DESCUBRA 7 ELEMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR EM UMA LANDING PAGE!
Você gostaria de melhorar as conversões da sua empresa, conseguindo novos leads e clientes? Então, precisa conhecer o poder de uma landing page e implementar essa estratégia nos seus negócios. Uma landing page consiste em uma página simples, com um formulário ou botão de venda em que o diferencial é justamente esse: em vez de várias […]
Publicado por carratu
Você gostaria de melhorar as conversões da sua empresa, conseguindo novos leads e clientes? Então, precisa conhecer o poder de uma landing page e implementar essa estratégia nos seus negócios. Uma landing page consiste em uma página simples, com um formulário ou botão de venda em que o diferencial é justamente esse: em vez de várias opções, a pessoa só pode realizar a ação que você direcionar.
As landing pages também são conhecidas como páginas de captura e têm como meta fazer alguma conversão. Seja para transformar visitantes em leads ou converter leads em clientes, a técnica é usada para acompanhar seus prospects no ciclo de vendas.
Confira, abaixo, 7 elementos essenciais para construir uma página de captura de alto desempenho e alcance o sucesso nas suas campanhas!
1. Bom título
Imagine que alguém viu um anúncio da sua empresa, sentiu interesse e clicou. Essa é a maior fonte de tráfego de uma página de captura. Por isso, o título que o usuário encontrar deve ser uma confirmação de que o anúncio vale a pena. Desenvolva uma chamada curta, atraente e que explique os principais benefícios ou problemas que serão resolvidos.
Veja alguns recursos que você pode usar nos seus títulos para deixá-los ainda mais interessantes:
- adote listas, como o título deste artigo: “Descubra os 7 elementos que não podem faltar em uma landing page!”;
- demonstre autoridade;
- crie um senso de urgência;
- aponte métricas e números quebrados;
- instigue a curiosidade;
- use os gatilhos mentais.
2. Linguagem adequada
Assim como qualquer comunicação da sua empresa, você precisa saber para quem está falando. Entenda quem é a persona da sua marca e crie um tom que seja familiar. Um hotel que está focado em turismo de negócios, por exemplo, adotará uma fala bem diferente de outro que visa noivas buscando um destino para passar a lua de mel.
Outro ponto importante é prezar pelo português. Às vezes, as pessoas pensam que peças publicitárias podem conter erros gramaticais, mas tenha atenção para que os textos sigam as normas da língua portuguesa. Isso demonstra profissionalismo, indicando que a empresa pensou no público que chegaria às suas páginas de captura.
3. Identidade visual interessante
Nem só de textos é feita uma landing page: os elementos visuais também são importantes para garantir o sucesso dela. Caso o seu time não tenha esses talentos, considere a contratação de uma equipe especializada com essa habilidade ou parceiros capazes dessa entrega. Uma página visualmente harmônica precisa de espaços em branco para equilibrar as informações apresentadas.
Mantenha uma padronização de cores, use imagens de qualidade e assegure-se de que a sua marca está bem aplicada no contexto. O aspecto visual normalmente é um fator decisivo para a conversão da página. Por isso, além de oferecer uma boa experiência para seus usuários, veja se a identidade visual não interfere na legibilidade do seu anúncio.
4. Cuidado com a segurança
Há pouco tempo, as pessoas ainda sentiam grande insegurança em fazer compras ou fornecer dados pela internet. Hoje, apesar de os usuários já entenderem melhor como realizar transações seguras, ainda é comum o medo de serem passados para trás de alguma forma. Tenha uma política de privacidade e de segurança clara e com o link visível na landing page.
Em caso de captura de formulários, é importante informar que os dados fornecidos pelo seu prospect não serão vendidos ou compartilhados com outras empresas, além de ser livre da prática de spam. Se sua landing page for de vendas, publique depoimentos de clientes satisfeitos para mostrar a aprovação do seu produto e ainda ajudar a resolver objeções do público.
5. Clareza e objetividade nas informações
Quer saber se a sua landing page é eficiente? Convide alguém que não está envolvido no projeto para ver a sua página. Se em torno de 10 segundos a pessoa for capaz de ler e entender de que se trata, significa que você alcançou êxito e que há um equilíbrio nas informações.
Preste atenção se você não está exagerando na descrição do produto ou da marca. Afinal, no momento da compra, a sua audiência está mais interessada em saber sobre as soluções que você oferece do que sobre algum detalhe da sua empresa. Cuidado para não prometer mais do que realmente será entregue e evite abusar dos adjetivos.
6. Oferta irresistível na landing page
Para que a sua página de captura torne a sua estratégia de marketing digital eficiente, é essencial que você entenda o que é uma oferta. É comum confundir oferta com o valor que a empresa cobra pelos serviços ou produtos. Uma oferta irresistível precisa:
- despertar o desejo do seu público;
- apresentar uma solução;
- destacar os diferenciais da sua empresa;
- ter conexão com a sua persona;
- conduzir a sua audiência para alguma ação, que é o nosso próximo tópico.
7. Chamada para ação
Se existe um item fundamental para uma landing page é o CTA (abreviação para Call to Action) — em português, chamada para ação —, por ser responsável pelas conversões da estratégia. O CTA deve encaminhar o prospect para o próximo passo, por isso, sua chamada precisa se destacar na página. Se possível, faça várias versões para escolher a de melhor desempenho.
Crie botões com cores contrastantes e use termos claros para que seus visitantes não tenham dúvida do que precisa ser feito. Apresente os benefícios e escolha as palavras de acordo com o objetivo do seu CTA. Esse é o momento principal de criar um senso de urgência, como “Os 100 primeiros que comprarem” ou “Somente hoje” — se ele existir, é claro.
Agora que você viu o poder da landing page nos resultados da sua empresa, use essas dicas fantásticas para personalizar suas estratégias. Lembre-se também de criar uma página de agradecimento pela conversão e garantir que a pessoa receberá o que foi prometido. Faça páginas atrativas para o seu público e garanta experiências positivas da audiência.
Gostou deste texto? Use a landing page para todos os estágios do seu funil de vendas e otimize as conversões da sua empresa. Se você acha importante esse tipo de informação, compartilhe este post nas redes sociais e ajude na multiplicação de conteúdos de qualidade!
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.