FUNIL DE MARKETING DE CONTEÚDO, O QUE É?
O funil de marketing de conteúdo funciona como um filtro, capaz de conduzir a estratégia ao seu objetivo final, que é a conversão. Dessa forma, é muito importante que os profissionais de marketing digital compreendam que tipo de conteúdo é mais adequado para cada etapa do funil de marketing. Para isso, preparamos este artigo, que […]
Publicado por carratu
O funil de marketing de conteúdo funciona como um filtro, capaz de conduzir a estratégia ao seu objetivo final, que é a conversão.
Dessa forma, é muito importante que os profissionais de marketing digital compreendam que tipo de conteúdo é mais adequado para cada etapa do funil de marketing.
Para isso, preparamos este artigo, que irá mostrar o que é o funil de marketing de conteúdo e como ele pode ser utilizado de maneira correta na sua estratégia de marketing digital.
Qual é a definição de marketing de conteúdo
Antes de explicarmos a definição e a aplicação do funil de marketing de conteúdo, é preciso demonstrar o que é este conceito fora do funil.
O marketing de conteúdo, nada mais é do que uma estratégia de marketing mais focada no engajamento com a persona.
O principal objetivo deste tipo de estratégia, é crescer a rede de clientes e potenciais clientes, por meio da criação de conteúdo relevante e de valor.
Na prática, isso quer dizer que os usuários serão atraídos pela qualidade do que está sendo ofertado, e não somente por uma propaganda bem elaborada e chamativa.
Após atrair os potenciais clientes, é necessário envolver e gerar valor, em busca de desenvolver uma visão positiva em relação à marca, o que consequentemente irá criar oportunidades de negócios.
Entretanto, o maior desafio do marketing de conteúdo para profissionais tradicionais é abandonar a visão do produto para focar no cliente.
É preciso entender o desejo do público, e criar um material que não esteja empenhado em apenas vender, mas sim em ajudar a construir um relacionamento.
Como funciona um funil de marketing de conteúdo
Para o Inbound Marketing, a união de um funil que contemple o time de vendas e marketing já é muito comum, então onde entra o conteúdo nessa história?
O funil de marketing de conteúdo surge com uma proposta de desenvolver um planejamento estratégico de conteúdo, entre cada etapa deste funil integrado, que já existe no Inbound.
Nesse sentido, utilizar este funil de vendas, irá facilitar a tomada de decisões, que afetam, diretamente, o planejamento e estrutura para a aquisição de novos clientes.
Para que isso possa se tornar possível, o funil de conteúdo considera o desenvolvimento de materiais em um ciclo de três etapas, que envolvem também a jornada de compra do cliente, estas etapas são:
- Topo do funil (Top of Funnel)
- Meio do funil (Middle of Funnel)
- Fundo de Funil (Bottom of Funnel)
Dentro de cada uma destas etapas, existem características e conteúdos específicos, que serão trabalhados estrategicamente para gerar novas conversões.
É muito importante destacar que o funil de marketing de conteúdo se relaciona com o funil de marketing e vendas e com a jornada de compra, ou seja, uma estratégia complementa a outra.
Qual o melhor conteúdo para cada etapa do funil de conteúdo?
Em cada uma das etapas do funil de marketing de conteúdo, o potencial cliente aprende, reconhece, considera e decide comprar.
Dessa forma, como criar conteúdo para cada uma das fases de maneira correta? Iremos te explicar a seguir:
Conteúdo para topo de funil
O melhor conteúdo para topo de funil deve corresponder com a situação do cliente em potencial neste momento.
Neste primeiro contato, é preciso ter em mente que os usuários precisam ser atraídos por informações úteis e relevantes, que os conduzem até a jornada de compra.
Entretanto, um erro muito comum, é acreditar que neste momento já existe o foco em adquirir um produto ou serviço específico.
Ao contrário disso, considere o usuário como alguém indeciso, que não tem certeza de qual é a verdadeira solução ou oportunidade que procura.
Nesse sentido, os conteúdos para topos de funil devem buscar atrair um volume maior de visitantes, despertando inicialmente um desejo pela empresa.
Na prática, esse deve ser um conteúdo relevante, com bastante qualidade e bem esclarecedor, então termos técnicos ou informações em excesso devem ser evitadas.
Além disso, conteúdos mais leves, que facilitam a compreensão e podem até mesmo ser compartilhados de maneira divertida são uma ótima opção.
Conteúdo para meio de funil
Após ter conquistado a atenção e uma “primeira impressão” positiva, é hora de trabalhar no meio do funil, buscando melhorar esse relacionamento.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o usuário não é apenas mais um visitante, que analisou rapidamente o seu conteúdo.
Neste momento, o usuário já começou a adquirir mais consciência, e já está entendendo de que forma sua marca poderá ajudá-lo a solucionar um problema ou a sanar uma necessidade.
Por esse motivo, é preciso começar a aprofundar o relacionamento, como uma forma de mostrar para esse cliente em potencial que o seu serviço ou produto é o que ele procura.
O que isso quer dizer, é que no meio do funil de marketing de conteúdo, falar mais sobre o produto é essencial para conquistar a persona.
Uma ótima forma de fazer isso é buscando provas, ou seja, invista em postagens e materiais que expliquem para o usuário como ele poderá ser ajudado.
Outra estratégia para o meio de funil é unir dois tipos de conteúdo, como e-books e vídeos, artigos em blog e podcasts, por exemplo.
Conteúdo para fundo de funil
O fundo de funil é a última etapa que iremos trabalhar no funil de marketing de conteúdo, e é nesse momento que a persona está decidindo onde irá fechar sua compra.
Por isso, além de atrair a atenção e mostrar como seu produto pode ajudar, é hora de garantir que essa é a solução ideal.
Partiremos do ponto de que nessa etapa, o lead está avaliando prós e contras, dessa forma, ser direto em relação ao que está sendo oferecido é essencial.
Além disso, a melhor forma de produzir conteúdo para fundo de funil deve acompanhar o planejamento de vendas, pois este será o destino do cliente em potencial.
Dessa forma, é muito interessante trabalhar com dados estatísticos, comprovando a eficiência, divulgar cases de sucesso ou até mesmo ofertar atendimento especial.
Por fim, o funil de marketing de conteúdo pode se tornar uma ferramenta poderosa para a geração e conversão de leads, se utilizado de maneira correta.
Portanto, é necessário entender e escolher os conteúdos de blog posts corretos para cada etapa, e nosso e-book gratuito vai te ajudar a aprender mais sobre essa estratégia. Preencha o formulário abaixo e tenha acesso agora mesmo a um guia completo:
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.
Sou a Rebeca Gomes, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.