MÉTRICAS DE VAIDADE: O QUE SÃO?
Métricas de vaidade é uma expressão que nós do marketing usamos para argumentações clássicas de quem defende os resultados do trabalho através de análises de aumento de likes em postagens nas redes sociais, ou até mesmo o aumento de seguidores. Sim, se preparem, pois muitas pessoas que acreditam nas métricas de vaidade, irão encontrar neste […]
Publicado por carratu
Métricas de vaidade é uma expressão que nós do marketing usamos para argumentações clássicas de quem defende os resultados do trabalho através de análises de aumento de likes em postagens nas redes sociais, ou até mesmo o aumento de seguidores.
Sim, se preparem, pois muitas pessoas que acreditam nas métricas de vaidade, irão encontrar neste artigo uma nova forma de olhar para o que de fato tem valor nas métricas de marketing, o resultado financeiro.
Métricas de Vaidade, o que são?
As métricas de vaidade são registros que através de uma análise superficial, demonstram razões de grande impacto, pois estão visíveis publicamente, mas nem sempre se traduzem em resultados financeiros de negócios.
Os exemplos mais comuns que podemos citar aqui incluem:
- número de seguidores de uma rede social;
- número de visualizações de um vídeo;
- curtidas na postagem do seu feed.
Embora os dados possam parecer superficialmente impressionantes, essas métricas não refletem com precisão os principais motivadores de uma organização, por exemplo:
- usuários ativos;
- taxa de cliques – CTR;
- taxa de rejeição;
- o custo de aquisição de novos clientes – CAC.
Além do mais, essas métricas de vaidade fornecem poucos insights sobre como um produto ou iniciativa se relaciona com outros objetivos de negócios, como por exemplo, a percepção de compra vinda do canal que está se analisando.
Como identificar as Métricas de Vaidade?
Sem o contexto adequado ou mostrando como uma métrica se relaciona com os objetivos gerais de negócios, as equipes de marketing podem facilmente cair na armadilha da métrica da vaidade.
E é fácil ver por quê: eles fazem você se sentir bem, mas não são necessariamente importantes para o sucesso do seu produto.
É por isso que Rafael Kiso, autor de livro Unbound Marketing menciona o perigo que esta análise errada pode trazer para a sua estratégia.
Aqui estão alguns sinais reveladores de que você está medindo uma métrica de vaidade:
- falta substância;
- é extremamente simplista medir;
- por vezes pode ser enganoso (compra de curtidas é um exemplo);
- não o ajuda a melhorar seu produto ou negócio de maneira significativa.
Qual métrica devo analisar então?
Se você chegou até aqui e está interessado pelo assunto, é por que você deve estar sofrendo um bocado com essas métricas de vaidade que não trazem resultados concretos nas suas ações de marketing.
Isso acontece com todos que estão na jornada de desenvolvimento de uma carreira de marketing e acredite, até eu mesmo, no início da minha carreira profissional, cheguei a acreditar que estas métricas tinham muito valor.
Mas nada como o tempo para nos mostrar que existem outras razões e formas de pensarmos em desenvolver o marketing de um produto.
É ai que começamos a entender o papel de cada canal e como devemos atuar.
Antes de falar das métricas acionáveis, quero mencionar os canais que cada seguimento pode atuar com maior relevância.
Sugestões de canais para B2B:
- LinkedIn;
- Twitter;
- ClubeHouse;
- Youtube.
Sugestões de canais para B2C:
- Facebook;
- TikTok;
- Instagram;
- Pinterest.
Para nós, o marketing funciona através da leitura do funil de Marketing e Vendas, ou como chamamos – VENDARKETING, então antes de mais nada, defina os seus canais.
Conceito de Redes Sociais
Seja para o universo B2B ou B2C, para nós do marketing, a rede social é um canal muito poderoso se for bem direcionado e trabalhado.
Porém uma coisa que eu sempre falo é que se você só trabalhar a rede social, sem focar no seu site/blog, você estará trabalhando para que as redes sociais tenham sempre mais audiência.
E se um dia elas mudarem as regras ou ainda sairem do ar, você terá perdido tudo o que fez em questão de um piscar de olhos.
Então vou te passar como eu vejo as redes sociais na minha estratégia de funil de marketing e vendas – ATRAÇÃO.
Isso mesmo, eu as vejo como uma grande forma de atrair a grande audiência que existe por lá, para o meu canal mais seguro, o meu site.
É ai que começamos a entender quais são as métricas acionáveis e como devemos trabalhar com elas de forma segura, para que tenhamos bons resultados em vendas.
4 dicas para obter métricas acionáveis
Ao considerar uma métrica acionável, determine primeiro se ela o ajudará o seu negócio a obter resultados de significativos, seja em vendas ou em presença digital, respondendo a estas perguntas:
- Qual é a decisão de negócios que você pode tomar com a métrica analisada?
- Como você pode reproduzir intencionalmente um resultado de vendas com essa métrica?
- Se eu ignorar esta métrica, terei algum problema na minha tomada de decisão?
- Qual o percentual desta métrica sobre o retorno do investimento em marketing?
Claro, antes de responder a essas questões, você precisa ter uma ideia clara dos objetivos de sua organização, e isso recai sobre um bom planejamento de marketing.
Para avaliar depois desta leitura sobre Métricas de Vaidade
Sabemos que hoje em dia o universo do marketing digital é enorme e muito complexo, pois a cada dia alguma novidade aparece e muitas teorias são definidas como promessas de resultados incríveis que elas podem trazer.
Quero deixar aqui o meu registro para ter escrito este blogpost. Não existe receita mágica para o seu negócio crescer rapidamente do dia para a noite.
O que precisa é de um trabalho muito sério e respeitando as regras básicas da metodologia de marketing que você escolheu aplicar no seu negócio.
Aqui na Carratu Digital, trabalhamos com Inbound Marketing e Outbound Marketing, e sabemos muito bem o esforço que devemos fazer para trazer os resultados, bem como a importância de uma correta e transparente organização que surge sempre através do panejamento.
Então não se engane, métrica de vaidade são fáceis de se interpretar e não trazem resultados efetivos para o seu departamento comercial e por isso muitas vezes a decepção vem a galope.
Se você quer realmente fazer com que o marketing apoie vendas, terá que escolher uma metodologia, investir, gerenciar as métricas corretas e ter tempo para que o seu time possa te mostrar os resultados que irão sem sobra de dúvida obter seguindo estes passos.
Quer saber mais sobre o seu marketing e vendas, faça o Raio X do Marketing Digital, é gratuito, online e em poucos minutos você terá um relatório completo sobre marketing e vendas da sua empresa.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.