CONHEÇA O GUEST POST E O CO-MARKETING E AUMENTE A SUA AUTORIDADE ONLINE!

 

Conhecer o guest post e o co-marketing a fim de aumentar a sua autoridade online e obter ótimos resultados de maneira estratégica é crucial para que você consiga driblar as dificuldades de gerir uma equipe enxuta com recursos igualmente limitados.

A máxima de que “a união faz a força” acaba sendo verdade para ambos os casos e, se você souber bem com quem se associar e o que realizar nesse trabalho conjunto, conseguirá atingir os desdobramentos que tanto busca.

Neste post, vamos explorar o que são o guest post e o co-marketing e como você pode aumentar a sua autoridade online por meio dessas duas estratégias. Continue lendo para aprender com as informações a seguir.

O que é guest post?

O guest post, conforme o próprio nome em inglês indica, é uma postagem que você realiza para um outro blog que já tem autoridade consolidada no mercado e uma base de clientes maior do que a sua. Essa produção de conteúdos para terceiros serve para expor o seu nome para um número maior de pessoas e fazer com que elas, pouco a pouco, venham também para o seu negócio.

O mais importante é que as postagens visem, de fato, a atender às dores do leitor e não simplesmente a beneficiar a sua própria empresa com a maior visibilidade que terá. Dizemos isso porque o Google já criou alguns mecanismos de Search Engine Optimization (SEO) que visam a barrar más práticas de guest post.

O que é co-marketing?

O co-marketing envolve um conceito mais abrangente e que pode incluir a produção de conteúdo como convidado. Além disso, é uma abordagem usada desde sempre no âmbito comercial e muito antes de a internet existir. Porém, o conceito é novo por envolver a lógica atual do ambiente digital.

O co-marketing é basicamente a união momentânea de duas empresas de nichos próximos e que se complementam. Por exemplo, uma linha aérea pode desenvolver parcerias com agências de viagem, estacionamentos próximos a aeroportos e serviços de traslados, criando uma relação de ganha-ganha entre elas e os consumidores que usufruirão de todos esses serviços.

No ambiente digital, isso pode significar a produção conjunta de e-books, webinars, campanhas e demais formas de fortalecer o branding de ambas as empresas e fazer com que uma acesse o público da outra, construindo uma parceria benéfica aos dois empreendimentos.

Como eles podem aumentar a autoridade online do seu site?

Agora que você já entende o conceito de guest post e co-marketing, deve ter interesse em saber como isso pode aumentar a autoridade online do seu site, não é mesmo? Pois bem, abaixo, vamos destrinchar os principais benefícios e aspectos ligados a essa questão. Confira!

Compartilhar o tráfego de referência com outros negócios

Ainda que esse fator seja verdadeiro para ambas as estratégias, no caso do guest post, ele é mais significativo porque você estará em contato com um público amplo que já é a base consolidada de um site com mais autoridade online que o seu.

Cases de sucesso não faltam, como foi com o site Firepole Marketing, que aumentou seu tráfego em 23.000 acessos por mês por meio dos mais de 80 posts escritos ao longo de 11 meses. Você pode dizer que 11 meses é muito tempo, porém, quanto tempo e dinheiro seriam necessários para você alcançar isso sozinho nesse mesmo período? A efetivação de tal estratégia exige um trabalho ininterrupto por meses até você conquistar a confiança e realmente conseguir chamar a atenção daquele tráfego de referência com o qual está em contato.

Ganhar mais público para a lista de e-mail

Uma das formas de angariar esse novo público que vai acessar o seu guest post em um site bastante visitado é fazendo chamadas para ações que o converta em leads para o seu site. Uma newsletter ou mesmo uma landing page podem ser excelentes formas de fazer isso, a fim de tornar essa abordagem realmente útil ao seu negócio.

Todavia, vale lembrar que só o fato de seu nome aparecer constantemente em um site com autoridade no assunto já é benéfico, e valer-se dos CTAs só vai potencializar ainda mais a sua estratégia.

Explorar o link building e o SEO

Conforme dissemos, o Google já tomou medidas que evitam estratégias de SPAM e uso do guest post com o propósito principal de promover sites e marcas em vez de realmente atender à experiência do usuário, que é o grande objetivo dos principais mecanismos de busca. Por isso, você não pode se iludir fazendo o link building e o uso das estratégias de SEO apenas para beneficiar o seu site dentro de outro, pois isso seria um sinal vermelho no Google.

Sendo assim, será inevitável que você cite referências diversas, que devem, sim, passar pelo seu próprio negócio, mas também pelos de seus concorrentes, a fim de deixar claro que não é simplesmente um guest post autopromocional.

Construir pontes, parcerias e, consequentemente, novos leads

Saindo um pouco do guest post e pensando de maneira mais ampla por meio do co-marketing, considere que, se parcerias pontuais derem certo, isso poderá significar um relacionamento mais longevo e amplo com aquele parceiro que está trazendo bons frutos ao seu negócio. E isso não precisa se limitar somente aos posts de convidado e poderá significar a realização de webinars em conjunto e a produção de conteúdo de formas diversas com aquela empresa.

Assim, ambos alcançam audiências às quais não tinham acesso e podem se fortalecer por meio desse processo. Ainda que na hora de firmar parcerias, um lado possa fazer um pouco mais que o outro para que as coisas deem certo, o esforço e o custo são bem menores do que agir completamente sozinho e manter-se limitado à mesma audiência de sempre.

Aumentar a exposição da marca e o posicionamento como autoridade no segmento

Existem alguns critérios básicos pelos quais você pode se guiar no momento de construir e fazer com que você, pouco a pouco, posicione-se como autoridade no segmento. São eles:

  • associar-se com empresas que, de fato, tenham uma audiência relevante;
  • entender que os conteúdos desenvolvidos pelo seu parceiro devem ser diferenciados e de alta qualidade;
  • compreender que o parceiro deve ser visto como referência no mercado ou, ao menos, ter algo que você não tem e que poderá posicioná-lo em um patamar que ainda não alcançou;
  • perceber que a mesma lógica do ponto acima serve para os produtos e serviços que ele oferece, que deverão ser complementares ao seu e não concorrer diretamente com o que você oferece no mercado.

Por meio dos direcionamentos que abordamos ao longo deste post, torna-se possível ser mais estratégico a fim de obter resultados reais com as abordagens apresentadas. Em um cenário econômico ainda complicado e com o desafio de se reinventar constantemente, valer-se de tais alternativas é um diferencial e tanto para negócios de pequeno e médio porte.

Se gostou de conhecer o guest post e o co-marketing e como eles podem aumentar a sua autoridade online, aproveite para aprender como reduzir o custo de aquisição do cliente e como o marketing digital pode ajudá-lo nisso.

Segmentação de lead

 

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Por Ubirajara Carratu

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