mais de 5 séculos, segundo alguns historiadores.

Contudo, esta é uma discussão que pode facilmente se estender. Chegando até ao período Paleolítico, quando os primeiros objetos começaram a ser criados pelos homens.

Os primórdios do marketing que temos registros começaram com as invenções que revolucionaram a comunicação humana, como o jornal impresso, e em seguida a rádio. Estas invenções ajudaram a humanidade a se comunicar com mais pessoas.

E assim, o marketing se tornou um importante aliado para entender como a sua comunicação poderia ter melhores resultados. Por sua vez, analisando o comportamento do público.

Veja que interessante, a comunicação que hoje é uma ferramenta do marketing, foi quem o criou! E esta comunicação que se apresentava como propaganda intrusiva nas páginas e ondas das rádios, é a que atualmente descrevemos como Outbound, pois ela sempre tentava vender algo sem conhecer profundamente as necessidades do seu público.

Evolução do Marketing

Para sermos mais práticos neste texto vou considerar que o marketing passou por 3 fases, mesmo sabendo que existem mais.

  • 1ª fase depois do pós-guerra (década de 1950). Quando ocorreu uma explosão na industrialização mundial e com isso a concorrência aumentou entre os segmentos. Fazendo com que o uso de placas nas grandes vias, jornais e rádios sugerissem o que o público deveria consumir.
  • 2ª fase entre as décadas de 1960 a 1980. Era muito comum ver nas propagandas e fotos de família, todos sentados em volta da TV na sala. O consumo de propaganda estava aumentando, devido a explosão criativa dos comerciais através dos formatos de comunicação tradicionais. Como TV, Rádio, Telemarketing, Jornais e Outdoor.
  • 3ª fase nos anos 1990 e início do século XXI, que nós podemos chama-lo como a era do Marketing Digital. Finalmente, com a chegada da internet para consumo comercial no Brasil por volta de 1995. Além disso, foi deste ponto de partida que começou a conectividade e consequentemente o consumo pela rede de computadores. Com isso começou uma corrida tecnológica de celulares, computadores e conexões cada vez mais rápidos e melhores. A primeira loja virtual (e-commerce foi a Brasoftware).

Marketing na era digital

Ao chegar aqui, este texto já te deu uma boa base para você entender que a principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional. Desta forma, no digital você consegue planejar com dados que são coletados através das plataformas digitais. Ou seja, o universo onde você irá atuar com a sua campanha.

Com isso você consegue também ao executar o seu planejamento de marketing digital. E certamente, mensurar exatamente o comportamento de suas campanhas, se tornando muito mais preciso nas ações tomadas.

A Era Digital apresenta-se como uma revolução profunda na sociedade. Que por meio das tecnologias digitais de comunicação e informação tem afetado todas as dimensões da vida humana. Isto é, Trabalho, relacionamento, arte, lazer e educação.

Com a evolução dos tempos, surgiram inúmeros tipos de marketing. Ao ler uma artigo da Rock Content, me impressionei com o número que eles apresentam. Mais de 81 tipos de marketing foram topificados por eles.

Vou listar 3 que considero ser os mais importantes para a nossa geração!

 

Marketing Digital

Comentários