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GOOGLE SPIDER: O QUE É, E COMO FUNCIONA?

Google Spider é uma descoberta para muitos, mas para outros é uma grande novidade. Escrevi este texto para ajudar a profissionais de marketing e empreendedores (principalmente de startup) a entenderem as regras de estratégia de SEO.

Também ajudará com informações sobre como o algoritmo do Google analisa, executa e publica as informações que enxergamos todos os dias quando perguntamos algo para ele.

Sobre o assunto vale lembrar que é uma rotina que muitas vezes o próprio Google não explica de forma clara, por fazer parte de um universo muito privado que somente a própria equipe de engenharia do Google tem acesso claro.

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Mas com a experiência que obtemos no dia a dia e o conjunto de técnicas que usamos e as minhas especializações que tenho na área de SEO, fica mais fácil explicar.

Qual a diferença entre o Google Spider e o Googlebot?

Nenhuma! Ambos os nomes remetem à mesma coisa, então ao ler conteúdos similares ou buscar por ele no Google, pode usar qualquer uma das duas nomenclaturas.

Ah, mais uma dica, se você achar palavras em inglês como crawling and indexing, search results e google crawls, vá até o final deste artigo e veja as traduções que apliquei a um mini glossário, ok?

O que é o Google Spider?

O Google Spider ou Googlebot é basicamente um rastreador de informações na grande rede chamada internet.

Quando me refiro a um rastreador, estou mencionando um algoritmo (programinha) projetado pelos mecanismos de pesquisa de palavras chave para rastrear sites e web pages como uma maneira de indexar todos eles as respostas que são oferecidas diariamente no Google.

Como eles visitam o meu website/blog?

Quando um desses Google Spiders visita o seu site/blog para rastreá-lo pela primeira vez ou ainda para atualizar novos conteúdos que você tenha postado por lá, esse processo é realizado em poucos segundos e a partir de então e não irá parar mais enquanto seu site estiver online.

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Não sabemos dizer ao certo a que horas e quantas vezes isso acontece por dia, mas baseando-se nos relatórios diários do Google Search Console, podemos dizer que pelo menos uma vez por dia essa verificação é feita.

Depois que a “aranha” visita sua página da web, os resultados são potencialmente colocados no índice do Google ou, como sabemos, em uma página de resultados de mecanismo de pesquisa (SERP) .

google spider

Quanto melhor e mais suave o processo de rastreamento, maior será a classificação do seu site.

Rastrear significa seguir um caminho e, no mundo da Otimização de mecanismos de busca (SEO) , significa seguir os links que aparecem no seu site.

Essa é uma das razões pelas quais os mapas ou “sitemap.xml” do site são criados; eles podem conter todos os links em um site usado pelos bots do Google para analisá-lo profundamente.

Como posso controlar esses recursos de indexação?

Aqui na Carratu Digital, nós utilizamos o Google Search Console, como já mencionamos no início do texto, para acompanhar como o Google vem analisando o nosso website/blog.

Uma das vantagens de se usar o Search Console é que além de entender se o seu website está de fato indexado ou não (digo isso pois você pode enxergar o seu sitemap.xml validado pela ferramenta), você pode fazer inúmeras análises.

Uma delas e de grande importância é se como se o site está abrindo rapidamente para o visitante que acessa de computador, tablet ou celular.

Além disso, quando identificado um erro de programação do seu website/blog, o Google Search Console avisa aonde estão os erros, e mostra em tempo real o que é o erro e te dá os caminhos para você corrigi-lo e avisar ao Google que o problema foi corrigido.

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Isso faz parte de SEO?

Sim, isso faz parte de uma estratégia de SEO que geralmente são analisadas em dois momentos diferentes, são eles:

SEO TÉCNICO: Ele deve ser a primeira etapa de uma análise para que possamos entender se tecnicamente estamos realizando uma entrega para os visitantes que navegam no Google, compatível com as diretrizes de velocidade, responsividade e de performance à estruturação dos dados.

Com os devidos ajustes, o website irá oferecer uma experiência do usuário bem melhor na parte técnica.

SEO CONTEÚDO: Numa ordem de ações em um planejamento de Marketing Digital, é muito importante trabalhar os conteúdos dentro do blog para bom posicionamento das palavras chave que o seu planejamento contemplou.

Aparecer no site de buscas ajuda a criar mais atração com conteúdos relevantes para a sua persona.

Seo

Finalizando

Acho de grande relevância, já que este assunto te interessa, ler nossas trilhas de conteúdos sobre “ENTENDA O GOOGLE“.

Atualmente em nossos planejamentos de Marketing Digital, o Google é um canal fundamental para a realização da metodologia de Inbound Marketing.

Você pode estar em vários canais, mas não pode deixar de estar no Google, onde ele oferece respostas a milhões de pessoas todos os dias.

Glossário

Termos importantes usados neste guia:

  • Índice

O Google armazena todas as páginas da Web conhecidas nos servidores dele. A entrada de índice de cada página descreve o conteúdo e o local (URL) de uma página. Ao indexar algo, o Google busca uma página, lê essa página e a adiciona ao índice.

  • Rastreamento

É processo de procura por páginas da Web novas ou atualizadas. O Google detecta URLs seguindo links, lendo sitemaps e usando outros meios.

  • Rastreador
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O software automatizado que rastreia (busca) páginas da Web e as indexa.

  • Googlebot

É um nome genérico do rastreador do Google.

  • SEO

SEO Search Engine Optimization é uma sigla que significa otimização de mecanismos de pesquisa e busca melhorias em um site para os mesmos.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads. Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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