MARKETING DE CONVERSÃO: SAIBA O QUE É E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS

Devido à enorme concorrência do mercado, os empreendedores estão cada vez mais preocupados em atrair mais clientes e aumentar suas vendas. No entanto, para atingir esse objetivo, é importante destacar que é preciso colocar em prática estratégias específicas que vão ajudá-lo na captação de leads. Já ouviu falar no marketing de conversão?

Pois bem, conhecer a sua taxa de conversão é essencial para saber se suas campanhas estão dando resultados positivos ou não. Em caso negativo, é necessário identificar quais foram as falhas que impediram o sucesso da campanha.

Mas, para ajudá-lo a entender melhor essa estratégia, neste artigo, vamos explicar o que é marketing de conversão, como ele funciona e quais são os benefícios que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa. Confira!

O que é marketing de conversão?

Marketing de conversão diz respeito ao conjunto de estratégias utilizadas para otimizar a conversão de potenciais clientes em leads e, depois, em fiéis consumidores da marca. Em suma, podemos afirmar que a conversão, de fato, acontece quando o usuário fornece seus dados (torna-se um lead) ou efetua uma compra (torna-se um cliente).

Você pode conferir um vídeo explicativo sobre conversão de leads aqui.

O lead nada mais é que aquele consumidor que demonstrou um interesse em adquirir o seu produto ou serviço. Para captá-lo, é preciso oferecer a ele algo de valor, como um e-book contendo informações que possam interessá-lo. No entanto, para ter acesso a esse material rico, o usuário precisa fornecer seus dados, como nome e e-mail, em uma landing page. Feito isso, ele já pode ser considerado seu lead e um cliente em potencial.

Qual a importância de investir em marketing de conversão?

O marketing de conversão é importante para aumentar as suas chances de vendas. Esse fator se torna um grande desafio nos dias de hoje, tendo em vista que a concorrência em alguns segmentos se tornou tão acirrada quanto no mundo offline.

Sendo assim, o marketing de conversão ajuda a trazer mais tráfego para o seu site, fazendo com que o seu potencial cliente conheça melhor as soluções que você oferece. Dessa forma, você também terá mais chances de melhorar o relacionamento com o seu consumidor, quebrando as suas objeções e fazendo com que ele confie no seu trabalho.

Quais os principais benefícios do marketing de conversão?

Agora que você já entendeu o que é marketing de conversão e como essa estratégia funciona, não pode deixar de conhecer os benefícios que ele pode proporcionar para o seu negócio. Veja!

Diminuição do Custo de Aquisição dos Clientes (CAC)

Colocando em prática as estratégias de marketing de conversão, você conseguirá diminuir o seu Custo de Aquisição dos Clientes (CAC). Isso só é possível porque a conversão será otimizada, pois os desempenhos das estratégias serão medidos e, com isso, os pontos positivos e negativos serão avaliados para que você possa tomar a melhor decisão.

Dessa maneira, mesmo que o seu site tenha o mesmo número de visitas, as conversões vão aumentar, diminuindo, assim, os custos que você tinha para adquirir mais clientes.

Melhores resultados nas campanhas de Cost Per Click (custo por clique)

Custo por Clique (CPC) é uma maneira de cobrança de anúncios pagos. Nesse momento, o pagamento é realizado de acordo com o número de cliques no anúncio. Em suma, você pagará pelos visitantes que acessam seu site por meio do anúncio realizado.

Nesse sentido, é preciso alinhar as campanhas de anúncios pagos e a landing page. Dessa forma, as conversões aumentarão e o CPC diminuirá. Assim, a empresa conseguirá economizar mais e direcionar seus recursos para outros setores que também precisam se desenvolver.

Melhoria da experiência do usuário

A experiência do usuário é fundamental para garantir o sucesso das suas campanhas de marketing digital. Isso porque, ao não ficar satisfeito, ele deixará de indicar seus serviços para terceiros e isso pode influenciar muito no fluxo de caixa.

Mas se o site tem uma boa taxa de conversão, significa que você está no caminho certo e está agradando seus visitantes de maneira muito positiva. Além do mais, a experiência do usuário é um fator tão fundamental que até mesmo os mecanismos de busca avaliam para melhorar o posicionamento do seu site.

Como implementar essa estratégia na empresa?

Pronto para saber quais estratégias devem ser usadas para implementar o marketing de conversão na sua empresa? Então, continue a leitura e tome nota!

Mapeie seu cliente e o processo de compra

Entender o seu cliente é fundamental no marketing de conversão. Sendo assim, aqui também é importante criar a sua persona, ou seja, o perfil de cliente ideal. Nesse momento, é relevante listar todas as características dela, como comportamento, problemas que enfrenta, soluções que deseja etc.

Identificar o processo de compra também é muito importante, o qual deve ir desde a descoberta do problema até a decisão final pela solução. Com esses dados em mãos, você conseguirá criar estratégias sólidas para convencer seu potencial cliente de que você tem o que ele tanto procura.

Baseie-se em dados e métricas

Nada de superstições ou suposições. Aqui, você precisa tomar suas decisões baseadas em dados e métricas. Por esse motivo, busque todas as informações possíveis do seu site, como quantos visitantes tiveram no mês, quantos abandonaram o carrinho, entre outros.

Com isso, você conseguirá analisar melhor o cenário da sua empresa e poderá criar estratégias eficientes para aumentar o número de vendas.

Estude e faça testes

Depois de verificar quais foram os pontos positivos e negativos de suas campanhas, você já criou soluções para eliminar os gargalos e otimizar seus resultados, certo? Ótimo, agora é hora de fazer testes com as mudanças realizadas, a fim de coletar informações sobre as alterações que melhoraram as conversões. Esses testes são fundamentais para garantir o sucesso das campanhas e diminuir os riscos de prejuízos financeiros.

É fácil observar a importância do marketing de conversão, não é mesmo? Sendo assim, não deixe de implementar essa estratégia na sua empresa. Em breve, você perceberá o quanto ela ajuda a otimizar suas vendas e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio. Caso sinta dificuldades em colocar nossas dicas em prática, procure um especialista em marketing digital para ajudá-lo nessa missão.

Você gostou deste conteúdo? Quer aprender a otimizar o ROI das suas campanhas de mídias pagas? Então, confira 7 estratégias fundamentais para conquistar esse objetivo. Boa leitura!Roi de mídia paga

Comentários
Por Ubirajara Carratu

Siga-nos

Quer nos conhecer?

Newsletter

Materiais Gratuitos