A gamificação é uma das técnicas mais promissoras que surgiram nos últimos anos. Ela consiste em utilizar mecânicas de jogo e um bom design da experiência para envolver e motivar digitalmente os usuários para alcançar diversos objetivos.

A mecânica de jogo descreve o uso de elementos como pontos, distintivos e placares comuns a muitos jogos, já o design de experiência descreve a jornada que os jogadores levam com elementos como o jogo em si, o espaço em que ele ocorre e a história desenvolvida.

O principal objetivo da gamificação é motivar as pessoas a mudar comportamentos, desenvolver habilidades e até mesmo estimular a inovação.

Através do uso dessas técnicas, as metas criadas pelas empresas são repassadas aos usuários de maneira orgânica, o que faz com que ambos queiram atingir os mesmos objetivos e torna a relação muito mais fácil para os envolvidos.

Tudo faz com que a gamificação seja uma das melhoras maneiras de engajar os consumidores e deixar os seus interesses alinhados com os da sua marca e aqui vamos explicar para você tudo sobre a gamificação e como ela vêm sendo utilizada.

Como funciona a gamificação

O marketing digital evoluiu muito desde a sua criação, mas a implementação de quase todas as suas estratégias ainda é praticamente a mesma. Sendo assim, a gamificação precisa ser pensada de acordo com os objetivos que a empresa quer atingir.

Essa estratégia é um método para envolver digitalmente, em vez de envolver pessoalmente, o que significa que os usuários interagem com computadores, smartphones, monitores vestíveis ou outros dispositivos digitais, em vez de se envolverem com uma pessoa.

Dessa maneira, o principal objetivo é saber exatamente qual é e o que quer o seu público-alvo para alinhar esses interesses com os da empresa e “gamificar” diversos recursos e processos para atender e superar expectativas.

Qualquer projeto para isso envolve desenvolver ferramentas e integrar sistemas para registrar o comportamento dos consumidores e conseguir obter um feedback para adequar e corrigir as interações.

Os benefícios do uso de gamificação nas empresas

Atualmente, diversas empresas já utilizam a gamificação. A siderúrgica Gerdau, por exemplo, utiliza o sistema para treinar seus funcionários com o uso de um jogo de realidade virtual que conta com elementos de jogos de conhecimento.

Através dessas técnicas lúdicas, a companhia foi capaz de aumentar de maneira exponencial o engajamento dos seus colaboradores no processo educacional, diminuir o desinteresse relacionado com processos puramente teóricos e melhorar muito o aprendizado de funções essenciais.

Não são apenas ramos tradicionais que tem se valido dessas ferramentas valiosas. Empresas de poker como a 888 poker são especialistas em gamificação e possuem várias técnicas que podem ser aprendidas e levadas para outros ramos.

O uso de tabelas de classificação (leaderboards em inglês) é uma das principais e realmente constitui uma maneira incrível de envolver e criar emoção entre os entusiastas do esporte. Essas tabelas normalmente incluem detalhes de pontos de classificação e lealdade dos jogadores que competem em partidas ranqueadas.

Os usuários que disputam partidas de poker para subir nas tabelas fazem isso pelas diversas vantagens conquistadas por estar entre os melhores. Por exemplo, os competidores com as maiores pontuações nas tabelas de classificação semanais, mensais ou anuais podem ser recompensados com grandes prêmios e vários benefícios extras.

Os benefícios são obtidos competindo e ganhando nos diversos torneios e jogos listados nas tabelas de classificação e podem envolver desde ingressos cortesia para campeonatos pagos até bônus extras.

Outra ferramenta muito bem utilizada pelas empresas de poker são os desafios diários, nos quais os jogadores podem competir diariamente para ganhar prêmios e recompensas exclusivas.

A curta duração desses desafios é uma ótima maneira de fazer com que os usuários sempre participem e eles são projetados para fazer com que o poker se torne parte da rotina dos usuários.

Eles permitem que os competidores desenvolvam suas habilidades de poker, participem de um número muito maior de torneios e ganhem prêmios e recompensas emocionantes diariamente, o que aumenta ainda mais o seu engajamento com esse esporte e com a empresa responsável.

A gamificação também tem crescido de maneira exponencial no turismo, já que seu uso permite aumentar sobremaneira a interação entre a atração turística e visitantes.  Por exemplo, uma técnica muito utilizada é a disponibilização de um mapa virtual para os visitantes.

Esse mapa normalmente conta fatos especiais e interessantes sobre peças de arte exibidas e entretêm os usuários com diversos desafios e testes. É o caso da empresa Amadeus, que atualmente oferece o Amadeus Kingdom.

O jogo envolve responder perguntas sobre a área de viagem e o funcionamento da empresa e conecta inúmeros empresários e turistas ao redor do mundo dentro do próprio aplicativo.

Assim como as empresas de poker, a Amadeus também utiliza uma tabela de classificação, mas o prêmio para o melhor classificado em cada um dos rankings disponíveis consiste exclusivamente em uma viagem guiada para conhecer a companhia.

Outra ferramenta disponível no arsenal de empresas de turismo é o uso de caças ao tesouro. Nesse tipo de jogo os usuários tentam encontrar objetos ou lugares ocultos usando uma série de pistas fornecidas através do aplicativo.

Essa atividade pode ser organizada tanto no interior como no exterior, o que significa que pode ela ser adequada para cidades, museus, parques temáticos e diversas outras atrações que envolvam visitar uma série de locais.

Para entender melhor, comece aplicar essas ferramentas na sua rotina de vida

É possível até mesmo introduzir a gamificação na sua rotina diária. Um aplicativo recomendado para isso é o Foursquare Swarm, já que ele conta com diversas ferramentas bem desenvolvidas que explicitam as principais técnicas da gamificação de uma maneira fácil de compreender.

Ele conta com diversos adesivos, prêmios e títulos que fomentam interações da comunidade na plataforma e tornam sua utilização mais eficiente tanto para quem o utiliza de maneira comercial quanto para os usuários.

Outro aplicativo excelente para esse fim é o renomado Fitocracy. Ele transforma a rotina de dieta e exercícios em um RPG (role playing game em inglês), onde quanto mais treinar e comer de forma saudável, mais o usuário ganha experiência e sobe de nível.

Gamificação veio para ficar

Seja através do seu uso por empresas ou na própria vida pessoal, a gamificação é uma das grandes inovações desse século e definitivamente vai aprimorar e transformar diversos processos.

Como toda tecnologia beneficia de maneira exponencial aqueles que a adotam mais rapidamente, vale a pena aprender tudo que ela pode oferecer e investir no seu desenvolvimento o quanto antes.

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