MARKETING DE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS
Marketing de conteúdo nas redes sociais, pode fazer toda a diferença, fique ligado! A importância da presença online das empresas com um site já foi tratada em uma live e um blogpost aqui no blog #duCarratu. O assunto de hoje é uma continuação, abordando a importância do marketing de conteúdo nas redes sociais. Aqui você […]
Publicado por carratu
Marketing de conteúdo nas redes sociais, pode fazer toda a diferença, fique ligado!
A importância da presença online das empresas com um site já foi tratada em uma live e um blogpost aqui no blog #duCarratu. O assunto de hoje é uma continuação, abordando a importância do marketing de conteúdo nas redes sociais.
Aqui você vai encontrar quatro dicas para uma boa atuação nas redes sociais. É importante ficar atento à sua presença, ao diálogo com seu público e ao que você fornece aos seus seguidores. Com essas dicas você poderá otimizar sua presença online, seja escolhendo onde mostrar sua marca ou pensando no conteúdo que irá fornecer.
Veja agora as quatro dicas para trabalhar seu marketing de conteúdo nas redes sociais:
Esteja no lugar certo
Descobrir qual rede social melhor se adequa ao perfil das pessoas com quem você quer falar é importante. Mesmo o Facebook sendo a rede social mais usada do mundo ultrapassando 1,7 bilhão de pessoas – consequentemente mais potenciais clientes estão por lá – é preciso avaliar em quais outras redes seu público está.
Se sua empresa vende produtos ou serviços para um público jovem, você não deve criar uma página no LinkedIn. Da mesma forma, caso sua empresa seja voltada para ambientes corporativos e pessoas mais velhas, você provavelmente não vai trabalhar com o Pinterest.
Esteja atento para definir a quem sua marca se dirige e não perca tempo, dinheiro e esforço físico em redes sociais onde seus resultados vão ser inexpressivos.
Fale a língua do seu público
No Marketing de Conteúdo nas redes sociais, ter um planejamento é fundamental. Quando se trata de redes sociais, é importante falar como a sua persona. Para criar simpatia dos seus seguidores com seu conteúdo, fale da forma com que seus potenciais clientes conversariam entre eles.
Nem cabe uma formalidade extrema, mas também é importante estar atento para não se perder na descontração. Gifs são cada vez mais aceitos. Por mais formal que seja seu trabalho ou sua função, todas as pessoas divertem-se e podem achar graça.
Por outro lado, memes e gírias merecem mais cuidado: tanto para não perder o foco das postagens, nem para perder o contato com seu público. Optando por essas alternativas engraçadas, esteja atento para não exagerar ou acabar sem falar com os clientes. Lembre-se, mesmo com postagens engraçadas, o objetivo sempre é falar com potenciais consumidores da sua marca.
Distribua links do seu site ou blog
As suas redes sociais são um ótimo canal para distribuir o material do seu site e/ou blog. Se sua empresa tem apenas um site corporativo, que apresenta seus produtos/serviços, você pode usá-lo para seus seguidores conhecerem mais sobre o que você comercializa, sua empresa e suas promoções, por exemplo.
Porém, se sua marca tem um blog, aproveite as redes sociais para divulgar os posts. Desta forma você estará, além de ampliando sua divulgação, abrindo backlinks. Esses backlinks são relacionados ao SEO do seu site/blog e quanto mais backlinks mais links externos para o seu site, o que fazer sua página subir nos resultados de buscadores como o Google.
Além de contribuir no SEO, os blogposts são essenciais quando o assunto é marketing de conteúdo. Esta é uma forma primordial para você compartilhar conteúdo relevante de interesse dos seus clientes e potenciais clientes. Assim, você se mantém em contato com eles não só nos momentos de avaliação da concorrência e compra. Você passa a fazer parte da rotina dessas pessoas ao oferecer em seu blog informações úteis sobre a sua área de atuação e o mundo das suas personas.
Responda de forma rápida e completa
Dar atenção ao consumidor é essencial, ainda nos dias de hoje, quando as pessoas estão cada vez mais habituadas ao imediatismo da internet. Todo mundo, ainda mais enquanto cliente, quer se sentir atendido e de forma completa.
Portanto esteja disposto a responder os canais de contato das suas redes sociais (mensagens privadas e comentários) o mais rápido possível. Mas, além disso, é importante que sua resposta também demonstre atenção e prazer em falar com essa pessoa.
Você e sua empresa ganham ainda mais pontos com o cliente a medida em que sua resposta é mais completa. Os consumidores agora querem mais agilidade e praticidade na solução de seus problemas. Cabe a você e sua empresa ajudá-los antes que a concorrência faça isso.
Outro ponto importante a ser levado em conta quando se trata de responder o cliente é procurar possibilidades e evitar negativas. Por exemplo, se alguém lhe pergunta sobre determinado produto ou serviço que você não oferece. Por que responder com uma negativa e afastar aquele possível cliente quando você poderia pensar que solução similar ou próxima das necessidades dessa pessoa sua empresa oferece? Afinal, se sua marca não tivesse qualquer relação com ela, provavelmente essa pessoa não estaria lhe procurando.
Um Social Post de exemplo
Aqui na Carratu Digital gostamos muito de trabalhar o social post.
“Social Post” é um termo em inglês que, quando traduzido para o português, se refere às chamadas de redes sociais. Isso mesmo: simples e direto ao ponto! Não existem segredos relacionados ao significado.
Social Posts são a porta de entrada para qualquer coisa que você queira divulgar e tornar pública. Por isso, eles devem ser pensados minuciosamente e de forma extremamente estratégica.
Veja este exemplo que fizemos no instagram do @biracarratu
Concluindo…
Essas são algumas dicas para você melhorar a atuação da sua empresa nas redes sociais trabalhando seu conteúdo. Claro que os assuntos do marketing de conteúdo e das redes sociais vão além deste blogpost, mas aqui estão algumas dicas para você trabalhar melhor essa dupla em conjunto.
Como dito antes, ainda que as redes sociais ofereçam uma diversidade de conteúdos (links, fotos, vídeos, gifs, etc) e de materiais a serem trabalhados, é importante focar sempre no seu público.
Este post foi escrito a partir da nossa live no Facebook, confira o vídeo na íntegra.
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carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.