O marketing digital é uma área vasta e conta com diversas ferramentas e estratégias para ajudar um negócio a crescer e se destacar. Uma dessas estratégias é o marketing de conteúdo, área que tem se provado benéfica na consolidação de marcas e criação de oportunidades.

Confira, neste post, como gerar receita em um hotel usando esta tática por meio de um blog!

Produza conteúdo de qualidade

Marketing de conteúdo é uma estratégia de Inbond Marketing, também chamado de marketing de atração. O conceito por trás desse termo é bem simples: criar conteúdo relevante, otimizar sites e redes sociais e atrair potenciais clientes — quando esses necessitam de informações relativas ao seu negócio. 

Impelido pela era digital, a forma como empresas se relacionam com o público mudou drasticamente. Atualmente, com o fácil acesso à internet e suas múltiplas fontes de informação, o público está ávido por conhecimento — e empresas precisam estar prontas para fornecê-lo. 

Em um exemplo prático, imagine que o seu hotel fique localizado em uma cidade litorânea. Nesta região existem pontos turísticos como cachoeiras, praias e restaurantes de comida típica. Você, antenado nas tendências do marketing, cria um blog post com as 10 melhores atrações da cidade. Logo, pessoas buscando essa informação vão terminar na página do seu site, e é justamente neste momento que nascem as chances de geração de receita. 

Ter um blog corporativo é um investimento de marketing. Desta forma, é preciso planejar ações, estipular metas e mensurar os resultados obtidos. Confira algumas das vantagens que esta estratégia pode trazer para o seu hotel.

Seja uma autoridade no assunto

Esta talvez seja uma das principais vantagens em ter um blog. Quando uma empresa começa a produzir conteúdo realmente relevante e de alta qualidade, uma coisa acontece: ela passa a ser percebida como um perito em certa área.

Ser visto como especialista cria uma ponte de confiança entre uma empresa e seu público. Isto é um importante passo para a construção de uma sólida e frutífera relação entre cliente e marca. 

Neste ponto temos que citar a importância da frequência. Uma estratégia de marketing de conteúdo deve ser constante, afinal, não basta realizar uma única postagem e nunca mais usar o blog. Para uma marca virar autoridade, ela precisa estar sempre entregando informação expressiva, útil e conveniente.

Tenha uma boa relação com o público 

Antigamente, a forma mais comum para uma marca se comunicar com seu público era por meio de propaganda em rádios, jornais, revistas e televisão. Naquele tempo, tanto marcas como pessoas tinham poucos meios de criarem um diálogo mais profundo e significativo. 

Por intermédio de um blog, atualmente, as marcas possuem um canal onde podem efetivamente criar conexões com seu público, além de ouvir o que esse tem a dizer. Isso porque o feedback das pessoas interessadas no seu hotel e nos assuntos do seu blog são de suma importância para a avaliação e melhoria do seu negócio. 

Assim, é indicado que cada postagem tenha uma sessão de comentários aberta para os visitantes. É importante, sempre que for plausível, que a marca responda aos elogios, observações e críticas. 

Faça a nutrição das redes sociais 

As redes sociais são uma ferramenta de marketing indispensável nos contornos atuais do mercado. Diversas empresas, percebendo isso, possuem perfis corporativos nas redes e mantêm um canal aberto de comunicação. 

Entretanto, estar presente nas redes sociais demanda dedicação e trabalho. É preciso atrair o público com postagens que despertem atenção e interesse e, quando existe um blog estabelecido, este processo é facilitado. 

Lembra aquele post sobre as atrações turísticas na cidade onde o seu hotel está atualizado? Então, ele é um ótimo conteúdo para ser publicado nas redes sociais. Desta forma, seus seguidores serão levados ao seu site, poderão conhecer o seu hotel e se interessar em uma hospedagem. 

Destaque-se nas buscas online

A base do Inbond Marketing, do qual a criação de um blog é parte essencial, fica por conta de produzir situações que facilitem o acesso do público a um negócio na internet. Na prática, isso significa ser indexado e destacado pelos mecanismos de busca como Google e Bing. 

Blog posts, quando feitos de forma planejada, levando em conta as necessidades informativas do público e as palavras-chave mais relevantes, são uma grande ferramenta para conseguir tráfego e gerar negócios. 

A premissa é a seguinte: desenvolva conteúdo no qual seu público tenha interesse e seja encontrado na internet. Além disso, existe a grande chance de outros sites criarem links para o seu blog, aumentando sua relevância para o Google, o que, consequentemente, melhora o ranqueamento do site nos resultados de busca. 

Tenha um retorno alto

Se compararmos o valor demandado para o desenvolvimento de um blog e criação de conteúdo com o valor necessário para se obter resultados em mídias e outros tipos de propaganda, a diferença será notável. 

Mesmo sendo uma estratégia de longo prazo, o marketing de conteúdo tem se mostrado como uma excelente forma de gerar lucro com pouco investimento. Muitas empresas alcançaram grande crescimento e sucesso exclusivamente por meio de postagens em blog. 

Todavia, baixo investimento monetário não quer dizer pouca dedicação e trabalho. Para conseguir se destacar, é necessário muita pesquisa, planejamento e principalmente constância. 

Expresse o conceito da marca

A propaganda clássica, na maioria dos casos, entrega um tempo restrito para que se consiga desenvolver uma mensagem mais expressiva. O mesmo não acontece em um blog corporativo, onde, além dos textos de tamanho ilimitado, também se pode usar recursos de imagem, som e vídeo. 

A área hoteleira, com sua relação próxima com o turismo, é um nicho de incontáveis possibilidades para produção de conteúdo. É possível falar sobre dicas de viagem, atrações, opções culinárias e muito mais. Isto sem esquecer de destacar os diferenciais do seu negócio. 

Como você pôde ver, existem diversos benefícios em se ter um blog, e cada um deles é uma possibilidade de realização de novos contatos e aquisição de clientes. Contudo, é preciso ter um acompanhamento de profissionais para garantir o melhor resultado.

Agora que você aprendeu como um blog pode ajudar a gerar receita em um hotel, entre em contato conosco e veja o que podemos fazer para o seu negócio decolar!

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