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MÉTRICAS DE MARKETING E KPIs PARA ORGANIZAR 2021

Métricas de Marketing ajudam a você que está se planejamento, enxergar as metas de forma mensurável, além de ajudar no acompanhamento do progresso em direção às metas selecionadas.

O estabelecimento de metas e a seleção de métricas andam de mãos dadas. Se as metas são o seu destino, as métricas de marketing são como marcos. As métricas de marketing ajudam a indicar se você está no caminho certo e progredindo em direção aos seus objetivos. Por outro lado, as métricas também podem ilustrar onde as coisas estão indo mal, para que você possa voltar aos trilhos.

No entanto, existem várias métricas diferentes que você pode monitorar. É importante saber quais deles você deve prestar atenção e entender o que eles significam para o seu marketing.

Smarketing Vendas e Marketing Vendarketing

O que são métricas de marketing?

Métricas de marketing é uma variável quantificável (geralmente números) que pode ser medida para monitorar o desempenho do que você planejou.

Por que as métricas são importantes para os profissionais de marketing?

Elas não são importantes apenas para você; elas são imensamente importantes para todo o seu negócio. Sem elas, é impossível saber exatamente qual é o impacto do marketing na organização.

Aqui na Carratu Digital, nós disponibilizamos nossas métricas, em toda a agência, para qualquer pessoa curiosa para ver seu desempenho ou entender o nosso crescimento.

Exemplos de métricas de marketing

Existem várias métricas diferentes que um profissional de marketing pode rastrear, uma delas são chamadas de Métricas de Marketing. Para facilitar a classificação dessa lista, ela foi dividida em categorias. Não há necessidade de sentir que você precisa relatar ou necessariamente entender tudo isso agora. Considere este um recurso de referência útil e passível de marcação.

Métricas Gerais de Marketing

  • Consciência da marca: mede o nível de familiaridade que seu público-alvo tem em torno de sua marca ou produto.
  • Valor vitalício do cliente: quanta receita uma empresa gerará por cliente durante a vida útil desse cliente.
  • Custo de aquisição do cliente: a despesa das atividades necessárias para ganhar um cliente.
  • Retorno sobre o investimento: quanta receita é gerada por dólar gasto em marketing.
  • Vendas incrementais: rastreia o crescimento das vendas ao longo do tempo.
  • Taxa de conversão: a porcentagem de visitas que resultam em uma ação desejada (como preencher um formulário ou fazer uma compra).
  • Leads gerados: o número bruto de leads de vendas trazidos pelo marketing.
  • Participação do cliente (por categoria): a porcentagem de clientes em uma determinada área ou setor que são seus clientes em relação à concorrência.
  • Participação no mercado: a porcentagem de clientes em um mercado que compram de você em comparação com a concorrência.
  • Pontuação de leads: uma métrica para determinar a probabilidade de um cliente em potencial comprar.
  • Net Promoter Score: Uma ferramenta usada para medir a lealdade do cliente e o sentimento em relação a uma marca.
 

Métricas de site e blog

  • Tráfego de referência : Tráfego referido ao seu site por meio de outra fonte (mecanismo de pesquisa, e-mail, mídia social, etc).
  • Tráfego orgânico: tráfego não pago gerado por mecanismos de pesquisa.
  • Total de visitas: o número agregado de acessos em um determinado período.
  • Atrição / rotatividade de clientes : a taxa de perda de clientes ao longo do tempo.
  • Primeira visita: o momento em que um novo cliente em potencial acessa seu site pela primeira vez.
  • Visitas recorrentes: todos os hits de visitantes que já estiveram em seu site.
  • Fontes de tráfego: lugares que direcionam tráfego para seu site ou blog.
  • Taxa de cliques: a porcentagem de consultas do mecanismo de pesquisa que resultam em um clique em seu site.
  • Tempo na página: o tempo médio que os visitantes passam em uma página da web antes de sair.
  • Taxa de rejeição: rastreia os visitantes que visualizam apenas uma página de seu site antes de sair.
  • Downloads: o número de vezes que recursos para download e brindes são baixados (como e-books, modelos e outros conteúdos bloqueados).
  • Visualizações de página por sessão: o número de páginas que um visitante médio visualiza em seu site antes de sair.
  • Visitantes únicos: o número de usuários individuais que chegam ao seu site.
  • Sessões por tipo de dispositivo: quantas visitas um site recebe, discriminadas pelo tipo de dispositivo que as pessoas usaram para acessá-lo (ex: Mac, Windows PC, iPhone, etc.).
  • Visualizações de página: o número total de páginas que foram visualizadas em um site.
  • Páginas principais: as páginas que estão gerando o melhor desempenho, seja por tráfego ou taxa de conversão.
Leia também:  CSAT: DESCUBRA O QUE É E COMO MEDIR A SATISFAÇÃO DE SEUS CLIENTES

SEO métricas

  • Classificação de palavras-chave : o quão alto uma página se classifica nos motores de busca para uma determinada palavra-chave.
  • Tráfego de pesquisa : a quantidade de tráfego de referência enviado a um site por meio de um mecanismo de pesquisa.
  • Visibilidade SERP : a forma como o seu conteúdo é anunciado no Google de forma orgânica
  • Total de backlinks : o número de links que apontam para uma página da web de outros sites.
  • Autoridade de domínio : mede como os mecanismos de pesquisa autorizados veem um site inteiro.
  • Autoridade da página : mede como os mecanismos de pesquisa autorizados veem uma única página da web.
  • Velocidade de carregamento da página : a velocidade de carregamento de um site (o que pode afetar as classificações do mecanismo de pesquisa).
  • Taxa de cliques orgânicos : a frequência com que os pesquisadores clicam em uma determinada página quando ela aparece nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Métricas de marketing de mídia social

  • Curtidas: o número de cliques nos botões de curtir post.
  • Comentários: o número de comentários em suas postagens.
  • Compartilhamentos: o número de vezes que uma postagem foi compartilhada. Também chamados de retweets no Twitter ou Repins no Pinterest.
  • Taxa de engajamento: mede o nível de interação que ocorre entre um perfil de mídia social e seu público.
  • Taxa de crescimento de seguidores: a rapidez com que um perfil está ganhando novos seguidores.
  • Novos seguidores: o número de novos fãs ou seguidores conquistados em um determinado período.
  • Tráfego de mídia social: tráfego de site ou blog gerado por plataformas de mídia social.
  • Conversões de mídia social: conversões de site ou blog de tráfego de referência de mídia social.
  • Dados demográficos da página: uma análise dos dados demográficos com base nos seguidores de um perfil, com base na idade, sexo, localização, ocupação, etc.
  • Sentimento: mede como o público da mídia social se sente sobre sua marca.
Leia também:  COMO CRIAR UM CANAL DE YOUTUBE PARA A SUA EMPRESA?

Métricas de marketing por email

  • Inscrições em boletins informativos: o número de pessoas que optaram por participar da sua lista de distribuição.
  • Tráfego: tráfego de site ou blog enviado por email marketing.
  • Assinantes: o número de pessoas que assinam sua lista de e-mails.
  • Engajamento: mede os fatores de engajamento, como cliques e aberturas.
  • Abertos: o número de pessoas que abriram seu e-mail na caixa de entrada.
  • Cliques: o número de pessoas que clicaram em um link em um e-mail.
  • Taxa de rejeição: o número de e-mails que não puderam ser entregues.
  • Encaminhamento: quantas vezes um e-mail foi encaminhado para outro usuário.

PPC Metrics

  • Custo por clique (CPC): o custo para obter um clique em um anúncio.
  • Taxa de cliques (CTR): mede quantas pessoas clicam em um anúncio, com base em quantas vezes ele aparece.
  • Índice de qualidade: usado para determinar a relevância de um anúncio com base em palavras-chave, intenção de pesquisa e qualidade da página de destino.
  • Parcela de impressões: o número de impressões que os anúncios recebem, medido em relação ao número total de impressões que eles estavam qualificados para receber.
  • Valor total de conversão: o valor monetário total de todas as conversões em um período de tempo.
  • Retorno sobre gastos com publicidade (ROAS): o valor da receita gerada em comparação ao valor gasto.
  • Rastreamento de chamadas: o número de chamadas realizadas após clicar em um anúncio.

Compreendendo os principais indicadores de desempenho (KPIs)

Em primeiro lugar, é importante priorizar as métricas pelo que é mais importante. Se cada um é considerado uma prioridade, nenhum deles é uma prioridade.

Leia também:  QUAIS SÃO AS MELHORES FERRAMENTAS DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING?

O que é um KPI de marketing?

Os principais indicadores de desempenho são métricas que indicam diretamente o progresso em direção a uma meta específica. Em outras palavras, eles são os valores mais importantes para entender a influência do marketing no sucesso do negócio.

Embora você possa rastrear várias métricas, você deve ter um pequeno número de KPIs altamente focados.

 

Como escolher seus KPIs

Seu negócio é único, então seus KPIs também devem ser. Embora seja fácil observar o que outras empresas consideram importante em seu setor, é melhor medir o que faz mais sentido para sua situação.

Além disso, seus KPIs podem mudar com o tempo. Quando você está começando, você pode ter KPIs focados em construir um público primeiro, antes de tentar monetizar um produto.

Isso aconteceu com a Carratu Digital. O primeiro KPI que a empresa definiu quando começou a fazer marketing de conteúdo foi construir um público. Foi então determinado que a maneira mais eficaz de fazer isso seria começar um blog (com base na observação do sucesso de outras empresas semelhantes).

A métrica mais importante era obter visualizações de página. Quanto mais pessoas aprenderem sobre a Carratu Digital e descobrirem que a empresa é um fornecedor confiável, melhor. (isso está ligado diretamente ao nosso OKR)

Volte para seus objetivos e faça estas perguntas:

  • Qual é a métrica mais importante que podemos monitorar agora?
  • Quais são as métricas mais importantes que podemos monitorar em cada estágio do funil?
  • Como nossos KPIs podem mudar no futuro, conforme nosso negócio amadurece?

Mas gostaria de deixar aqui uma observação: Não tente colocar todos os seus desejos nesta etapa. Aqui você terá que segurar um pouco a sua ansiedade e buscar focar no processo lógico do funil de vendarketing para fazer o seu negócio começar bem e saudável.

como escolher as métricas de marketing e KPI

Exemplos de KPIs para profissionais de marketing iniciantes ou novas empresas

  • Visualizações de página (Nós usamos muito para planejamento de novas empresas)
  • Seguidores de mídia social
  • Assinantes da lista de e-mail
  • Maior conhecimento da marca (Sugerimos o Semrush para monitorar isso)

Exemplos de KPIs para profissionais de marketing avançados em equipes maduras

  • Leads gerados
  • Conversões
  • Receita

Claro, essas são apenas sugestões. Em última análise, ninguém conhece sua empresa ou situação específica melhor do que você e seu time. Escolha os KPIs que mais importam para você agora fazendo uma consulta de 15 minutos com o nosso time de especialistas de marketing digital.

 

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

One Response

  1. Aqui é a Manuela Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

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