FERRAMENTAS DE MARKETING E VENDAS, COMO E QUANDO ESCOLHER?
As ferramentas de marketing e vendas sempre precisaram trabalhar em sintonia para gerar maiores retornos para a organização. E mesmo nos tempos atuais, com as empresas cada vez mais voltadas para o digital, essa necessidade continua a mesma. Afinal, para obter maior visibilidade, conquistar autoridade em seu meio, bem como aumentar as oportunidades de negócios […]
Publicado por carratu
As ferramentas de marketing e vendas sempre precisaram trabalhar em sintonia para gerar maiores retornos para a organização. E mesmo nos tempos atuais, com as empresas cada vez mais voltadas para o digital, essa necessidade continua a mesma.
Afinal, para obter maior visibilidade, conquistar autoridade em seu meio, bem como aumentar as oportunidades de negócios é necessário conectividade entre os dois setores.
Mas como conseguir isso e, ainda, ter processos claros, bem como mensurar resultados de modo eficiente e com a agilidade que o mercado exige nos dia de hoje?
A resposta é uma só: adotando ferramentas de marketing e vendas apropriadas. Existem diversas e modernas soluções disponíveis no mercado para otimizar a rotina dos gestores de marketing e vendas.
Neste artigo vamos apresentar as principais, separando as ferramentas de marketing e vendas gratuitas e as que são pagas.
Siga na leitura e descubra qual delas é a mais indicada para o momento atual de seus negócios.
Afinal, o que são ferramentas de marketing e vendas?
Não importa o tamanho de sua empresa, para você se posicionar no mercado de hoje, é preciso ter uma boa estratégia de marketing digital. Contudo, a boa notícia é que não há necessidade de uma grande equipe ou de grandes investimentos para ter resultados positivos.
Com um bom planejamento, que considere as características e necessidades de sua empresa, bem como as ferramentas de marketing e vendas corretas, sua empresa conseguirá retornos positivos.
Mas o que são essas ferramentas, afinal? Resumidamente, são softwares voltados em facilitar e otimizar processos executados diariamente pelos profissionais de marketing e vendas.
Dessa forma, elas permitem ter uma comunicação eficiente, automatizando tarefas como envio de e-mail marketing ou postagem de mensagens em redes sociais, por exemplo.
Também possibilitam medir a eficiência das campanhas, verificando número de e-mails abertos, visualizações de páginas do site, cliques em anúncios, entre outros.
Assim, é possível avaliar e aperfeiçoar as campanhas para que sejam mais assertivas e efetivas.
Quando adotar ferramentas de marketing e vendas?
Pode até parecer um pouco estranho, mas aqui na Carratu acreditamos que o momento certo de escolher uma ferramentas de marketing e vendas é quando você já tiver uma clara noção de tudo o que precisa fazer para ter sucesso no seu projeto de marketing digital.
No entanto, se você ainda tem dúvidas dessa dica que damos a todos os nossos clientes, veja a seguir os principais motivos que levam a erros na aquisição de uma ferramenta de marketing:
- Não conhecer com exatidão qual problema (ou quais) precisa ser resolvido pelas soluções adotadas
- Pensar que tudo vai funcionar automaticamente, sem que seja preciso definir parâmetros e/ou avaliar os dados oferecidos;
- Se basear apenas na opinião de outras pessoas sobre cada ferramenta, ou seja, sem que você saiba o nível de conhecimento delas em relação aos softwares – sempre considere a sua avaliação;
- Avaliar a ferramenta de marketing e vendas de modo superficial.
Em outras palavras, ter uma visão macro de seu negócio vai permitir que você elabore um planejamento de marketing e vendas eficiente. Com esse plano em suas mãos, então, você poderá avaliar e escolher a melhor ferramenta de marketing – ou ferramentas – para colocar em prática sua estratégia digital.
Nos próximos tópicos listaremos as principais ferramentas que existem no mercado. Acompanhe e faça a melhor escolha para seus negócios.
Escolhendo as ferramentas certas para gestão de marketing
O mercado oferece várias possibilidades para quem busca ferramentas de marketing.
Sendo assim, antes de escolher as ferramentas certas, considere alguns pontos, como por exemplo:
Conheça suas dores
O primeiro passo, como já dissemos, é saber qual sua dor, qual a sua necessidade.
Para o e-mail marketing, existe uma solução. Já para inbound você vai precisar de outro tipo de software – e assim sucessivamente.
Verifique a usabilidade e suporte oferecidos
De que adianta ter uma ferramenta ultra moderna e repleta de funções se você, e sua equipe, tiverem dificuldade para usar a plataforma de marketing e vendas?
Portanto, antes de definir a solução, faça um teste e tire dúvidas.
O mesmo cuidado vale para o suporte técnico, que precisa ser acessível e ágil para solucionar eventuais problemas.
Pesquise o nível de satisfação de outros usuários
A avaliação de outras pessoas que conhecem a ferramenta vai oferecer um panorama real sobre funcionalidades, facilidades de uso, entre outras questões.
Agora que você já sabe o que precisa analisar antes de “bater o martelo”, acompanhe nossa lista de softwares para marketing e vendas disponíveis no mercado. Um deles vai servir para suas necessidades – ou mais de um, aliás!
Ferramentas gratuitas para gestão de marketing – ideais para quem já tem blog
Como já dissemos, são muitas as possibilidades de softwares para você tornar sua estratégia digital muito mais eficiente e prática.
Para facilitar, neste tópico vamos apresentar ferramentas gratuitas. Todas elas voltadas a quem já tem um Blog – saiba mais sobre marketing de conteúdo.
1. Análise de Resultados
Sem mensurar os resultados de suas ações é impossível saber se sua estratégia está dando resultados, bem como descobrir meios de aperfeiçoá-la.
Uma das mais usadas ferramentas de marketing que existe é o Google Analytics. Ela oferece muitas possibilidades de análises, entre elas:
- Número total de visitas, visitante único, visitante que volta ao site;
- Qual o comportamento dos visitantes enquanto navegam em sua página;
- De onde vem os acessos – origem de tráfego;
- Taxa de conversão das ações de marketing e vendas praticadas;
- Como ferramenta de marketing, mostra quais campanhas oferecem melhor resultado. Da mesma forma, quais redes sociais dão maior acesso.
Assim sendo, com base em dados reais e atualizados, você poderá medir o retorno sobre o investimento (ROI) das ações adotadas, identificando as que são mais indicadas ao seu negócio,
2. Otimização de mecanismos de busca: SEO – Search Engine Optimization
Para que seus conteúdos fiquem bem ranqueados nos sites de busca, é preciso textos de qualidade e, também, adotar técnicas de SEO. Entre elas, uso de palavras-chave, links internos, títulos e subtítulos, etc.
Uma das ferramentas de marketing indicadas para isso é a Seo Review Tools. Fácil de usar, ela avalia o conteúdo e dá dicas para melhorar o SEO.
3. Formulário para pesquisas online
Se você precisa realizar pesquisa de múltipla escolha ou mesmo com questões discursivas, bem como pedir avaliação de serviços, por exemplo, o Google Forms é a ferramenta de marketing e vendas ideal.
Também é excelente para inscrições em eventos, convites. etc.
4. Envio de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de marketing digital, mas para funcionar precisa de uma plataforma que permita criar um visual atrativo, bem como automatizar o envio.
Além do mais, requer acompanhar quantas mensagens foram entregues, quantas foram devolvidas (e qual o motivo), quantas pessoas abriram o e-mail, etc.
Com esses dados, será possível reconhecer o que dá certo e o que precisa ser revisto em sua ação. Oferecendo todas essas possibilidades, o Mailchimp é um software muito usado!
5. Edição de imagens
Se você precisa de uma plataforma de design gráfico que permite criar conteúdos visuais como gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, entre outros, Canva é a plataforma ideal.
Ferramentas gratuitas para gestão de vendas
A equipe de vendas também precisa de plataformas que otimizem o tempo e ofereçam maior eficiência nas tarefas do comercial. Conheça nossas dicas para gerenciar contatos, organizar processos e muito mais!
O HubSpot CRM é uma das maiores ferramentas de marketing e vendas do mundo. Além de gerenciar os contatos, também permite obter relatórios de vendas, produtividade individual, etc.
Se você busca uma plataforma que permita organizar processos, ter controle da operação, melhorar a comunicação, entre outras tarefas do dia a dia, vale a pena conhecer 24 Bitrix.
Uma das ferramentas de marketing e vendas nacionais mais conhecidas é a RD Station CRM. Com ela você pode controlar todo o processo comercial, fazer follow-up, registrar e avaliar atividades e muito mais!
Continuando esta lista de plataformas gratuitas para gestão de vendas, sugerimos também:
- Finder Expert, para localizar clientes em potencial em redes sociais como LinkedIn e Twiter;
- Similar Web, que fornece estatísticas e estratégias de qualquer site, permitindo realizar benchmarking.
Ferramentas para integração entre marketing e vendas
Já falamos aqui sobre a importância da integração entre os times de marketing e vendas. E a adoção de tecnologia para essa finalidade é muito bem-vinda, não é mesmo?
Sendo assim, começamos pela Hubspot, melhor solução para empresas que desejam aumentar sua performance. Para isso oferecer múltiplas funcionalidades, entre elas, e-mail marketing, SEO, redes sociais, CRM, etc.
A ferramenta de Marketing e Vendas, integra e agiliza muito o trabalho dessas duas equipes, melhorando a experiência do cliente, bem como ajudando a aumentar seu faturamento.
Já a Salesforce é uma solução de gerenciamento de relacionamento (CRM) que permite a marketing e vendas, bem como demais setores, terem uma visão única e compartilhada de cada cliente.
Novamente, temos que citar a RD Station, que centraliza todas as ações na mesma plataforma – saiba mais aqui!
As duas primeiras citadas neste tópico têm custos mais elevados. Todavia, a RD Station possui investimento acessível, inclusive para quem está começando.
Fechando esta lista, queremos citar duas soluções pagas que disponibilizam várias vantagens:
- Reev: centraliza toda a operação comercial, simplificando processos, otimizando tempo e colaborando para o time comercial alcançar melhores resultados;
- Sales Navigator: ferramenta do LinkedIn que permite criar relacionamentos com perfis de interesse, usando filtros para atingir pessoas certas para sua estratégia.
Concluindo…
Todo profissional, incluindo os que atuam com ferramentas de marketing e vendas, devem procurar meios de desenvolver seu trabalho com maior eficiência e agilidade.
Assim, contar com soluções modernas vai eliminar tarefas manuais e reduzir erros. Também vai oferecer maior visibilidade e controle de todo o processo, podendo acompanhar as ações planejadas e avaliar resultados.
Além do mais, com dados confiáveis, você poderá evoluir a estratégia digital.
Nesse sentido, adotar as ferramentas de marketing e vendas certas é essencial. E ter o apoio de uma empresa especializada, como a Carratu, também. Conte conosco!
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.