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COMO CALCULAR A TAXA DE CONVERSÃO DO SEU SITE

Home - Marketing Digital

Você sabe como calcular a taxa de conversão real do seu site?  Se a resposta for não, você está deixando de avaliar um dos indicadores mais importantes do marketing digital.  Saber como calcular a taxa de conversão é importante para que você saiba se o investimento realizado está valendo a pena. Uma métrica tão importante […]

Publicado por Abson em 29/03/2022

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Você sabe como calcular a taxa de conversão real do seu site? 

Se a resposta for não, você está deixando de avaliar um dos indicadores mais importantes do marketing digital. 

Saber como calcular a taxa de conversão é importante para que você saiba se o investimento realizado está valendo a pena.

Uma métrica tão importante assim necessita de uma demanda de atenção e energia. Verificar diariamente a taxa de conversão garante que sua estratégia esteja otimizada e o quanto o seu site é atrativo.

Neste artigo você poderá descobrir mais detalhes da taxa de conversão e como utilizará.

Tabela de conteúdo

  • Click Through Rate (CTR)
  • Como calcular o CTR?
  • Quando e quantas vezes devo calcular o CTR?
  • Qual ferramenta te ajudará com o cálculo do CTR?
  • Como calcular o valor pago de um cliente do Google Ads?
  • Em quais métricas o CTR impacta mais? (CAC, LTV, ROI)

Click Through Rate (CTR)

Uma forma de descobrir a Taxa de conversão do seu site é o Click Through Rate (CTR) ou também conhecida como taxa de cliques. 

É uma métrica muito eficiente para descobrir o que está retornando o investimento e o que deve ser otimizado em seu site.

Como calcular o CTR?

O CTR é a razão entre o números de cliques recebidos e o número de visitas ao seu site.

O cálculo é feito da seguinte maneira:

Quantidade de cliques/Quantidades de acessos = CTR

Para exemplificar, imagine que o seu site recebeu 5 mil impressões e 400 deles clicaram em seu anúncio. Realizando o cálculo, (400 / 5000 = 0,08) a sua taxa é de 8%.

Quando e quantas vezes devo calcular o CTR?

Algumas agências esperam um ano para avaliar o CTR, ou até mesmo não avaliam.

Isto é um erro!

Leia também:  O que é CTR e como usá-lo?

Quanto mais cedo identificar que o CTR está ruim, mais rapidamente será o ajuste para que a situação melhore. 

O indicado é que você acompanhe diariamente o CTR do site.

Qual ferramenta te ajudará com o cálculo do CTR?

A ferramenta que pode te ajudar a calcular o CTR é o Google Analytics. 

Com ele você pode verificar quantos visitantes o seu site ou sua campanha tiveram. 

É possível descobrir a  quantidade de visitantes únicos, ou seja, a quantidade de usuários que chegam ao seu domínio. 

Acompanhar a quantidade de visitas recorrentes, que são aqueles visitantes que já estiveram em seu site. 

E verificar a taxa de rejeição, que são os usuários que visualizaram sua página rapidamente e não gerou interação.

De posse com estes dados é possível realizar o cálculo do CTR.

Como calcular o valor pago de um cliente do Google Ads?

O valor pago por um cliente é chamado de Custo médio por clique (CPC).

O CPC é o valor médio cobrado pelo Google por cada clique que o usuário realizou em seu anúncio.

Para realizar o cálculo, divide-se o custo total pelo número de cliques.

Este é o valor médio cobrado pela plataforma por um clique no seu anúncio. O cálculo é simples, dividindo-se o custo total pelo número de cliques.

Em quais métricas o CTR impacta mais? (CAC, LTV, ROI)

No marketing existem outras métricas que são tomadas com parâmetros.

O Custo de Aquisição de clientes (CAC), é o investimento realizado para conquistar um cliente. Para realizar o cálculo é levado em consideração o investimento e os novos clientes em um determinado período.

O Lifetime Value (LTV), é a métrica que oferece uma previsão do futuro da empresa. Serve para calcular o quanto um cliente irá dar de retorno financeiro para a empresa.

Leia também:  MERCADO IMOBILIARIO: ANO NOVO, EMPRESA NOVA!

O Retorno do investimento (ROI), com ele é possível saber se a empresa está ganhando ou perdeu a partir de um capital investido.

Agora que você sabe calcular a taxa de conversão do seu site poderá acompanhar melhor o desempenho, e se seus investimentos estão valendo a pena. 

Caso o investimento não esteja valendo, você poderá realizar ajustes o mais breve possível.

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