ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO, COMO CRIAR A SUA

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo? Essa é uma pergunta e uma dúvida muito comum, pois muitas pessoas tendem a ter uma visão errada sobre este conceito. 

Ao contrário do que muitos imaginam, uma estratégia de marketing de conteúdo não é apenas produzir materiais para blogs, sites e redes sociais. 

Existem diversas formas criar e explorar o desenvolvimento de conteúdo, para garantir melhores resultados na conquista de leads, e nós iremos te explicar como isso é possível neste artigo, confira!

A importância de estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo 

O ponto mais importante, antes mesmo de começar a idealizar passa a passo a estratégia de marketing de conteúdo, é entender a importância da estruturação. 

Tenha em mente que a estrutura se baseia na criação de etapas para serem seguidas durante todo o processo da estratégia. 

Dessa forma, temos a estrutura como uma receita, que contém todos os elementos essenciais para um marketing de conteúdo de sucesso.

Por esse motivo, antes de qualquer coisa é preciso reunir a equipe, para identificar tudo o que precisará ser efetuado para a obtenção dos resultados.

Em geral, a estrutura de estratégias de marketing de conteúdo no Inbound Marketing, seguem as seguintes etapas:

  • Planejamento: deve demonstrar de maneira clara qual é o objetivo da estratégia e como ele poderá ser alcançado;
  • Elaboração da persona: conter um perfil bem detalhado do seu cliente ideal irá garantir um alinhamento perfeito com o conteúdo;
  • Criar conteúdo: essa é a parte prática, envolve a criação de imagens, textos, vídeos, podcasts e diversos outros tipos de materiais ricos e relevantes para a persona;
  • Distribuição: sua persona precisa encontrar o conteúdo de valor, por isso, é preciso definir como ele será distribuído, para que seja entregue para a pessoa certa, na hora certa;
  • Mensurar resultados: por fim, toda estrutura deve avaliar seus resultados, para garantir sua validação e eficiência, o que pode ser feito por meio de métricas.

Os erros mais comuns ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Muitos profissionais de marketing digital cometem erros, tidos como simples, mas que podem comprometer uma estratégia do início ao fim.

Por isso, iremos te apresentar os principais erros e como seu time pode evitá-los para garantir o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo.

Utilizar a metodologia de maneira errada 

Começar de maneira errada é o principal erro ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Isso porque, o erro inicial irá causar um efeito dominó, ou seja, nenhuma das outras etapas irá funcionar como deveria.

Nesse sentido, não se deve iniciar a estratégia ignorando que os processos devem ser claros e transparentes para os profissionais que irão trabalhar no projeto. 

A metodologia precisa ser seguida, da mesma forma que foi criada, para garantir que os resultados finais sejam obtidos.

Não fazer um estudo de persona

Para o marketing de conteúdo a persona é sem dúvidas um dos elementos mais importantes a se considerar.

Pois, é através da persona que todo conteúdo é criado, então a geração e conversão de leads depende da entrega correta. 

Por esse motivo, fazer um estudo, que vai além do público-alvo, irá fazer toda a diferença no material que será produzido. 

É preciso que o seu cliente em potencial se identifique e veja no conteúdo da marca, uma alternativa clara para suas necessidades.

Criar conteúdos temporais 

Por fim, um grande erro no marketing de conteúdo é a criação de conteúdos temporais, ou seja, aqueles que perdem seu valor com o tempo. 

A sua estratégia de marketing de conteúdo deve ser perene, por isso todo material criado deve estar alinhado a este conceito. 

Na prática, isso quer dizer que é melhor investir em materiais que terão valor por muito mais tempo, para continuar trazendo resultados mesmo após meses e anos de sua publicação.

Além disso, aumentar o ROI e diminuir o custo de aquisição de clientes irá auxiliar que os conteúdos atemporais cumpram com o seu propósito. 

O que esperar de estratégias de marketing de conteúdo?

Nós já explicamos a importância da estruturação do marketing de conteúdo, e os principais erros cometidos ao criar uma estratégia. 

Mas, quais resultados uma empresa ou marca deve esperar, ao utilizar o marketing de maneira correta e assertiva?

Sem dúvidas, o maior resultado deste tipo de estratégia é a conquista e conversão de leads através da produção de materiais ricos.

Para o Inbound Marketing, esse tipo de atração é a mais valiosa, pois além de criar um relacionamento com a persona, também investe em seu amadurecimento e a conduz a jornada de compra. 

Além disso, as estratégias de marketing de conteúdo também irão aumentar a visibilidade da marca, por meio das palavras-chave utilizadas de maneira relevante. Confira outros benefícios:

  • Aumenta o engajamento do público com a marca;
  • Contribui para a nutrição de leads;
  • Pode reduzir o custo de aquisição de clientes;
  • Fidelização de clientes;
  • Melhora a experiência do cliente no pós-venda;
  • Cria divulgadores da marca.

Sugestões de estratégias de marketing de conteúdo 

Agora que já te explicamos como o marketing de conteúdo pode ser útil, é hora de criar uma estratégia única e eficiente!

Backlinks 

Embora muitas metodologias tenham se tornado obsoletas no marketing, o uso de backlinks ainda permanece como um dos elementos mais poderosos para a geração de leads. 

Ao contrário de alguns anos atrás, em que o principal objetivo era apenas gerar links em quantidade, atualmente o mais importante é a qualidade. 

Por isso, é muito importante estar muito atento ao tipo de backlink que está sendo gerado, afinal, não é todo conteúdo que vai gerar links qualificados. 

Dessa forma, invista em criar conteúdos de valor e que geram engajamento, para então buscar formas de distribuir esse material, para que as pessoas corretas possam garantir links qualificados.

Conteúdos visuais, como diagramas, infográficos e vídeos, também são ótimos para entregar o seu conteúdo para quem poderá gerar um backlink qualificado.

E para garantir ainda mais sucesso com os backlinks, é preciso ter uma estratégia e planejamento, e o nosso fluxograma irá te ajudar nessa tarefa. 

Deseja ter acesso a um fluxograma completo com uma estratégia de backlink, para melhorar o seu marketing de conteúdo? Clique para baixar!

Pesquisa de mercado/quiz 

A pesquisa de mercado e o quiz, são formas de gerar conteúdo inédito para sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Esse tipo de material, além de atrair públicos específicos, também irão gerar resultados únicos, que contribuem para mais divulgação e engajamento dos usuários. 

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados importantes ao desenvolver a pesquisa e o quiz, e o primeiro deles é a ferramenta.

Escolher uma boa ferramenta é essencial para garantir que os visitantes tenham acesso fácil e dinâmico às perguntas, que também devem ser muito bem pensadas, de acordo com cada tipo de negócio. 

Por fim, a parte mais interessante de um quiz ou pesquisa é o seu resultado final, que é o que de fato gera engajamento, principalmente nas redes sociais. 

Nesse sentido, ao final das perguntas disponibilize um resultado atrativo, que direcione o usuário a compartilhar, a fim de se atingir mais pessoas e gerar novos leads.

Webinar 

O webinar já é popular há um bom tempo, mas acabou conquistando cada vez mais espaço durante a pandemia de Covid-19. 

Esse tipo de produção de conteúdo se trata de uma conferência online, que pode ser gravada ou ao vivo, com interação do público. 

O principal objetivo ao desenvolver esse tipo de material, é levar conteúdo de valor e educar o público-alvo da marca sobre um determinado tema. 

Essa é uma excelente forma de gerar leads no marketing de conteúdo, pois garante a atenção do público de maneira muito eficaz. 

Além disso, conteúdos ao vivo criam a possibilidade de interação e engajamento, uma vez que os participantes podem enviar mensagens e perguntas ao apresentador.

Para fazer um webinar, é preciso então definir um tema, que esteja de acordo com os interesses da persona e escolher uma plataforma, como YouTube, Zoom e GoToWebinar.

Por fim, basta determinar a data, horário, criar uma landing page e investir em uma boa divulgação para a conquista de leads. 

E-book 

Assim como os backlinks, os e-books nunca deixam de fazer sucesso, esse é um tipo de material perene, que certamente estará em alta no marketing por muito tempo. 

Para gerar leads com o e-book, é possível explorar uma troca, ou seja, o usuário fornece algumas informações, em troca de um conteúdo valioso. 

Uma forma bem interessante de criar esse tipo de material, é explorar abordagens que já existem no blog ou em redes sociais, criando um conteúdo mais rico e completo. 

Dessa forma, a persona já estará mais envolvida e familiarizada com o conceito, o que irá a conduzir de maneira mais natural para a aquisição do e-book. 

Além disso, os e-books são muito simples de serem produzidos, e envolvem um baixo custo, o que é excelente para o ROI.

Agora que você já sabe tudo sobre a estratégia de marketing de conteúdo, é hora de começar a trabalhar para garantir seus resultados. 

E por fim, é preciso ter sempre em mente que a estratégia de marketing de conteúdo deve ser perene, e todo o seu esforço irá trazer resultados em conversão de leads além de outros benefícios. 

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